Por que o preço do petróleo que chegou à U$140, em julho, agora está U$ 100 mais barato? Como pôde!?
Estou tentando ler um relatório da Stratfor.com e parece fazer sentido.
Depois eu tento resumir. Mas, o que vocês pensam sobre este mergulho?!
A OPEP acaba de diminuir a produção em 2,2 bilhões de barris a partir de 1 de janeiro de 2009.........to no avail!, como diriam os americanos. Os preços continuam a cair, o mercado parece não tomar conhecimento de uma regra básica ,ensinada no 1º ano de economia: A escassez dita as regras do mercado.
Será que , de todo jeito, houve escassez quando os preços dispararam pelo teto afora?!
E quem se habilitará a cortar produção quando todo mundo quer ....DINHEIRO!!?!
It's a quite awsome conundrum!
)
Update:ÁCIDO SULFÚRICO
Não, eu não entendo nada de economia! Mas eu estava jogando com suas leis e o que você diz faz....até!...sentido!
)
Update 3:ZÉ
Sim, e parece que esta crise.......esta morte do capitalismo....como querem os petralhas....afinal está fazendo um grande bem ao mundo.
Os EUA estão repensando sua industria automobilística. SUVs são out, híbridos e econômicos são in!
O Chaveco levou uma mordida que pode grangrenar.
O Ahamdjnejad pode ficar mais dócil para com a IAEA e países da EU e EUA.
Se a recessão não for severa até que valerá a pena este susto.
Abs.
Update 5:ACABO DE LER O RELATÓRIO
Está aqui. Tem alguns bons insights.
Está em inglês.
Comments
Ed
Ctrl C + Ctrl V
Ficou meio extenso, mas acho que vale a pena ler.
Entenda a variação nos preços do petróleo
A BBC preparou uma série de perguntas para ajudar você a entender o mercado.
- A cotação do petróleo no mercado internacional vem caindo desde julho, quando atingiu o ápice de US$ 147. Seis meses depois, o barril já está mais de US$ 100 mais barato.
Preocupada com isso, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou um corte recorde na produção, de 2,2 milhões de barris, que deve passar a vigorar em janeiro de 2009.
A BBC Brasil preparou uma série de perguntas e respostas para ajudar você a entender a alta do preço do produto e os cenários para o mercado de petróleo no futuro.
Por que os preços subiram tanto até julho?
Economistas costumam dizer que o preço de um produto é resultado da relação entre oferta e demanda. De fato, essa é uma das raízes da alta na primeira metade de 2008.
A demanda por petróleo aumentou, especialmente por parte da China e da Índia, países que nos últimos anos vêm registrando uma alta taxa de crescimento econômico.
Por outro lado, a cotação do petróleo também é influenciada por problemas enfrentados pelos países exportadores. A indústria petrolífera e os oleodutos na Nigéria e no Iraque, por exemplo, costumam ser alvo de ataques.
Devido a esses problemas, cresce a preocupação de que a oferta não vá suprir a demanda, e o preço sobe.
Por que os preços caíram tão rapidamente nos últimos meses?
Economistas acreditam que isso ocorreu por causa da crise financeira global.
Na metade do ano, começaram a surgir sinais de que havia problemas na economia dos Estados Unidos e, desde então, diversos países foram obrigados a adotar medidas para tentar frear o desaquecimento econômico.
Em uma crise econômica, diminui a oferta de crédito e as pessoas e empresas evitam investir no que não consideram essencial.
Isso acaba levando a uma queda na demanda por petróleo, algo que vem ocorrendo em todo o mundo.
Como há menor demanda, diminui o preço do produto.
É tão simples assim?
Seria, se as pessoas soubessem exatamente quanto petróleo existe. Essa é uma variável importante, que pode influenciar os preços no futuro, revertendo as baixas que estamos vendo neste momento.
Além disso, não há dados confiáveis sobre quanto petróleo os países guardam em suas reservas para o caso de emergências, nem quanto petróleo exatamente é consumido no mundo.
