Conhecem alguém que tenha sido seriamente humilhado através da net?

Pois li um artigo que diz que é um tipo de “bullying” actualmente bastante comum. A recolha de material e de dados é mais que facilitada pelas redes relacionais nas quais as pessoas complementam as suas vidas ou criam vidas paralelas e se expõem cada vez mais (hi5, orkut, facebook…), e fazem-se ecos de segredos indesejadamente reveláveis, ou pior, divulgações de autênticas mentiras que prejudiquem a aceitação da pessoa nalgum meio (profissional, familiar, conjugal…) que atingem todo o mundo que lhe quiser dar alguma atenção. E não há como fugir à net que ocupa o planeta todo…

Não é terrível?

Comments

  • Já li em sites notícias sobre minha prisão e crimes que apenas ri.

    Claro que isso lido por alguém que não me conheça prejudica não só a minha imagem pessoal como a possibilidade de alguém fazer negócios comigo, ou seja, prejudica mesmo a mim alguém falar mal de mim, por mais inverdadeiro e fantasioso que seja.

    Entretanto eu continuo sendo eu e aqui, à disposição de quem quiser falar comigo.

    Há quem apenas leia e fuja de mim e há quem leia e se interesse em me ... corrigir ou dar lições, aí podemos esclarecer e conversarmos e até ficarmos amigos.

    Ou seja... falando de mim, mal ou bem, acabam ampliando o meu círculo de amigos. Quem já me conhece não duvida de minha honestidade e se ler algo assim procurará se aprofundar no assunto e acabará percebendo que aquilo é apenas uma maldade de um alguém ou mesmo um programa que capta meu nome e informações e cola numa notícia outra, até por vezes inventada. Quem não me conhece e fica sabendo que existe tal monstro pode se interessar em me conhecer... ou seja... só tenho mesmo a ganhar, porque quem não me conhece não vai fazer negócios comigo de jeito nenhum e essa propaganda, ainda que horrível, é salutar aos negócios.

    Penso eu, no fim Milton Neves é que está certo: "falem mal, mas falem de mim".

  • Isso que você citou, utilizando informações e imagens disponíveis nessas redes tipo orkut é bem possível. Mas para quem não se expõe tão abertamente não existe humilhação, pois não existe realidade. Eu por exemplo, aqui no YR, podem falar o que quiserem, inventarem a difamação que quiserem, não surte efeito, pois a vítima não está caracterizada (pode ser um fake ou uma simulação qualquer) bem como o atacante nunca pode provar que é isento ou honesto. Na internet funciona igual um jogo de guerra virtual, em que vc mata seu oponente e no instante seguinte ele surge vivo para o próximo round. Quem leva a sério demais o que aqui se escreve ainda não sabe distinguir real de virtual.

    Nos casos que vc citou, acaba sendo real, pois os incautos acabam usando essas redes de maneira mais séria do que deveriam.

  • Pessoalmente não, mas já li notícia que muitas mulheres procuram delegacias especializadas por terem sido vítimas de seus próprios namorados, que utilizaram suas fotos de forma constregedora e caluniosa.

  • Humilhada nunca fui, mas aqui mesmo no yahoo, já fui alvo de ofensas gratuitas - sem conhecer essas pessoas. O pior, são covardes, fecham o email por MEDO de receberem uma resposta à altura.

  • Pois é... na vida "real" dá, na maioria dos casos, para mudar de escola, de emprego, de país, e nunca mais nos cruzarmos com essa gente má, e recomeçar uma vida nova...

    Aqui na net nada se perde!, tudo circula mais e mais... mais vale não nos expormos! O que é que a maioria das pessoas não resiste a expôr-se na sua vaidade de se mostrar...

  • Infelismente essas coisas acontecem,

  • Conheço uma rapariga (="menina") da minha escola que é das mais populares e bonitas lá... depois mete-se um pouco em intrigas e só se dá com gente como ela, mas não é assim tão má... ainda assim, alguma arrogância por cima faz com que as invejas que há sobre ela se intensifiquem e dêm nestas coisas... Ela tem no seu hi5 montes de fotos dela super bem sucedida cheia de rapazes bonitos à volta etc por ex... agr não há dia em que n a adicionem trolls e tb criam contas com fotos feias ou adulteradas dela...

  • claro! é bastante comum... triste até... mas o melhor jeito de interagir na net é criando um personagem virtual! sem que seja necessaria a divulgação de fotos que possam denegrir a imagem da pessoa participante ;-)

  • Indra.

Sign In or Register to comment.