Por que o espiritismo não vingou na França e só se desenvolveu em países sub desenvolvidos ?
Espiritismo: Fácil refutar !!! Espírita ????...Difícil convencer
1)-O problema de se fazer apostolado com espíritas é que eles são muito orgulhosos, e consideram todos os não-espíritas como "espíritos menos evoluídos".
2)-Argumentos de católicos, para eles, valem tanto quanto argumentos de crianças. A única coisa que importa para eles são as "revelações dos espíritos superiores", não importando se estas vão ou não contra a lógica, a razão, o bom senso ou até contra a moral e os bons costumes.
Nas citações dos livros do Kardec, vou usar seguintes siglas para referir aos seus livros:
LE = Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, 79a. edição, 1993.
LM = Livro dos Médiuns, Instituto de Difusão Espírita, 20a. edição, 1987.
GEN = O Gênesis, Ed. Lake, tradução da 1a edição comemorativa dos 30o. aniversário dessa obra, 1966.
3)-Reencarnação:Diz Kardec no Livro dos Espíritos: "adotamos a opinião da pluralidade das existências, não só porque ela nos veio dos Espíritos, mas porque nos pareceu a mais lógica" (LE, q.222, p. 129).
4)-Além disso, ele afirma que "a reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição" (ESE, cap. IV, no.4, p.69), e que "ela foi confirmada por Jesus e pelos profetas, de maneira formal. Donde se segue que negar a reencarnação é renegar as palavras de Cristo" (ESE, cap. IV, no. 16, p. 74). Portanto, para Kardec, a reencarnação é verdadeira por três motivos:
a) Ela foi revelada pelos "espíritos superiores";
b) Ela é racional e lógica;
c) Ela é ensinada na Sagrada Escritura "de maneira formal".
5)-Para começar, é um absurdo dizer que o termo "ressurreição" dos judeus quisesse dizer a mesma coisa que a "reencarnação" dos espíritas. As ressurreições relatadas na Sagrada Escritura são todas dadas no mesmo corpo.
6)-Além disso, São Paulo também escreveu em outra epístola que “o homem só morre uma vez e, depois disso, se segue o juízo” (Heb 9, 27).
7)-Qual é o motivo da primeira encarnação de um espírito? – Não tem resposta.
8)-"Distinguir os bons dos maus Espíritos é extremamente fácil. Os Espíritos superiores usam constantemente de linguagem digna, nobre, repassada da mais alta moralidade (...). A dos Espíritos inferiores, ao contrário, é inconseqüente, amiúde trivial e até grosseira. Se, por vezes, dizem alguma coisa boa e verdadeira, muito mais vezes dizem falsidades e absurdos, por malícia ou ignorância" (LE, Introd. §VI, p. 22).
Veja que bobagem!! Então, se um demônio aparecesse a eles e falasse com modos... dizendo "por obséquio", "com licença" e "obrigado", seria ele um espírito evoluído!?!
9)- OS ERROS CIENTÍFICOS DAS REVELAÇÕES DOS ESPÍRITOS A KARDEC:
O movimento dos astros é circular (GEN, cap. VI, p.100);
Os satélites são o resultado do "destacamento" de matéria dos planetas (GEN, cap. VI, p. 101);
Marte não possui satélites (GEN, cap. VI, p. 103);
O universo é eterno (GEN, cap. VI, p. 113);
Há vida inteligente em outros planetas (GEN, cap. VI, p. 115);
Todos os globos são habitados, inclusive as estrelas (LE, q. 55, p. 60);
Kardec afirma que Adão existiu, e no mesmo parágrafo dá razão a quem nega que ele tenha existido (LE, q. 51, p.59).
É possível dar credibilidade uma religião cheia de falhas ? É por estas e outras que na França onde se originou o espiritismo, não existem espíritas, só encontramos em paises sub desenvolvidos.
Comments
Os cientistas ainda apontam outras falhas na história de reencarnações. Se nossa alma nasce várias vezes, o número de pessoas no planeta não iria crescer.