Por tudo isso, o que influencia verdadeiramente os preços é a percepção que as pessoas têm da oferta e da demanda, e não esses dois fatores em si.
.....
à única e exclusivamente devido a PURA ESPECULAÃÃO.
Qualquer outra desculpa é balela, vem uns caras querendo falar bonito, dizendo que é oferta e procura, é bolsa de vlores e blábláblá.
Cara se você produz 10X de algo e tá todo mundo comprando e o preço subiu por isso, o correto é você produzir 10X + N para suprir a demanda e aproveitar para ganhar mais. Se você produz 10X, estão consumindo os 10X e o preço caiu e você reduz a produção para forçar um aumento de preços, à ESPECULAÃÃO.
Vc não aprendeu nada de economia
A escassez dita o preço de um produto comum,petróleo é uma commodity,comercializada no mundo inteiro
Não interessa se o xeque árabe enfia uma picareta no chão e jorra petróleo ou se a Petrobrás extrai petróleo de 3000 m de profundidade,ele vale o preço cotado na bolsa de Londres
Além disso,o preço do petróleo é negociado no mercado futuro e no mercado a termo,há especulação sobre o preço do barril de petróleo,assim como ocorre com ações e demais commodities
bom, eu pensaria que a produção foi forçada a diminuir pela queda da demanda, não? por algum motivo bizarro o petróleo não está mais vendendo tanto.
isso me lembra muito a crise do café no Brasil, quando eles armazenavam os grão pra retirar produto do mercado e forçar a manutenção dos nÃveis de preço do produto.
coisa que não dá pra se fazer por muito tempo...
por quento tempo será que eles estão forçando os preços do petróleo?
será que a busca de combustÃveis alternativos está paying off? afinal os fornecedores de petróleo dos EUA são todos inimigos (mais ou menos) e é uma questão de segurança pública que o maior consumidor da parada encontrasse alternativas.
tem muito produtor de petróleo, talvez, no mercado?
Não há de fato, ainda, uma escassez de petróleo no mundo: essa "escassez" é provocada artificialmente pela diminuição da produção, uma vez que a demanda também cresce aos poucos.
Com a famigerada crise, o consumo internacional - ou pelo menos o crescimento do consumo - diminuÃram razoavelmente, forçando os produtores a abusarem menos nos preços. Mas aÃ, quando viram que já estavam vendendo "barato" demais pro tanto de lucros que esperavam, cortaram a produção, de modo a criar artificalmente uma maior pressão - ou demanda.
Oi Ed,
O consumo caiu, evitar dirigir e econômico. Eu quero mesmo q a dependência do petróleo afunde se.....Bjs da Gigi
Oi Ed,
Endosso todas as palavras do Zé porque estou sempre aprendendo com ele. O meu amigo sabe tudo mesmo e tudo o que ele disse faz o maior sentido.
Um abraço,
a única coisa que dá para acreditar é que o preço do petróleo sempre será fruto de especulação nas espectativas dos governantes, das petrolÃferas e dos detentores das reservas mundiais...
quanto as cotações do mesmo, apenas vejo que são iguais às atitudes do petismo....
mentem para fingir que são valorizados....
e para a "petobrás" gastar mais em propagandas....
lembram do "valerio-duto" do petismo???sumiram com o Gushiken, o japones louco por trinta por cento....
Porque os Americanos não deram mais dinheiro para os venezuelanos e iraquianos e Irã. diminuiu o consumo quebrou a Bolça e deu um prejuizo mundial e o Petróleo caiu lá em baixo.
Viva o poder. Quem pode faz não espera acontecer. E coitado dos investidores de fundos de pensão.
não precisa gastar fosfato ,quem elevou o preço do petróleo e a mesma mãozinha que fez o mesmo cair e ainda conseguiu derrubar as bolsas de quase todo o mundo menos a dele