Trabalho de Português Tema: CRASE?

Eu Preciso de mais um Exemplo Para Cada Regra Do Crase!

Agradeço a quem me responder Obrigada :)

Casos em que não se ocorre crase

a) Diante de Substantivos Masculinos

Ex: Ele gosta de Andar "a" "pé"*

b)Diante de verbos.

Ex: Estavamos Prestes "a sair" de casa*

c)Diante de Artigo Indefinido e Pronomes Indefinido

Ex: Suas obseervações Fizeram-me Chegar "a uma" conclusão*

d)Diante de Pronomes do Caso reto e do caso oblíquo e de alguns pronomes de tratamento que repelem o artigo

Ex: O jUiz cedeu o terreno "a" vossa senhoria*

e)Quando o A no singular encontra-se diante de palavra no plural, fornecendo à expressão um sentido genérico.

Ex: Gostaria de Assistir "a óperas"*

f) Nas Expressões Formadas por palavras repetidas.

Ex: Os Inimigos Encontram-se "Frente" a "Frente"*

CASOS EM QUE SEMPRE OCORRE CRASE

a)Nas Locuções Adverbiais, Prepositivas e conjuntivas femininas em que aparece o A ou AS

EX: À Direita, À Esquerda*

b)Nas Expressões "á modo de","à maneira de"., ainda que estejam subentendidas

Ex: Serviu Arroz "à grega" no jantar*

c) Na Indicação de Horas

ex: O Avião Pousará "às" 15 Horas*

Comments

• CASOS EM QUE NÃO OCORRE CRASE:

a) Diante de Substantivos Masculinos

Ex: Seus pais estão 'a caminho' de casa.

b) Diante de verbos

Ex: Aquele homem estava 'a correr'.

c) Diante de Artigo Indefinido e Pronome Indefinido

Ex: Dei dez reais 'a um' amigo.

d) Diante de Pronomes do caso reto e do caso oblíquo e de alguns pronomes de tratamento que repelem o artigo

Ex: Pedi um conselho 'a eles'.

e) Quando o 'a' no singular encontra-se diante de palavra no plural, fornecendo à expressão um sentido genérico

Ex: Chegou 'a conclusões' enganosas.

f) Nas expressões Formadas por palavras repetidas

Ex: Os conflitos do 'dia a dia' são quase sempre árduos.

CASOS EM QUE SEMPRE OCORRE CRASE:

a) Nas Locuções Adverbiais, Prepositivas e conjuntivas femininas em que aparece o 'a' ou 'as'

EX: À vontade.

b) Nas Expressões "à modo de", "à maneira de", ainda que estejam subentendidas

Ex: Preparei filé à parmegiana para o almoço.

c) Na Indicação de Horas

ex: Voltarás às quinze horas?

• Temos vários tipos de contração ou combinação na Língua Portuguesa. A contração se dá na junção de uma preposição com outra palavra.

Na combinação, as palavras não perdem nenhuma letra quando feita a união. Observe:

• Aonde (preposição a + advérbio onde)

• Ao (preposição a + artigo o)

Na contração, as palavras perdem alguma letra no momento da junção. Veja:

• da ( preposição de + artigo a)

• na (preposição em + artigo a)

Agora, há um caso de contração que gera muitas dúvidas quanto ao uso nas orações: a crase.

Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.

Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto.

Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.

É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”.Veja:

Exemplos: Sairei às duas horas da tarde.

À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.

Quero uma pizza à moda italiana.

Importante: A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).

• Na crase junta um artigo definido ou indefinido com uma conjunção.

Ex: Ele não foi a aula a á uma semana.

Na crase:

"Ele não foi a aula "há" uma semana".

Outro exemplo:

Ele sempre foi a as pregaçoes.

Na crase:

"Ele sempre foi "nas" pregaçoes".

Junta artigo definido/indefinido a e nas + a conjunçao á = fica uma só oraçao subordinada.

Sign In or Register to comment.