Por volta de 1800 havia apenas 1 bilhão de pessoas no mundo. Agora estima-se que estejamos perto dos 7 bilhões. De onde as novas 6 bilhões de almas surgiram nos últimos 200 anos?
Será que nossos ancestrais tinham seis almas adicionais dentro deles?
Outra questão é: por que há tantas pessoas no mundo que dizem serem as reencarnações de pessoas famosas? Afinal, nos dias de hoje, há várias Cleópatras, Joanas D´Arc e muitos Napoleões e, com certeza, mais de um Jesus. [Live Science]
FONTE: http://hypescience.com/a-realidade-da-re...
Oi! Prezado Tácito.
Assim é mole! Dá um copie num Site igual ao Montfort que é ridículo, pois de nada sabem e joga como pergunta. Coisa de evangélico.
Sabe porque ele não cresceu na França, mais agora cresce até demais e no âmbito Mundial?
Entrevista para o jornal “A Nova Era” de Franca – SP
Com o Sr. José Reis Chaves.
JNE: Como enxerga a posição atual do Espiritismo perante as milhares de religiões do Planeta?
JRC: O Espiritismo foi muito vilipendiado por dois fatores: uma certa Teologia interesseira e a ignorância. Eu mesmo o ataquei muito por ignorância. Hoje tento tirar essa diferença, como uma espécie de trabalhador de última hora da conhecida Parábola de Jesus. Mas, nos últimos tempos, com o crescimento intelectual das pessoas, o Espiritismo vem sendo reconhecido como sendo a religião mais sintonizada com a Bíblia e a Ciência. Cresce em todo o mundo. Segundo as estatísticas, ele avança a 120 % , ao ano, no Brasil. E a metade dos católicos é espírita, de algum modo, crendo na reencarnação, frequentando os Centros, e lendo os livros espíritas.
ACHO QUE NÃO PRECISO DIZER OS NOMES DAS TEOLOGIAS INTERESSEIRAS, NÃO É MESMO?
Outrossim: A França tem uma história autônoma de resistência à completa desaparição do movimento espírita, por parte de um pequeno grupo de abnegados, que resultou na fundação, em 1985 da União Espírita Francesa e Francófona sob a direção de Roger Perez (Aubrée & Laplantine 1990). É mister indicar que se trata do espiritismo mais cioso da manutenção de uma independência em relação ao espiritismo brasileiro, perceptível pela tímida introdução da bibliografia brasileira nos documentos, jornais e sites do movimento. Não há médiuns psicógrafos de relevo como no Brasil, não apenas por um tipo de orientação, que remonta a Allan Kardec, onde o médium não desfruta de importância, mas porque mesmo no mais religioso dos grupos espíritas franceses a ênfase é mais científica do que entre os brasileiros, como já haviam observado Marion Aubrée e François Laplantine (1990). Os franceses que escrevem livros espíritas são pesquisadores que abordam temas e não médiuns que psicografam mensagens de grandes personagens ou romances, como é comum entre os brasileiros, a despeito da grande importância da psicografia na história do espiritismo francês.
As diferenças de ênfase e conteúdo nas práticas espíritas de brasileiros e franceses podem se manifestar num mesmo centro, como relatado por Aubrée e Laplantine (1990), onde os franceses têm uma apreensão mais científica, intelectual e ética do espiritismo, com pouco ou nenhuma presença do transe de possessão enquanto os brasileiros têm um estilo mais emotivo e centrado na comunicação ritual com os espíritos.
Em seus contatos com os espíritas brasileiros, apesar de já terem sido realizados quatro Congressos Espíritas Internacionais, o que se nota é, comparando-se com outros países, uma tímida introdução das referências bibliográficas de médiuns brasileiros – como Chico Xavier e Divaldo Franco – nas indicações bibliográficas dos sites espíritas franceses e belgas. Estará em jogo uma ameaça à identidade nacional do espiritismo francês nessa recusa a uma abertura mais franca ao Brasil?
