De que vale um casamento nos dias de hoje?

Nem a tradição ele alimenta mais?

Comments

• não tem muito valor,não

é um mero contrato,

talvez a tradição(que voce citou)seja mesmo a ultima fagulha que ainda o sustenta

mas é estranho(e paradoxal) porque parte da culpa cabe á sociedade em torno dessa imposição ás pessoas que chegam á idade adulta (quando vc encontra um conhecido na rua uma pergunta clássica é:''E aí,casou?''

o casamento acaba sendo uma coerção social,se voce não casou é porque foi preterido

o resultado dessa forçação de barra são uniões sem nenhuma afinidade,''só pra dizer'' por isso que pipocam hoje em dias os divorcios

• Hoje em dia, casamento deveria se chamar separamento.. É uma convenção que só faz as pessoas gastarem dinheiro, desperdiçar energia, perder tempo com uma pessoa que, às vezes, nem vale a pena...

Eu respeito a vontade de todos em querer casar, ostentar luxo e riqueza durante uma festa, e tal, mas pra mim, casamento é uma instituição que beira a falência..

Abçs!

• desculpa incomodar, mais refiz meu texto. Sera que vc poderia dar uma olhada?

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ai...

Obrigada

• Apenas uma tradição, nada além disso, eu já me casei e não me casaria de novo, fiquei pouco tempo casada e foi o suficiente pra ver que isso tudo é uma ilusão, hoje sou feliz do jeito que estou e não tenho a menor intenção de cometer esse erro de novo. Já viu aquele ditado ? " O inteligente aprende com os próprio erros, então se casa uma vez e nunca mais se casa, já o sábio aprende com os erros dos outros e jamais se casa ". Por melhor que seja a pessoa que vc se casa, com o tempo, o tédio toma conta, a rotina toma conta, não temos mais aquela emoção das desobertas. Muita gente condena os artistas por trocarem muito de parceiros, eu por exemplo era uma que falava mal, julgava, mas hoje vejo que eles sim estão certos, ficam junto enquanto estão realmente felizes, e quando isso acaba eles terminam, sem medo de ser feliz, sem medo de seguir em frente, sem medo de ficarem sozinhos, como se diz: "Amor ou medo de ficar sozinho?". Amor de verdade é só de mãe pra filho, filho pra mãe, irmão pra irmão (isso quando ele existe). Mas relacionamentos afetivos/sexuais são paixões, que com o tempo acaba, e muita gente fica insistindo naquela infelicidade só pra não dar o braço a torcer, e ficam infelizes pra o resto da vida, nossos avós eram assim, a época deles era diferente, hoje não precisa ser assim, o importante é ser feliz sem passar por cima da felicidade dos outros, sem dogmas, sem acomodação. Eu não acredito no amor incondicional entre um homem e uma mulher, mesmo porque o amor verdadeiro só existe se for incondicional, e o amor incondicional não acaba. O que existe são afinadades, atração física, paixão, e isso tudo acaba. Quem ama a si mesmo, parte pra outra, mas quem quer ficar mostrando pra sociedade que tem um casamento feliz, tem um destino infeliz, frustrante. Temos que ser feliz pra nós mesmos e não para os outros, isso é o mais importante. Isso é apenas ser REALISTA, e quem já viveu mais de 30 anos, sabe disso.

• Isso não é a questão, pois é uma coisa individual de ambos casais.

Se você se valoriza e tem um companheiro que te de valor, e que ambos tenha seus valores e confiança, não há problema nenhum de casar...

Mas tem pessoas que fazem isso por luxo, festas... não sabem o real sentido.

• Divisão de bens. Dependência financeira. Eu acho que se houver amor entre duas pessoas nem precisa de casamento. Basta ambos viverem juntos.

• Para serem válidos os casamentos supõem a plena liberdade dos nubentes

As etapas, que em nossos dias precedem o casamento, são do namoro e do noivado.

O casamento tardio deveria ser mais responsável. Há namoros sérios em que existe respeito entre os adolescentes e jovens, com as normais demonstrações de uma amizade mais profunda, de um amor que não chega às intimidades próprias da vida conjugal. Há, lamentavelmente, a cada dia, mais exceções, com uma entrega de corpos que freqüentemente leva a uma gravidez prematura, estando a jovem adolescente psicologicamente despreparada para se tornar mãe.

O namoro deveria voltar a ser um tempo em que os que se encontram e se amam caminham, lado a lado, dedicados aos seus estudos, procurando conhecer melhor um ao outro, superando os próprios defeitos, comungando dos mesmos ideais quanto à vida comum e aos filhos, com momentos de um honesto lazer a dois.

Passados alguns anos de namoro, percebendo o rapaz e a jovem que já se conhecem suficientemente bem, decidem-se por oficializar o noivado, com uma comunicação oficial aos pais da jovem. Esse é o sentido verdadeiro do noivado em que, com freqüência já estabelecem o ano, o mês e o dia do casamento.

Nem o namoro nem o noivado conferem ao rapaz e à moça direitos próprios de marido e esposa, de uma vida íntima com encontros sexuais, fruto de cega paixão e não de verdadeiro amor. Este, como já disse, é feito de respeito pela pessoa amada, é paciente e felicitante, somente florescendo em uma nova vida quando realizado o casamento e constituída a família. Não é o que vem acontecendo com muita freqüência nestes tempos de liberação sexual da mulher e de preservativos distribuídos à farta pelos governantes, ou adquiridos pelos namorados e noivos.

Uma possível gestação antes do casamento é fato que marcará, negativamente e para sempre, a vida dos namorados e noivos. Particularmente a da jovem, que arcará com o maior peso da gravidez, desejada ou não.

Sintetizando, diria que os anos e o tempo do namoro e do noivado devem levar os jovens muito mais à contemplação e ao encantamento mútuo, aos sonhos e planos, do que às intimidades, frutos de uma paixão sempre grave, que acabarão deixando profundas marcas em ambos, ou pelo menos na jovem, por toda a vida futura

• É verdade...

A lua de mel é antes e o casamento é depois...

• Na moral casamento hoje e so pra passar o papel e dividir os bens pois e isso aí...

Ninguém liga mais pras tradições!!

• serve sim para o casal temente a deus isso é muito importante

Sign In or Register to comment.