Gato Idoso - Que problemas poderão ser?
Eu tenho um gato que está a fazer agora perto de 10 anos. O problema é que desde há uns tempos para cá emagreceu bastante. Era um gato gordo, com pelo brilhante e saudável.
Agora está magrissímo, com o pelo feio, para além de o pelo ter perdido quase a cor toda. Era um gato com a pelagem escura e agora está bem mais clarinho.
Para além disso, deixou de fazer as necessidades nos locais habituais, passou a fazer dentro de casa, apesar de todos os esforços para isso não acontecer. Parece que se tiver no jardim vem a casa fazer no corredor. E as fezes dele.. Coitado,são praticamente liquidas e com um cheiro terrível.
Aqui há dias também surgiu outro problema, tem um halito horrível, mesmo muito mau, para além de parece que está sempre a tentar descolar a língua da boca.
Anda sempre gelado, mas se possível quer estar sempre no colo.
Queria levâ-lo ao veterinário, mas não tenho dinheiro para isso, e como o gato não é muito famoso cá em casa, não posso pedir aos meus pais!
Ajudem por favor! Tenho medo que tenha algo grave! Já perdi dois gatos este último meio ano, atropelados.. n pode evitar, mas quero evitar ficar sem o Pimento!
Ajudem-me!
Update:Para que fique bem claro eu já tenho feito enormes esforços pelo Pimento. Alias, por todos os meus gatos. Já tive que vender algumas coisas para tratar de um gato que tinha uma infecção urinária. Custou-me os olhos da cara. Mas faço tudo o que posso para tratar deles Não existe ninguém no mundo que trate melhor e ame mais os gatos quanto eu. Mas não tenho mesmo possibilidade para levar os meus gatos com muita frequência ao vet. Nem existe por aqui hospitais veterinários. Infelizmente a zona onde moro trata os animais pior que lixo. Todos os gatos que já tive até hoje sou eu que os salvo da rua. Da fome, dos maus tratos.
Mas infelizmente o dinheiro faz girar o mundo, e por muito amor que eu tenha por eles, não posso ir roubar carteiras.
Sofro horrores ao ver os meus gatos sofrer. Faço tudo o que posso para lhes dar uma vida digna.
Só queria que a dor que o Pimento sente passasse para mim. !
Comments
o caro e o barato são relativos ao seu apreço...pra outras coisas garanto que vc dá um jeito...
ele está doente sim, tem problemas nos dentes que tem que ser tratado, está incomodado com isso e isso está desregulando seu intestino (que é bem mais sensível nessa idade), seu desconforto em defecar o faz MOSTRAR PRA VC, FAZENDO DENTRO DE CASA, O QUANTO ELE SE SENTE MAL... tente interpretar os sinais que ele te dá... ele não vai chegar pra vc e dizer: "pô meu dente tá doendo pacas, to com dor de barriga, me leva no veterinário por favor...", defecar em casa é o jeito que ele tem de alertá-lo...
nessa idade cuidados extras são imprescindíveis, como ração sênior, adaptada ao sist. digestório dos idosos, além do mais gatos a partir dessa idade perdem a acuidade de seus sentidos, tendo a ração de ser mais palatável para que o gato tenha interesse em comer......, o pêlo e a perda de peso também são um reflexo da subnutrição, desconforto, e consequentemente depressão...
leve-o ao vet, nem todos são mercenários, muitos querem ajudar, peça adiamento, parcelamento, desconto...ou vá a um hospital veterinário universitário...caso haja por aí...
espero que se dê conta do pedido de socorro dele...ele te fez feliz por uma DÉCADA, o que vc pode fazer para lhe retribuir??
Bom, emagrecimento, e fezes com cheiro forte podem ser indicios de vermes...Independente de qualquer coisa gatos devem sempre estar com a vermifugação em dia, deve-se dar uma dose de vermifugo (o Drontal é o melhor de todos!) e repetir a dose em 15 dias de acordo com o peso do animal é claro...Deve-se desverminar todos os animais da casa ao mesmo tempo de 3 em 3 meses....Comece por aí, pode ajudar bastante, se não puder vermifugar todos, dê o vermifugo ao menos para o Pimento, vai ajudar muito...