Os espíritas francófonos enfrentam, assim, o seguinte dilema: para alcançar a respeitabilidade social em seu próprio país é de suma importância ostentar a presença e a importância do espiritismo em vários países. Mas essa importância cobra o preço de uma brasilianização intolerável para a manutenção de uma intocada identidade espírita francesa.
A solução francesa não passa pela eclosão ou santificação de médiuns carismáticos (como no Brasil), medida incompatível com seu racionalismo. Os espíritas franceses têm investido na formação de um cânon através de uma enciclopédia espírita virtual. Outro investimento consiste na valorização do rico patrimônio religioso espírita, particularmente de marcos que se tornaram centros de uma peregrinação turística de brasileiros, como em Lyon (cidade natal de Allan Kardec), onde recentemente foi inaugurada placa comemorativa referente ao bicentenário de nascimento do Codificador.
No túmulo de Allan Kardec, situado no cemitério Père-Lachaise, em Paris, há uma placa da União Espírita Francesa e Francófona, afixada em 1989, advertindo os visitantes para não realizarem pedidos ou rituais religiosos, ou imposição de mãos diante do túmulo – o mais visitado e florido do cemitério. Frise-se, no entanto, que essa disputa em torno do significado desse santuário está longe de ter sido vencida pelo espiritismo ortodoxo da USFF, pois o túmulo é um santuário de peregrinação diária de um espiritismo popular, de brasileiros espíritas em visita a Paris e de adeptos da Nova Era em busca da "energia" do lugar.
De qualquer forma, é preciso reconhecer que o espiritismo francófono, se celebrado como da terra da codificação, pouco influi para mudar os rumos do movimento. Pela densidade de seu passado espírita, é plausível supor que a relação atual entre os espiritismos francês e brasileiro é análoga à relação entre Roma e Jerusalém na história do cristianismo, um como centro de poder e saber hegemônico atual e outro como marco espacial de elaboração da história sagrada.
Recentemente, a USFF chamou para si o encargo de proteção do patrimônio espírita edificado e imaterial. Em entrevista a espíritas portugueses, o dirigente da federação francesa, Roger Perez, assim caracterizou a situação:
O túmulo de Allan Kardec é visitado por inúmeras pessoas que colocam velas, oferendas etc. transformando-o num culto e tipo de "capela". Como este fica na França, a responsabilidade da USFF é enorme, para proteger os valores intrínsecos do Espiritismo. Tem sido uma "luta" muito grande e corajosa, por parte da USFF. Utilizam-se de vários meios para evitar essa "romaria", um dos quais o mais nobre, La Revue Spirite, esclarece de forma clara estas práticas supersticiosas e ritualistas.
Procure saber mais sobre o Espiritismo, antes de fazer indagações esdrúxulas.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
hehehehe
Vão querer sua cabeça.
k³
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Seu ensaio até que não está dos piores. Se continuar se esforçando, vai descobrir os pontos negativos do Espiritismo que realmente são dignos de nota. Mas não basta discorrer sobre esses pontos negativos. Como o Espiritismo possui muitos pontos bons, você precisa fazer alusão também a eles, se quiser ter credibilidade.
eu não consegui entender no que voce acredita, mas não existe relilião sem falha, partindo do principio que as religiões são feitas por homens, acredito que exista a presença de Deus, porem são homens que as dirigem e a humanidade tem muitas falhas. pense nisso
Não acredito na doutrina de Allan Kardec. Se ele mesmo dizia existir espíritos zombeteiros, como vc vai acreditar em uma doutrina de uma religião que se baseia em contatos com espíritos? Quem garante que esses são sinceros?
Pra quem acredita em reencarnação o "ser" praticamente não existe, pois a cada reencarnação, ela é uma pessoa diferente e não lembra das vidas passadas. Além disso como ela vai corrigir os erros das encarnações anteriores se não pode lembrá-las?
