Curiosidades sobre Ciencia e Tecnologia … Filtros solares ...?

Como funcionam os filtros solares. Há dois tipos de filtros solares, os que absorvem luz solar (orgânicos) e os que a refletem (físicos), formando uma barreira na superfície da pele. Os raios tocam no corpo e são transformados em calor, sendo dissipados no ar. Os filtros tipicamente passados no nariz, normalmente opacos, são os físicos. Eles bloqueiam a energia ultravioleta e são feitos de pequenos pedaços sólidos. São excelentes para uso contínuo por serem mais suaves com a pele. Já as loções e os cremes feitos para se espalhar pelo corpo absorvem a radiação de uma forma muito semelhante com a que a melanina faz. Esses filtros são chamados de orgânicos, pois são compostos por carbono e hidrogênio. Para um bom desempenho, o filtro deve ser passado cerca de 30 min antes de exposto ao sol, pois assim a pele tem mais tempo para absorvê-lo e ele não fica tão suscetível a sair pela ação da água ou do suor.

Comments

• Bom saber, amigo Kiko. Eu que sou super, mega, hiper branca...rsrs

Tem três marcas que foram as únicas consideradas ok para a saúde

e eu uso uma delas. As outras encontraram substância nociva à pele

em contato com o sol, lembra? Saiu no fantástico, revistas, etc.

Bjs!!!

• Muito interessante e informativo

• achei esse conteúdo muito importante,vai ai uma estrelinha...bjsss

• opa!!

bom saber!!!

sempre passo +/- uma hora antes de ir a praia e novamente depois de cada mergulho...

uso fator 30 e meu pirralho 60 infantil....

• interessante!

• Que interressante, eu uso fator 50 pra se ter uma idéia da proteção que a minha pelezinha precisa.

;D

• Muito bem explicado!!!

Sign In or Register to comment.