resumo ou dicas sobre redação: narração, descrição e dissertação? como avaliar melhor meus alunos?
Preciso de um resumo mais detalhado sobre redação e como trabalhar dentro do erro dos meus alunos, para que eles melhorem. Em todos os aspectos, narração, dissertação e descrição. Agradeço a quem puder responder.
Update:Sou universitária e estou sendo assistida por uma professora de português, terei de corrigir 500 redações, observando todos os detalhes, para poder avaliar melhor os alunos, tenho muitas certezas, e incertezas também. Recebi algumas dicas e agradeço desde já aos colegas solidários. Valeu mesmo!!!!!!!
Comments
Não, perae, nem me atrevo a perguntar se você é professora. Está exercendo um cargo e nem tem idéia de como acompanhar sua metodologia? Que quadro triste esse, não?
Vou responder uma parte, porque a instrumentalização do tema você encontra em livros. Procure as livrarias e peça livros didáticos sobre os temas do seu interesse.
Uma maneira prática de identificar o potencial ou as deficiências dos alunos consiste em pedir a eles uma redação sobre determinado tema, devendo ter pelo menos 60 linhas. Depois peça outra redação, sobre qualquer tema definido por eles, emm 60 linhas também. Analise bem a primeira redação, analise a segunda e compare os dois textos, procurando identificar quais os erros mais comuns de cada aluno. A partir desta identificação, você pode direcionar o aprendizado. Vai notar o seguinte: nem todos têm a mesma dificuldade. Uns sabem mais, outros, menos. Você precisará dar atendimento individual a cada um, se deseja ajudar a todos.
1-A descrição é uma caracterização: o redator apresenta caracterÃsticas de alguma coisa: de uma pessoa, de um objeto, de uma paisagem, de um bicho, de uma planta, de um ser imaginário etc. - caracterÃsticas que você percebeu e que, com o seu texto, leva o leitor a perceber. A redação descritiva trabalha com a nossa capacidade de percepção, enquanto sujeitos que estamos ao contato sensÃvel com o mundo.
Tradicionalmente, as descrições são classificadas pelo assunto que abordam. Nessa classificação, dois tipos se destacam: a descrição geográfica e o retrato. A descrição geográfica trata da aparência das coisas não humanas tal qual se dão à percepção. O retrato trata das aparências do ser humano, enquanto indivÃduo ou tipo, tanto fÃsicas como de caráter e ideologia.
Descrição objetiva: quando o objeto, o ser, a cena, a passagem são apresentadas como realmente são, concretamente.
Descrição subjetiva: quando há maior participação da emoção, ou seja, quando o objeto, o ser, a cena, a paisagem são transfigurados pela emoção de quem escreve.
2-Enquanto na descrição predominam os substantivos e adjetivos a narração enfatiza o verbo, pois sua função é contar, relatar um fato ocorrido, presente ou por acontecer. A narrativa é uma descrição abstrata e complexa que substitui o objeto estático pela dinâmica do acontecimento ou transformação das coisas: uma partida de futebol, a construção de uma catedral, a queda de um ditador. Na narrativa o objeto deixa de ser concreto e único para se transformar na relação factual entre sujeito e predicado.
3-A dissertação por sua vez, atinge uma complexidade lógica ainda maior, pois seu foco abandona o mundo concreto para se concentrar no plano dos significados. A dissertação expressa uma opnião, um ponto de vista, um julgamento sobre o objeto descrito ou sobre o fato narrado. Não se passa a dissertação no mundo extenso, mas no foro Ãntimo do sujeito, a dissertação interpreta a realidade.
Boa sorte com seus alunos
Tem um bom curso em http://www.eadvirtual.com.br/