Qual é o certo garfo na esquerda e faca na direita ou faca ne esquerda e garfo na direita???

Sempre tive essa curiodisdade vejo várias pessoas e umas comem com garfo na esquerda e faca na direita ou faca ne esquerda e garfo na direita....

me ajudem odeio comer fora já por essas dúvidas sempre como lanches

Update:

O meu único medo galera é de passar vergonha, mais não me importo muito com etiqueta não.

Comments

  • Se vc não tem facilidade para comer com o garfo na mão esquerda (vá treinando para outras ocasiões), o mais certo é a forma que vc comerá sem fazer estardalhaço (chamar a atenção para si).

    Eu já aprendi que devemos comer devagar, e sempre trocando o garfo a cada corte, ou seja:

    corte um pequeno pedaço de carne, com a faca na mão direita, descanse a faca e pegue o garfo com a mão direita e coma esse pedaço. Sempre tranqüila.(O contrário, qdo se é canhoto (sinistro)

    SÓ CORTE A PARTE QUE FOR COMER.

    NUNCA CORTE MAIS DE UM PEDAÇO .

    Alfaces não devem ser cortadas com faca, NUNCA.

    Se estiverem grandes, dobre-as com o garfo.

    Pão, só devem ser despedaçados (cada pequena parte que for comer)com os dedos e nunca cortados com facas.

    Guardanapos são para tocarem os lábios, delicadamente, sempre antes de se beber os líquidos. NUNCA esfregue na boca.

    CADEIRAS NÃO SÃO CABIDES: NUNCA PENDURE NADA nelas. Coloque sua bolsa ou agasalhos em uma OUTRA CADEIRA.

    (Pendurar coisas em cadeiras atrapalha outras pessoas passarem, principalmente os garçons).

    Salgadinhos, são pegos com a ponta dos dedos e o guardanapo fica na outra mão, posicionado meio embaixo deles, para que não caia pedaços no chão. (eu acho isso meio anti-higiênico até, mas demonstra sua delicadeza em não sujar o chão, tapete ou sofá, de sua anfitriã (a dona da casa ou de algum outro local da recepção).

    POR ESSES MOTIVOS QUE DEVEMOS COMER CERTO EM CASA para estarmos habituados, qdo sairmos de casa.

    O CHARME está em fazer com naturalidade e não em se esforçar para fazer certo porque vc sabe como é que deve fazer mas não está com "traquejo" (acostumada).

    As pessoas percebem qdo fazemos forçado e fica claro que vc não tem esses bons costumes no seu dia a dia.

    Depois que se esforçar um pouquinho e se acostumar, vc não conseguirá mais comer de forma relaxada.

    É tão bonito qdo alguém chega de surpresa em sua casa e vc está comendo uma bobagem na sala, na frente da TV, mas sua cadeira (se não tiver uma mesinha de centro ou de canto) tem uma toalhinha e vc está com o garfo, a faca e um guardanapo.

    Treine que isso só reverterá em lucro prá vc.

    Poderá ter que almoçar com o chefe e os colegas em alguma confraternzação de final de ano em outras oportunidades.

    Bom jantar. Bjs..

    .

    BOAS FESTAS A TODOS (AS) !!!!!

  • Paulinha, em 1° lugar você não vai passar vergonha, porque mais da metade das pessoas usam os talheres trocados...

    Eu disse trocados, não errados, já que essas regras são criadas para facilitar um convívio harmônico entre pessoas com cerimônia.

    Você já imaginou como ficaria a ceia de Natal sem nenhuma regra???

    Normalmente, as facas (1 ou 2) são colocadas à direita, e os garfos (1 ou 2) à esquerda, porque deve ser assim que você os usará.

    Se você não souber qual talher vai usar primeiro, pegue o mais de fora do prato, porque eles devem seguir a ordem de uso.

    Mas, se você se sente melhor usando o garfo e faca ao contrário (como muita gente), troque-os delicadamente, sem fazer alarde, e continue normalmente.

    Quando aparecer algum talher que você não conheça, pergunte à dona da casa, que ela vai achar ótimo esplicar a todos, e você não tem obrigação de conhecer tudo.

  • Paulinha

    Também tenho esta dúvida.

    Sei que, ao arrumar a mesa, o garfo fica à esquerda do prato e a faca à direita, com o corte virado em direção ao prato.

    Baseado nisso, acho melhor que a posição nas mãos acompanhe a da mesa: garfo na esquerda e faca na direita.

    Penso que nenhuma das possibilidades é a mais confortável. Levar o garfo à boca com a mão esquerda é meio sem jeito. Cortar com a faca na esquerda também é. Cortar com o garfo na esquerda e passá-lo para a direita a cada garfada também é.

    Ah! Essa tal de etiqueta nem sempre resolve os nossos problemas, não é?

    Feliz Natal e boas garfadas!

  • A faca é um dos talheres usado só para cortar os alimentos,portanto se você é destro use na direita ,se sinistro na esquerda. Na montagem da mesa ,faca do lado direito e garfo do lado esquerdo.

    Lembre-se :faca só deve ser utilizada para cortar e nunca para ajudar a colocar o alimento no garfo (Não faça o famoso "TOMBO"

    Parabéns,só erra quem não pergunta ou não encontra alguém para ensinar Estou à sua disposição>>>[email protected].

    "O alimento ideal,alimenta o ideal"

    Macedo

  • Garfo a esquerda e faca a direita é a regra de ouro. O objetivo é facilitar a alimentação, pois uma vez o garfo estando a esquerda para vc cortar algo ele está sempre pronto e se vc estiver com ele a sua direita a todo momento terá de fazer a troca dos talheres. Isso é regra geral de etiqueta, mas para pessoas canhotas a coisa funciona ao contrário e não é pecado algum vc comer "ao contrário", com as pessoas sabendo que vc não é destra. Mas, ficar trocando os talheres a cada tantos segundos para cortar alimentos é horrível.

    Abraços e boa ceia de Natal e Ano Novo.:) Só não vale comer com as mãos(afora pão, panetone e similares).

  • Dizem que o certo é a faca na direita, porque a maioria das pessoas são destras e a mão direita teria maior firmeza com a faca, mas eu particularmente acho uma frescura. Eu por ex. uso a faca na mão esquerda e não aceito ninguém dizer que está errado pelo simples fato de estar de um lado ou do outro.É só etiqueta, frescura, entendeu?

  • Depende se vc é destra ou canhota ;)

    =**

  • O certo é a gente ficar bem a vontade para saborear a deliciosa comida.

    Ficar preocupado demais com etiqueta tira o prazer de saborear o alimento.

  • Se você é dextra, ao utilizar faca e garfo, troca a posição do garfo: ele passa a estar na mão esquerda, já que a direita tem mais força para cortar os alimentos com a faca.

    Normalmente os esquerdinos é que utilizam o talher ao contrário_tem lógica, não é?

  • Não se importe com isso...

    Abraços.

Sign In or Register to comment.