Afinal de contas Einstein era ateu ou não?

Já li muitos artigos afirmando seu ateísmo e religiosos usando frases atribuídas a ele .Mais afinal ele era ateu ou não?

Eu quero saber como Deus criou este mundo. Eu não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero saber os pensamentos dele; o resto são detalhes." (Albert Einstein)

Comments

• Oi! Prezada Oi Eu sou a Alex.

Na minha opinião esse homem brilhante começou Religioso depois Deísta mais tarde um pouco mais forte que o Deísta foi agnóstico e por fim Ateu, mas para mim não importa o que tenha sido antes de seu falecimento, pois não ponho a Religião como patamar e sim o "Grande Homem Gênio Einstein".

Não me importa sua Crença ou não Crença e sim sua inteligência qual muito significou para a nossa evolução, assim como valorizo o brio de Bill Gates que da estaca zero tornou-se um "Ícone Mundial". Valorizemos o ser humano e jamais sua Religião ou seu Ateísmo. Perdoe-me mais faltei com respeito com a sua indagação e sai positivando a todos, porque para mim todos estão certos. Agora só me resta positivá-la destacando sua indagação.

Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

• Pra mim ele sempre andou em cima do muro.

O que por seus muitos estudos nao deixa de ter razão.

• ele era deísta!!!

O q o avatar de gato colocou é verdade Einstein era leitor de Espinosa!

Ja tive a oportunidade de ler Espinosa!

Ateu é não crer em deuses e Einstein cria numa força superior de eqilibrio do universo!

Ateu ele nao era! Mas tb não era teísta pois não cria no deus antropomorfo (velho barbudo com sentimentos humanos).

Logo, ele era deísta! Cria numa energia de eqilibrio do universo (nao humanizada) q pode mto bem ser chamada de deus (ou deusa).

• Por tudo que ja li, e pelo que acho que sei, Einstein era ateu sim.

• ele era panteísta, ou seja,. ele acreditava em um deus que se manifestava através da natureza e de seus acontecimentos, não num ser todo poderoso que vigia a humanidade.

"Acredito no Deus de Spinoza, que se revela na harmonia ordenada daquilo que existe, não num Deus que se preocupa com os destinos e as ações dos seres humanos". A. Einstein

• Oi Alex!

Einsten era agnóstico. Ele acreditava num deus, mas não no nosso Deus da bíblia. Ele acreditava em deus seguindo a mesma linha de pensamento de Espinosa, um filósofo. Embora muitas vezes ele tenha dito frases como "Deus não joga os dardos"... enfim, poucas informações constam a respeito da religião dele, mas o q eu sei eh q ele era agnóstico...

Bjo =***

• Houve um periodo que ele acreditava em deuses sim, mas ele morreu ateu antes da sua morte ele escreveu uma carta atacando a Deus, por mais que as pessoas neguem ele morreu ateu.

• Einstein, tal como ensina a doutrina espírita, não via Deus como um ser antropomórfico, com sentimentos e emoções humanas, isto é, orgullhoso, vingativo, irascível, preconceituoso, sectarista, injusto, etc.

• Há alguns meses, foi leiloada a carta em que Einstein se declarava ateu.

Carta de Einstein para o filósofo Eric Gutkind, de 3/1/1954

“A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis”

-Albert Einsten

AGORA a carta inteira:

"... Eu li uma grande parte do seu livro nos últimos dias, e agradeço muito por tê-lo mandado. O que me chamou especialmente a atenção foi isso. Com respeito à atitude de fato em relação à vida e em relação à comunidade humana nós temos muito em comum.

... A palavra Deus é para mim nada mais do que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honoráveis mas ainda assim primitivas que são, do mesmo modo, muito infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil seja, pode (para mim) mudar isso. Estas interpretações sutilizadas são altamente influenciadas de acordo com sua natureza e tem quase nada a ver com o texto original. Para mim a religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação das supertições mais infantis. E o povo judeu ao qual eu felizmente pertenço e com a mentalidade do qual eu tenho uma profunda afinidade não tem, para mim, qualquer qualidade diferente dos outros povos. De acordo com minha experiência, eles também não são melhores do que outros grupos humanos, embora sejam protegidos dos piores cânceres por falta de poder. De outra forma, eu não posso ver qualquer coisa "escolhida" a seu respeito.

No geral, eu acho doloroso que você clame uma posição privilegiada e tente defender esta idéia através de dois muros de orgulho, um externo como um homem e um interno como um judeu. Como um homem você demanda, de certa forma, uma dispensa da casualidade de outra forma aceita, e como um judeu o privilégio do monoteísmo. Mas uma casualidade limitada não é mais, de forma alguma, uma casualidade, como nosso maravilhoso Spinoza reconheceu incisivamente, provavelmente o primeiro a fazê-lo. E as interpretações anímicas das religiões da natureza não são, em princípio, anuladas pela monopolização. Com tais muros nós só podemos alcançar uma certa auto-ilusão, mas nossos esforços morais não são melhorados por eles. Pelo contrário.

Agora que eu abertamente expus nossas diferenças em relação às convicções intelectuais, é ainda claro para mim que nós somos bem próximos no que se refere às coisas essenciais, ou seja, na nossa avaliação do comportamento humano. O que nos separa são somente proposições intelectuais e racionalizações na linguagem de Freud. Desta forma, eu acho que iriamos nos entender muito bem se falássemos de coisas concretas. Com agradecimentos amigáveis e os melhores desejos.

Seu,

A. Einstein"

ERA ATEU

• Provavelmente era deísta...

Muita gente briga horas querendo saber do 'Deus de Einstein", cá eu simplesmente não consigo ver como isso é relevante...

Paz de Cristo

Sign In or Register to comment.