Por Favor,Façam um resumo sobre o que é 3° Pessoa .?

Galera

eu vo fazer uma prova pro dia 03/07/09

e vai cair redação!

e para eu me estuda tudo , eu queria um resuminho sobre

o que é 3° Pessoa!

muito obrigado , =D

Comments

  • Bom, 3ª pessoa é um foco narrativo, em que o narrador está fora da história, vou criar uma pequena historinha para te mostrar:

    João estava entrando em sua casa quando percebeu algo estranho, sua casa estava totalmente vazia, sem móveis ou qualquer tipo de objeto. João pensou então, em como desvendar aquele estranho fato, ligou para seus pais para que lhe dessem alguma satisfação, porém seus pais não atendiam ao telefone. João esperou dentro da casa até seus pais chegarem, depois de aproximadamente 2 horas, os pais de João apareceram no portão da casa, ele então foi ao encontro deles, que ficaram abismados com o acontecimento...

    O foco narrativo na 3ª pessoa é quando o narrador não participa da história, por exemplo, nessa pequena história o narrador não participa da história, ele sabe tudo que acontece, sabe os pensamentos e sentimentos das personagens, porém ele não participa da história, podemos perceber isso pelos termos:

    Seus pais, ligou, João esperou, João estava entrando...

    Isso mostra que o texto está na 3ª pessoa.

    Para te ajudar a distinguir um texto na 3ª pessoa de um texto na 1ª pessoa, use isso, veja se o narrador está ou não participando da história, veja este mesmo texto com o foco narrativo na 1ª pessoa:

    Eu estava entrando em minha casa quando percebi algo estranho, minha casa estava totalmente vazia, sem móveis ou qualquer tipo de objeto. Pensoi então, em como desvendar aquele estranho fato, liguei para meus pais para que me dessem alguma satisfação, porém meus pais não atendiam ao telefone. Esperei dentro da casa até meus pais chegarem, depois de aproximadamente 2 horas, meus pais apareceram no portão da casa, eu fui então ao encontro deles, que ficaram abismados com o acontecimento...

    Nesse caso, o personagem que narra a história, o que mostra que ele participa da história, podemos ver pelos termos:

    Meus, minha, eu, percebi, liguei.

    O que mostra que o texto está em 1ª pessoa.

    Espero não ter ficado confuso.

    Espero ter ajudado também! (:

  • http://www.gramaticaonline.com.br/gramaticaonline....

    Lá tem tudo mas não dá pra copiar e colar...

    Infelizmente! Mas dá uma olhada que tá explicadinho!

  • O sujeito pode ser indeterminado em duas situações:

    verbo na terceira pessoa do plural sem sujeito expresso: Telefonaram por engano para minha casa.

    verbo na terceira pessoa do singular acompanhado do pronome SE (índice de indeterminação do sujeito): Acredita-se na existência de políticos honestos.

    Pronomes Pessoais

    São aqueles que substituem os nomes e representam as pessoas do discurso:

    1ª pessoa - a pessoa que fala - EU/NÓS

    2ª pessoa - a pessoa com que se fala - TU/VÓS

    3ª pessoa - a pessoa de quem se fala - ELE/ELA/ELES/ELAS

    Pronomes pessoais retos : são os que têm por função principal representar o sujeito ou predicativo.

    Pronomes pessoais oblíquos: são os que podem exercer função de complemento.

    Pessoas do discurso

    Pronomes pessoais retos

    Pronomes pessoais oblíquos

    Átonos

    Tônicos

    Singular

    1ª pessoa

    eu

    me

    mim, comigo

    2ª pessoa

    tu

    te

    ti, contigo

    3ª pessoa

    ele/ela

    se, o, a, lhe

    si, ele, consigo

    Plural

    1ª pessoa

    nós

    nos

    nós, conosco

    2ª pessoa

    vós

    vos

    vós, convosco

    3ª pessoa

    eles/elas

    se, os, as, lhes

    si, eles, consigo

    Pronomes interrogativos

    Os pronomes interrogativos levam o verbo à 3ª pessoa e são usados em frases interrogativas diretas ou indiretas.

    Não existem pronomes exclusivamente interrogativos e sim que desempenham função de pronomes interrogativos, como por exemplo: QUE, QUANTOS, QUEM, QUAL, etc.

    Ex.: "Quantos livros teremos que comprar?"

    "Ele perguntou quantos livros teriam que comprar."

    "Qual foi o motivo do seu atraso?"

  • 3° pessoa é aquela que não sou eu nem você

    é o RESTO :B

    Beeijos

  • 3°pessoa do plural-eles ou elas

    e

    3°pessoa do singular ele ou ela

  • um texto narrado na 3ª pessoa é aquele texto que o narrador não está incluso na história e se pode saber o que os personagens estão pensando.

  • 3ª pessoa do singular:ele,ela

    3ª do plural:nós(eles e elas)

Sign In or Register to comment.