Qual é a área mais difícil e complexa e avançada da matemática?

Gente, por favor não respondam dizendo qual a diferença das palavras "difícil" e "complexo". Por que a gente pergunta porque o pato tem asas, e chega um respondendo que o cavalo afundou no mar.

Seria a física-matemática?

Update:

Tirando dúvida de quem citou, eu estudo engenharia mecânica, estou prestes e me formar e amo matemática. Eu perguntei isso por motivo de curiosidade.

Comments

• A meu ver, a área da matemática que ainda vai dar muito trabalho para se desvendar é o estudo dos fractais. Neles estão as chaves da leitura matemática da natureza. Como disse Pitágoras: "Tudo no universo são números". Já o cientista Galilleo foi ainda mais profundo: "La mathematica c'e l"alphabetto per il cuale Dio ha scritto l'universe!" Realmente, a matemática é o alfabeto através do qual Deus ou uma inteligência cósmica escreveu todo o universo. E os fractais nos têm mostrado relações entre o que aparentemente é disconexo. É a área mais difícil porque é ela que está por ser descoberta, e descobrir o que está encoberto, desvelar o que está velado não é trabalho fácil. Quem assim o disser estará sendo temerário ou presunçoso.

A propósito, a Matemática e a LIteratura são meus dois amores. Quando me aposentar, quero estudar matemática, pelo gosto de estudar matemática, para descobrir, pelo menos um pouquinho, desvelar tantos mistérios que esta ciência linda e magnífica esconde de nós!!!

• Bom vamos desconsiderar a palavra difícil e considerar a complexa e avançada que eu creio que é mais o foco de sua questão.

Primeiro temos que observar que a matemática se divide em 2 grandes partes - Matemática Pura e Matemática Aplicada.

Na matemática Aplicada é aonde se utiliza com algum objetivo especifico, exemplo a matemática usada no comercio, na engenharia, na física, na química, a matemática financeira, a estatística, na computação, etc. Ou seja é uma matemática que se utiliza para solução de assuntos práticos. obvio que sua complexidade vai variar de acordo com o tamanho ou a questão do problema a ser calculado e resolvido.

Agora na matemática Pura seria a formulação de teoremas, axiomas, postulados e demais teorias dentro do universo da matemática mas sem a necessidade de se utilizar isso no mundo atual, no dia a dia. Exemplo os numeros binários já eram conhecidos a muito tempo, porem não se tinha utilidade prática para eles, com a criação de computadores os numeros binários foram essenciais para a boa utilização dos computadores. Eu creio que se você pesquisar sobre esse assunto vai perceber que não tem uma resposta única para sua questão. O estudo dos numeros primos por exemplo pode se aprofundar em um grau de complexidade muito grande e eles já são utilizados em códigos de criptografia e outras aplicações práticas. Modelos matemáticos de previsão do clima utilizando computadores de grande porte também tem um nível de complexidade grande. O estudo do conjunto de numeros complexos ainda não está completo e pode se descobrir um conjunto de numeros que esteja fora do conjunto dos numeros reais e numeros complexos; ou seja a matemática vai evoluindo a medita que a tecnologia avança, provavelmente com o advento do computador quantico vamos ter um novo campo cientifico e por consequencia alavancar uma matemática ainda mais avançada do que já temos no mundo atualmente...

• Não conheço alguém que conheça todas áreas da matemática (e como são muitas!) com profundidade suficiente para fazer um julgamento seguro.

Abraços,

Cientista Maluco

• eu acho que não existe uma parte que seja realmente mais difícil que outras, todas as áreas tem sua dificuldade e beleza, existe problemas que ninguém consegue resolver até hoje, isso em todas os ramos da matemática

• No curso de Matemática as disciplinas mais complexas são Análise no Rn e Topologia dos espaços métricos...Eita viagem!!!

• A matemática é apenas uma ferramenta, os profissionais da área durante anos aprendem métodos para utilizá-la, aprender matemática também é uma questão de tempo. Ela se torna complexa porque para podermos utilizá-la, temos que entender primeiro o problema, e alguns são bem complexos... Eu sou engenheiro, uso muito a matemática como ferramenta de trabalho e já conheci gente que não tem muito conhecimento de matemática, mas percebe com bastante facilidade os mecanismos que envolvem o problema e são capazes de perceber perspectivas que ninguém tinha pensado. Tem gente também que tem um conhecimento magnífico, mas quando se depara com o problema (um trabalho específico), sai criando equações, que na sua grande maioria não vão servir de nada....

• Esta é uma questão subjetiva; cada um vai ter sua parte mais difícil "preferida".

Além disso, para que alguém saiba julgar qual é a

área mais difícil da Matemática, esta pessoa teria que conhecer todas as áreas da Matemática.

Eu, pessoalmente, acho que o cálculo tensorial seja uma das partes difíceis da Matemática.

-----------------

Quanto à semântica: difícil e complexo são duas palavras diferentes mesmo.

Difícil (fácil é o antônimo) é uma coisa árdua de se fazer. Complexo (simples é o antônimo) significa complicado, com muitas facetas,

Ninguém tem dúvidas sobre coisas simples e fáceis ou sobre coisas difíceis e complexas.

É possível que algo seja difícil e simples. Exemplo: é simples perder peso; basta ingerir menos calorias do que gasta. No entanto, é difícil de fazer.

Geralmente as coisas complexas são difíceis; eu não conheço nada que seja complexo e fácil.

• Su,

ao meu ver tudo na vida é difícil.

Algumas pessoas tem mais facilidades que outras em determinadas áreas, então primeiro devemos seguir aquela a qual gostamos e por conseqüência temos mais afinidade.

porém, tudo depende dedicação, determinação e persistência.

Se começarmos da base, aprendendo direitinho e aos poucos formos nos aprofundando, você verá que nada é tão difícil, assim.

Exemplo:

Estou estudando Engenharia, nunca tinha visto logaritmos na minha frente, no entanto, encontrei uma apostila e, sozinha, com calma dedicação e persistência estou conseguindo aprender bem esta parte.

tudo depende do que gostamos, o que queremos e, quanto queremos.

com dedicação e vontade podemos tudo.

Boa sorte!

• isso é muito relativo..

alguns afirmam que o mais difícil é na área de engenharia..

eu até que acho tranqüilo (curso engenharia).

agora tem outras sub-áreas dentro da matemática, como financeira, estatística, e por aí vai.

Enfim, não sei qual seu objetivo com essa pergunta, mas se essa for uma preocupação para escolha na faculdade, não é o correto, pois se você tem receio de alguma área da matemática, talvez ela não seja seu futuro.

Abs e boa sorte!

• Não existe parte dificil em matematica...

Sign In or Register to comment.