Não sei pq os espíritas insistem tanto com "reencarnação". A reencarnação é uma das coisas mais anti-humanas que existe. Em cada reencarnação a pessoa nasce com um corpo completamente diferente. O corpo deixa de ser uma representação do indíviduo e passa a ser simplesmente um objeto. Em uma reencarnação, nasce loiro, na outra negro, na outra oriental, etc.. Sem contar que o conceito de livre arbítrio perde o sentido, pois em uma reencarnação ela é hetero, na outra é homossexual, na outra é bissexual, etc.. Além de que ela nunca lembra-se dos erros das encarnações anteriores, portanto pode acabar cometendo-os todos novamente. Morrer e nascer na terra diversas vezes não levaria a nada e o homem seria somente um escravo do corpo.
O espiritismo se espalhou em lugares de pessoas com pouco senso crítico.
Primeiro, não sou Kardecista.
Segundo, Kardecismo não é uma religião, é uma doutrina.
Terceiro, os judeus não são e nunca foram unos. O cristianismo surgiu no berço dos fariseus, em que o judaísmo se fundia com muitos preceitos do paganismo que estava na vizinhança da Palestina.
Para esse ramo do judaísmo, ressureição é sim sinônimo de reencarnação. É uma crença derivada das religiões da Samaria e da Mesopotâmia, principalmente. Os fariseus ganharam força quando os judeus retornaram, em parte, do cativeiro da babilônia. Além disso, a única demonstração de ressureição nos conceitos atualmente assumidos que existe na Bíblia e que envolve Jesus é a de Lázaro.
Aquele Paulo, que você chama de São, é tão digno de credibilidade quanto o líder espiritual fundamentalista do Irã. O Que Paulo de Tarso queria era difundir os dogmas que ele mesmo derivou do judaísmo pregado por Jesus. Nunca houve um projeto de criação de uma nova religião nas palavras de Jesus. Ele apenas queria reformar o judaísmo que se mostrava cada vez mais incoerente em matéria social. E mesmo o carater divino de Jesus, que nunca foi sequer sugerido por ele, foi advento de Paulo de Tarso. Jesus é chamado de Filho de Deus, do mesmo modo que Abraao, Jacó, Moisés ou qualquer um dos patriarcas do judaísmo.
Pra finalizar, atribuir o fato de que o espiritismo se desenvolveu com categoria no mundo subdesenvolvido e não no desenvolvido é muita ignorância. Primeiro é estupidez achar que condição de desenvolvimento é ´propulsão maior ou menor para a fé. Poderia ficar dar vários exemplos, se você quisesse (peça e eu posso dar, com prazer). Depois, o kardecismo nasceu numa época conturbada da história européia. O espirito revolucionério de 1789 estava vivo na mente de todos. Crescia o movimento anti-teísta na Europa e mundo estava vivendo os reflexos dos excessos: Napoleão havia acabado de balançar o arranjo politico do mundo. Diante disso seria mais do que normal que qualquer tipo de novidade que balançasse o "tradicional" fosse combatido. Entre outras coisas, o catolicismo justificava as Monarquias. No Brasil, por exemplo, o Imperador já estava em desgaste com a Igreja quando o kardecismo aqui chegou, trazido da França por brasileiros que eram muito próximos do núcleo kardecista francês.
Mas não se engane. O Kardecismo é uma das mais coerentes manifestações de fé. Não preciso dizer pra você olhar para o passado para ver o quanto foi feito em nome de religiões muito mais difundidas.
A maioria que posta coisas aqui ou é retardado ou está de sacanagem. E o que mais está se desenvolvendo em países de 3º mundo? IURD, Igreja da Graça e Renascer, por exemplo?
A CIÊNCIA DESMENTE O ESPIRITISMO
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&num=100&q...
Os espíritas kardecistas, influenciados pelo Positivismo declarado do sr. Hippolyte Léon Denizard Rivail, vulgo Allan Kardec, costumam dizer que sua doutrina é altamente racional e sedimentada em observações científicas.
