Para quem tem Bonsai ou entende de plantas!?

Tenho um bonsai de acerola e eh a primeira vez que está nascendo flores nele.. pelo q me falaram eh dali q nasceriam as frutas.. Porém essas flores se abrem, as petalas murcham, depois cai tudo!! e eu nao sei pq.. até cheguei a achar q era o vento... mas nao eh,, o caule eh bem fraco!! qq eu faço pra ela dar frutos??

Comments

  • Pode ficar tranquila! A mesma coisa acontece com a acerola normal.

    Tenho dois pés em casa. Na primeira vez que deram as flores, em nenhuma das duas sobrou uma acerola! Aconteceu exatamente a mesma coisa que seu bonsai.

    No segundo ano já deu um número razoável de frutas e agora já está dando normal.

    Segundo o site FRUTAS BRASIL a acerola começa a produzir frutas entre 1,5 anos e 2,5 anos depois de plantada. Se ainda estiver antes dessa idade é normal não dar frutos já que a técnica do bonsai altera somente o tamanho final da árvore.

    Boa Sorte!

  • acho meio difícil um bonsai dar frutos pois logo cedo é retirado da planta um "hormônio de crescimento"... se mutou os genes da planta é provavel que tenha consequências em outros quesitos, por exemplo, não desenvolver frutos...

  • È assim mesmo ,espera que da prossima vai produzir.

  • antes de ter um bonsai, vc deve fazer um curso especializado, q creio eu temm na internet. la deve ter a explicação

  • Bom se é uma muda de semente é normal que demore alguns anos para frutificar, pois a planta deve estar na fase juvenil e não deve estar pronta para frutificar. Mas se é uma muda de um caule (galho) ela estaria apta para frutificar.

    As flores devem cair logo após serem fecundadas, mas se os frutos não começam a desenvolver logo após a queda deve haver algum problema. O aborto das flores é causado, geralmente, por causa de algum estresse na planta que pode ser falta ou excesso de água, calor intenso ou falta de luz, doenças e pragas (pulgões), dentre outras. Mas podemos descartar esses opções anteriores a causa deve ser a falta de nutrientes para a planta, pois o Bonsai é o cultivo de plantas em vaso com restrição de solo, nutrientes e água o que torna as plantas anãs. Por isso a falta de nutrientes que torna as plantas pequenas também pode impedir a frutificação.

    Meu conselho é que use matéria orgânica para adubar, pois não tem perigo de errar a dose e matar seu bonsai. Assim use uma caixa para colocar restos de folhas, frutos, comidas, etc. Procure não deixar muito úmido o composto e utilize folhas secas para cobrir o composto, isto deve evitar qualquer erro na umidade e um cheiro desagradável. O composto fica pronto assim que apresentar cheiro de terra molha, deve demorar 2 a 3 semanas para ficar pronto.

  • vc tem que regar com água fria, nao deixala exposta ao sol quente ,deixe-a no sol so no começo da manhã ,tb deixe suas folhas secas no estrume para que elas devolvam seus nutrientes ao estrume para que ele fique adubado,se vc ver que suas raizes estao saindo do estrume vc tem que trocar a planta imediatamente para um vaso maior com mais estrume.

  • veja se não está faltando as 3 coisas necessárias:

    - água (ou faltando ou demais)

    - nutrientes (coloque um pouquinho de adubo na terra)

    - luz (a maioria das arvores frutiferas necessita de um pouco de luz solar, não forte mas deixe ela de manha no sol com o sol fraquinho)

    talvez isso ajude.

Sign In or Register to comment.