É possível um deus pessoal e antropomórfico existir?
O deus das principais religiões (inclusive o deus cristão) é considerado uma pessoa semelhante ao homem, um espírito, com um "eu" separada de sua criação, tal deus seria possível? vejamos:
Se existisse um deus em princípio espiritual com forma humana, tal deus deveria ser constituído de algo que lhe desse tal forma, então tal substância lhe seria precedente e deus não teria criado todas as coisas...pior ainda se um deus antropomórfico existisse, órgãos como nariz, boca e olhos não fazem sentido numa criatura onipotente.
Mas a maior impossibilidade existe num deus pessoal apartado de sua criação, se deus é uma pessoa distinta de todos nós, então inexiste livre-arbítrio, eis que ele saberia de nosso destino antes de nos criar e criaria nosso destino mesmo, já se fossemos um pouco de Deus, então inexistiria tal incompatibilidade.
Outro problema estaria na física quântica, se existisse um deus apartado do Universo, então jamais as elétrons, prótons e nêutrons, poderiam se portar como ondas, eis que um observador consciente, ao vê-las, as faria colapsar em uma partícula, somente um Deus que é parte de tudo poderia evitar tal fenômeno pois aí seria parte do sistema físico, imanente.
Então o que pensam?
Update:luferom, não disse que Deus não existe, muito pelo contrário, que Ele existe e é parte da sua criação, se confunde com o Universo e conosco mesmo; que é um Princípio, uma Causa Inteligente; não um ser de barbas cabelos e bigodes...
Comments
Olhe, veja do meu ponto de vista:
Deus é único, poderoso e criou o Universo.
Eu sou único. Não sei se sou poderoso, mas o Universo já existia antes de mim.
Logo, Deus é um, eu sou outro, e d'Ele... concorrente.
Assim, não é apenas possível um Deus pessoal e antropomórfico... é inexorável, e evidente.
Deus existe.
Quem não sabe d'Ele sou eu, e .... como me sinto poderoso e infalível... a culpa não é d'Ele... mas minha.
Ele é grande.
Eu sou igual a Ele.
Mas... Ele é grande.
O pequeno.... sou eu.
Jamais!
Não são palavras difíceis e teorias aparentemente complexas que farão com que deus exista.
De maneira nenhuma... A confusão vem do "a sua imagem e semelhança" aí tentam colocar Deus parecido com humanos... Deus é espírito assim como nós o somos, tá aí a semelhança.
PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR: Como pode surgir ordem do caos ? Existe efeito sem causa ? – CITEM APENAS UM ÚNICO EXEMPLO FORA DEUS ? (A Causa não causada de todas as causas, conforme definiu Platão).
Sir Fred Hoyle disse que:
“É mais fácil um tornado varrer um depósito de sucata e construir um Boeing 747 com o material nele contido do que formas superiores de vida emergirem através dos processos evolutivos casuais ...”
A teoria do Big Bang (1927), decorre da teoria da relatividade geral mas que não tem sido confirmada pela observação.
Existem vários problemas:
1)- Em primeiro lugar, as mesmas observações (v.g. radiação cósmica de fundo) podem corroborar diferentes modelos cosmológicos, ao passo que podem faltar observações essenciais à conformação do modelo (v.g. antimatéria; hiperesfera 4-D; mais buracos negros) e podem existir observações não preditas pelo modelo (v.g. momento angular do sistema solar; quantização das “redshifs” das galáxias; polarização das ondas de rádio das galáxias; anisotropia da radiação cósmica de fundo, presença de galáxias maduras pouco depois do Big Bang).
2)- Em segundo lugar, o Big Bang não explica como é que surgiu a singularidade inicial, obtida por simples mas hipotético “rewind” do Universo. Além disso, a teoria do Big Bang não nos diz qual a origem da partícula infinitesimal que condensava o espaço, o tempo, a matéria e a energia.
3)- Não nos diz o que é que gerou a hipotética explosão. Não explica como é que uma explosão pode ter criado um Universo de baixa entropia, quando todas as explosões que conhecemos aumentam a entropia.
4)- Não explica o que é que gerou a inflação do Universo, necessária para resolver o chamado “problema do horizonte”, nem como é que ela terá sido interrompida (problema da “saída airosa”).
5)- Além disso, o Big Bang não consegue explicar de forma convincente a origem das galáxias, das estrelas, dos “planetesimais", do sistema solar, etc., como reconheceu, desde logo, Stephen Hawking em sucessivas obras.
Por essas e por outras, Joseph Silk afirma, no seu livro The Big Bang, que se trata de uma teoria sem um princípio.
CONCLUSÃO:Tudo isso mostra que a teoria não funciona no mundo real.
"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)
Visite e deixe seu comentário em meu blog:
http://berakash.blogspot.com/search/label/Ate%C3%A...
DEUS FOI CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE HOMENS AMBICIOSOS, SANGUINARIOS E SEDENTOS DE PODER