As biografias que lemos da vida de Allan Kardec sugerem um Kardec metódico, racionalista e prático. Só a título de exemplo, diz-se numa delas que quando Kardec tomou conhecimento das tais "mesas girantes", que levitam no ar e respondem às perguntas feitas pelos presentes, o criterioso cientista positivista responde: "eu acreditarei quando vir e quando me tiverem provado que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir, e que se pode tornar sonâmbula. Até lá, permita-me que não veja nisso senão uma fábula para provocar o sono" (Henri Sausse, Biografia de Allan Kardec, in Allan Kardec, O que é o Espiritismo edição da Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, Brasília 32a edição, 1988, p.14).
Essa passagem ilustra bem o ar racional de pseudo-intelectualismo e de falsa erudição que se tenta dar ao espiritismo kardecista, que está presente em todos os seus livros doutrinários.
No entanto, ao se ler os livros de Allan Kardec, a impressão que se tem é a mesma que tem qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento, ao ler um artigo de uma dessas revistas pseudo-científicas "super" interessantes que são vendidas nas bancas de jornais: é a impressão de se estar lendo um texto escrito por uma pessoa que só está repetindo o que ouviu de outrem, mas que não tem a mínima noção daquilo que diz.
O que Kardec faz transparecer em seus escritos é que ele aprendeu bem mal aquilo de que trata, sejam assuntos científicos, filosóficos, religiosos ou doutrinários. E se aprendeu mal, ensina pior ainda.
Os pretensos argumentos científicos se encontram por toda parte nos escritos de Kardec. E as "gagueiras" também. Algumas delas até hilariantes.
Uma questão bem ilustrativa da gagueira cientificista de Kardec é com relação à doutrina espírita da pluralidade das existências nos mundos. Segundo a "revelação" que Kardec recebeu dos "espíritos", "todos os globos que circulam no espaço são habitados" (A. Kardec, Livro dos Espíritos, Inst. de Difusão Espírita, 79a edição, 1993, q. 55, p. 60. O sublinhado é nosso). E quando ele diz todos, inclui as estrelas, pois ele diz que "o Sol não seria um mundo habitado por seres corporais, mas um local de reunião de Espíritos superiores que, de lá, irradiam seus pensamentos para outros mundos (...) Todos os sóis parecem estar numa posição idêntica" (A. Kardec, Livro dos Espíritos, op cit, q. 188, p. 110).
Até aí, não parece mais do que uma opinião, ainda que fantasiosa e maluca. Mas, como é de praxe nos livros do Kardec, a afirmação vem somada a uma observação "científica", que teria por função, a nosso ver, de dar suporte ao que foi dito. Pois diz Kardec, logo a seguir: "como consituição física, o Sol seria um foco de eletricidade (sic!)".
A primeira exclamação que se faz com relação a essa frase é a estranha associação da transmissão de pensamento com a eletricidade. Não seria isso uma materialização (das mais grosseiras) do pensamento?
Outra curiosidade desta passagem é a afirmação de que os pensamentos irradiem das estrelas. Isso soa muito mais como Astrologia do que como Astronomia, o que revelaria uma personalidade bem supersticiosa ao pretenso cientista Kardec.
Esse traço do seu caráter é também observado em uma biografia sua, onde se diz que quando Kardec recebeu sua primeira "revelação espírita", foi buscar confirmação desta com uma quiromante, a Sra. Cardone, que as confirmou através da inspeção das linhas da mão de Allan Kardec (cfr. H. Sausse, op. e ed. citadas p.22).
Observando a afirmação, agora sob o ponto de vista científico, foi provado que, de fato, o Sol emite uma quantidade astronômica de cargas elétricas, que viajam no espaço através do chamado vento solar, composto principalmente de prótons, partículas alfa, elétrons e fótons (eletricamente neutros). Neste sentido, pode-se dizer que o Sol seja um foco de eletricidade. Mas ainda que haja irradiação de eletricidade do Sol, o que isso prova? Se a eletricidade do Sol fosse decorrente dos “pensamentos”, isto é, da “inteligência” do Sol, a que se deve a sua energia térmica? Seria ela fruto do seu “amor”?
Parafraseando, então, o próprio Kardec, "a razão nos mostra que" ele disse uma asneira.
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