Cachorro louco com medo de tudo?
Bem, eu tenho um cachorro que minha irmã pegou da rua quando ele tinha uns 2 meses, meu pai deu todos os medicamentos e tudo que ele precisava pois estava MUITO doente, mas desde que ele cresceu um pouco ele tem medo de absolutamente TUDO! Se eu pego tipo um balde, uma bola, algum objeto ele já sai de perto mesmo nem 'falando com ele'. E o louco é porque ele tem medo de coleiras, já tentei colocar pra passear com ele, mas dentro do quintal eu coloquei a coleira e ele saiu correndo e acabou quase se enforcando sozinho, e se ele fugir pra fora da casa, já era! ele na rua é uma tragédia, ele sai correndo que nem um louco pela rua, quase foi atropelado umas 3 vezes, da última vez ele correu atrás de uma moto. Alguém sabe como fazer para ele perder o medo? Tenho que levar ele a um psiquiatra canino?!?
Comments
CÃES ANSIOSOS:
Medo (por exemplo, de barulhos)
Quando uma ou mais pessoas estão em casa, seu cão...
gosta de verificar onde as pessoas estão e prefere se acomodar em outros lugares.
gosta de estar perto das pessoas e se esconde se algo o assusta.
parece com medo, com as orelhas para trás, com a cauda e a postura corporal baixas, fica andando, ofega em resposta a alguma coisa.
parece incapaz de sossegar se suas tentativas para buscar conforto e segurança falham.
late para coisas que o assustam.
Quando não tem ninguém em casa, seu cão...
o Uiva/ gane/ late repetidamente de forma aflita, como se chamasse o dono de volta.
o Late para barulhos ou outras coisas que o assustam de forma defensiva.
Se ele estiver com medo de algo que acontece ou ele antecipa que possa acontecer quando está sozinho, seu cão pode também demonstrar sua aflição e tende a assumir um ou mais dos comportamentos a seguir:
o Danifica portas ou janelas que dão acesso a você.
o Tenta se esconder, inclusive "cavando" chão e móveis.
o Tenta entrar em quartos onde pode se sentir mais seguro.
o Tenta sair de quartos associados a coisas assustadoras.
o Tenta escapar por qualquer porta ou janela.
o Treme.
o Baba ou saliva muito.
o Fica andando pelo quintal.
o Perde o controle urinário apesar de ser bem treinado nesse sentido.
Ações a serem tomadas
o Se seu cão tenta se esconder recorrentemente, providencie uma toca para ele se esconder quando ele quiser.
o Tente disfarçar os sons usando um radio ou semelhante, mas não tão alto a ponto de incomodar os vizinhos.
o Feche cortinas e portas para evitar que o cão seja exposto a elementos que possam disparar o medo.
o Um difusor com ferormônio pode ajudar seu cão a se acalmar quando estiver sozinho
o Consulte seu veterinário. O tratamento normal envolve a dessensibilização do cão ao que o assusta e a redução de sua dependência em relação a membros da família, quando convier.
Seu cão…
Late em tom ameaçador quando vê ou ouve pessoas, animais ou veículos se aproximando ou passando, e pára quando eles vão embora.
Ações a serem tomadas:
Não permita que seu cão vá sozinho a locais onde é mais provável que ele lata, como no jardim da frente ou os aposentos dianteiros da casa.
Mantenha as janelas fechadas para que haja menor possibilidade de latidos
Considere fechar as janelas com cortinas ou então uma vedação do vidro.
Treine seu cão para atender chamados e chame-o para dentro se ele latir quando estiver fora.
Mantenha seu cão longe de situações que podem fazer com que ele lata.
Mantenha o rádio ligado para mascarar sons exteriores, mas não muito alto para não incomodar os vizinhos.
Recompense seu cão quando ele não latir para coisas fora da casa.
Não grite nem saia correndo para ver a causa do latido porque estará recompensando o comportamento latidor com atenção e vai contribuir para a excitação do cão.
Consulte seu veterinário sobre terapia comportamental.
Ele deve ter algum tipo de trauma, mtos cães tem isso, tente conseguir algum amigo para ele, ele tbm pode ser anti-social tbm...
Ele tem que se acostumar com coleira
tente colocar nele quase todos os dias
para ele se acostumar e brinque muito
com ele utilizando objetos ex: bolas,
ossos de borracha e etc...
Assim ele vai se acostumar e vai perder o medo.
é simples....meu cachorro era assim
quando ele estiver com muito medo na sua casa
deixe ele assim com medo não tente agradar ele pra ele perder o medo
quanto mais medo ele sentir melhor
quando ele perceber que voce ñ esta mais agradando ele para ficar sem medo
ele para com isso então quando ele sentir medo deixa não faça nada
fingi que não esta vendo