Em relaçao ao mau halito, provavelmente ele deve estar acompanhado pela perda dos dentes, infelizmente só é possível garantir que o animal tenha dentes saudáveis e um halito bom quando é feito cuidados durante toda a sua vida, com escovação regular (assim como nós os animais tbm precisam escovar os dentes!), alimentação de qualidade e limpeza de tártaros ao menos uma vez por ano...com estes cuidados desde que o animal é filhote até a idade adulta consegue-se garantir a saúde bucal dele....infelizmente nem todo mundo tem como bancar limpeza de tártaros todo ano ou ter tempo para escovar os dentes do animal ao menos uma vez por dia....
Acima de tudo, sim ele precisa ser visto por um veterinário, uma consulta não ficará assim tão caro, sairá entre 20 a 50 reais dependendo do lugar onde mora...Se realmente não o tem, apele para um familiar ou um amigo, certamente ninguém lhe negará auxilio...OU converse na clinica veterinária, mediante casos de pessoas que não tem como pagar eles parcelam o pagamento em até 4 vezes, já ajuda bastante!
Algumas coisas sobre gatos idosos que podem ajudar vc:
Seu gato, independente da idade, pode ter boa saúde, pelagem boa, bons dentes, olhos brilhantes, ser alerta e rápido, ter movimentos suaves do corpo.
O gato idoso irá gostar de mais horas de sono, de lugares ensolarados e quentes, tranquilos, aonde possa se deitar e relaxar.
Um afago, pode ajudar a manter o orgulho e a segurança do seu gato. Muitos gatos são ciumentos, principalmente os mais velhos, tanto de outros animais quanto de outros membros da família.
Uma boa nutrição é muito importante durante a velhice. A ração deverá conter proteínas de alta qualidade, adequado nível de gordura, minerais e vitaminas.
Com a idade, o gato poderá perder um pouco do faro e do paladar e consequentemente, o interesse pelo alimento. Alimente-o em porções menores e mais frequentes, leve o alimento até ele, ao invés de chamá-lo para comer. Mas tome cuidado para não super alimentá-lo, para que não fique obeso.
Verifique sempre se ele toma água, gatos idosos muitas vezes ficam desidratados.
O gato idoso perde muito do seu vigor e dorme mais. Ouve e vê menos acuradamente e seu pêlo perde o viço.
Um grande beijo e boa sorte!
Gato Idoso - Que problemas poderão ser?
primeiro de tudo:
cuidado com essas rações secas!
O Gato mais velho do mundo completou 36 anos sem nunca ter comido
quaisquer tipo de Ração Seca.
veja melhor o que diz este curso:
http://zip.net/bstvd8
existem muitas coisas que "eles" não querem que nós saibamos.
sucesso!!!
Vc não disse onde mora....ajudaria bastante.....para alguem te encaminhar a um local gratuito..Existem canis da prefeitura que fazem serviços gratuitos..ou faculdades de veterinaria...Procure algum em sua cidade e se informe....Caso não consiga venda seu celular....É melhor do que ve-lo sofrer...Beijinhos tristes...
olha vera, ele deve estar com problema renal, deve ter tártaro tbem ja escovou os dentes dele alguma vez? a pasta é especial e mais cara que a nossa a escova pode ser infantil, mas vai ter que leva-lo ao vet. ou uma ong. vai deixa-lo morrer?
Olhá fofa é o seguinte o gato um dia fica velho né é tipo os humanos quando ficam velhos fazem chichi nas calças e perdem os dentes alguns ficam relachados, isso é super normal . Minha amiga Bianca Tem um gato velho você não vai acreditar no que ela faz: escova os dentes dele e olha que funciona, você pode tentar fazer ele praticar exercicios, leva-lo no veterinario.
Espero ter te ajudado Beijos
ele esta com desnutrição
faça um esforço e leve ele
p/ o veterinário o quanto antes
Olha, você é responsável pelo seu animal. Não tem essa de não ter dinheiro para levar ao veterinário! Quando você pegou o Pimento pequeno, você já deveria estar sabendo que criar um animal de estimação INCLUI despesas com veterinário, sim. Você então, nunca vacinou este animal, por exemplo? Ele está MUITO doente, mesmo e provavelmente vai morrer, agora o que não é justo é estar sofrendo deste jeito (com tudo o que ele está passando) sem nenhum auxílio da sua parte.
Dependendo de onde você mora, procure uma faculdade de veterinária, eles dão atendimento popular. Se não existir, peça ajuda a alguém, peça desconto ao veterinário, faça qualquer coisa, mas faça LOGO, pois esse bichinho está pagando as penas do inferno com dor e mal estar.