Quem sabe explicar a diferença entre estes sistemas de crenças/entendimento?
Me expliquem de modo prático e fácil, numa linguagem cotidiana e o que é TEÍSMO, e o que é DEÍSMO.
E qual a diferença básica entre os dois.
Não aceitarei respostas copiadas (Ctrl+C e Ctrl+V).
Quero que respondam com o próprio entendimento e com as próprias palavras.
Obrigado.
Comments
O Deísmo acredita em D´us acima das crenças religiosas, dos costumes e tradições.
Como caracterísca um Deísta não atribui um entendimento antropomorfico a D´us.
O Deísmo é as vezes confundido com o Agnosticismo, pois não aceita religião, certos dogmas e a revelação.
A diferença para o Agnosticismo que você não perguntou e eu insiro como forma de referencia para ser melhor entendido é que, para um Agnostico, a crença na existência de D´us é impossível de ser conhecida ou provada.
Já um Deísta acredita que seja possivel provar a existência de D´us.
O Teísmo também crê em D´us, porém também crê em dogmas, rituais, revelação, e em muitos casos antropomorfiza D´us.
Abração
Eu sou deÃsta e posso responder pra você. Que sorte que eu achei essa pergunta, então eu posso esclarecer as suas dúvidas. Se prepara vai vir um texto enorme sobre deÃsmo que eu tô escrevendo. rsrsrs
TeÃsmo: Acredita em Deus e em revelação divina. As religiões famosas que vemos por aà são teÃstas. (ex: cristianismo, judaÃsmo, islamismo, taoÃsmo...)
Deismo: Acredita em Deus, mas nega a revelação divina. Para o DeÃsta a única maneira de supor como pode ser Deus é através da razão, da reflexão e do pensamento lógico.
Diziam que o deÃsta era uma pessoa que estava quase virando ateu, mas isso é mentira. Eu acredito firmemente em Deus, mas não sigo um religião pré-estabelecida. Todas as religiões que eu conheço tem dogmas e eu nunca aceitei dogmas, porque iam contra a razão.
Outro ponto do deÃsmo é que todo ser humano é livre para acreditar no que quiser (então não existe fundamentalismo no deÃsmo). Já que cada um acredita no que quiser (mas através da razão, claro) eu e o meu irmão, mesmo sendo deÃstas, temos visões diferentes de Deus (a minha filosofia é mais pagã, mesmo sou monoteÃsta).
Muitos dizem que o Brasil é um paÃs católico, mas isso é mentira. A maioria dos católicos no Brasil são pessoas que não acreditam na Igreja, nem nos padres, nem na bÃblia e nem vão a missa (Eu me dizia católico e era assim). Na verdade eles são deÃstas, mas as pessoas simplesmente não sabem que isso existe.
Mesmo assim deÃsmo é uma filosofia religiosa, não é religião. Se alguem me perguntar a minha religião eu digo que não sigo nenhuma em particular (Até que no começo do texto eu disso que sou um deÃsta, mas não digo que a minha religião é deÃsmo).
interessante.
Qual a sua linha de conhecimento oculto ?
Por ela(sua imagem no avatar) sei que você sabe da existência de Deus. Ainda mais pela posição do Pentagramanon. /\
TeÃsmo é subjetivo. Por mais que acredite em Deus, ele abre o leque para Deuses e novas possibilidade. Mas para essa corrente existe sim um Deus poderoso que tem caracteristicas de perfeição e de poder inimaginavel.
DeÃsmo - Usa a cosnciencia da Ciencia(não da grande ciencia), acredita na existencia de um Deus, mas sua forma de ver a realidade é totalmente diferente. Para estes a biblia é somente papel. Pois a manifestação de Deus são eventos que dever sem vistos e analisados com base numa razão.
Particularmente concordo com os DeÃstas. Pois estes ao menos buscam o entendimento com base na razão. Não que eu seja um, mas há sentido em tentar entender as manifestações do poder de Deus.
Bom, vc falou sem Ctl+C, Ctl+V, então, vamos ver no que dá
TeÃstas são as pessoas que acreditam em Deus e normalmente seguem doutrinas ou religiões. Ou seja, todos os religiosos são teÃstas.
DeÃstas são pessoas que também acreditam em Deus, mas não seguem nenhuma religião. Tem sua espiritualidade independente. E usam a razão para tentar explicar Deus no lugar da fé cega.
Só para ilustrar a pergunta, eu sou adepto da filosofia deÃsta.
Bem,
DeÃsmo são todos aqueles que creêm em Deus- um ser criador e não se apoiam em religião, alguém que diz: Deus existe, mas não preciso ter uma religião, ele apenas existe.
TeÃsmo são aqueles que crêem em Deus/Deuses e se apóiam em religião.Por exemplo, qualquer religioso.Ex: católico, mulçulmano,hinduÃsmo.
* Agora, também tem o teÃsta aberto, que se baseia na ciência e lógica, para explicar a existência de Deus, existe uma ciência nova chamada logosofia, que não se enquadra em religião mas fala a cerca de um Deus criador, e tenta provar pela razão e não revelação.
Espero ter ajudado, BJOS****
DeÃsmo considera a razão como o caminho através do qual assegurar a existência de Deus, porém para isso não necessita de religião ou seja "placa de Igreja",
O TeÃsmo crê em deus, opondo-se ao ateÃsmo.
Ja responderam
TeÃsmo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Te%C3%ADsmo
DeÃsmo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/De%C3%ADsmo
Meu Testamento
Um dia, após certificar-me de que as funções vitais de meu cérebro cessaram, um médico atestará o meu óbito. Quando isto ocorrer, dê minha visão a quem nunca viu o nascer do sol, o rostinho de uma criança ou o amor dos olhos de uma mulher. Dê meu coração a quem sempre sofreu de distúrbios cardÃacos. Dê meus rins para quem depende da máquina para existir a cada dia. Tire meu sangue, meus ossos, cada músculo e nervo de meu corpo, mas arranje um jeito de fazer uma criança aleijada andar sozinha. Explore cada centÃmetro do meu cérebro. Tire minhas células, se necessário, e deixe-as crescer para que um dia um garotinho mudo possa gritar quando seu time marcar um gol, ou uma menina surda possa ouvir o som da chuva batendo em sua janela. Queime o mais que restar de mim, e atire as cinzas ao vento para que ajudem as flores a crescer. Mas se você quiser enterrar alguma coisa de mim, que sejam minhas falhas, fraquezas e todo preconceito que eu possa ter tido para com o próximo(...) E, se você quiser lembrar-se de mim, faça-o através de uma boa ação ou palavra amiga a qualquer pessoa necessitada.
Se você fizer tudo que pedi, viverei para sempre.
(Antônio Neves)
http://poemasdepaz.blogspot.com/
Um deu a coisa para o populacho e foi viajar e deixou a galera por conta e até nunca mais...outro deu e está a 'gerenciar' o seu negócio...
Medite nas palavras do texto abaixo:
Há problemas na vida que ninguém consegue solucionar, nem o pai, mãe, amigos ou o melhor médico do mundo, conseguem resolver. Nem você consegue resolver, mas Cristo pode, sabe por que?
porque Ele é poderoso.
Entregue sua vida a Cristo.
(Deus te abençoe).