ESPÍRITAS - (para você) - O que é o Espiritismo?
Quem não sendo espírita e desejando responder, sinta-se à vontade, ainda que discorde.
UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES E MUITA PAZ PARA TODOS.
Update:++++++++++++
Lis.
Inicialmente nem ia comentar, todavia não me contive diante de tua resposta.
Se você não sendo espírita, e pelo pouco que conhece tem essa visão, imagine tendo um conhecimento mais extenso e profundo!
Sua resposta reflete a realidade da Doutrina Espírita.
Alguém que tenha uma semana de Doutrina Espírita, já dispõe de informação para reorientar toda uma vida. (sem exagero!)
Segue tua resposta para que todos possam deleitar:
"Não sou espírita mas do pouco que sei e absorvi, digo que o espiritismo é uma luz que veio para abrir as cortinas que vedam os olhos dos homens. Ao abrir essa cortina, desvenda-se uma verdade maravilhosa, justa e belíssima. Sei muito pouco do espiritismo, apenas sei que me faz bem."
Comments
Não sou espírita mas do pouco que sei e absorvi, digo que o espiritismo é uma luz que veio para abrir as cortinas que vedam os olhos dos homens. Ao abrir essa cortina, desvenda-se uma verdade maravilhosa, justa e belíssima. Sei muito pouco do espiritismo, apenas sei que me faz bem.
+++++++++++++++++++
Agradeço as suas palavras de incentivo, João Nascimento.
à a religião dos espÃritos, ou seja, universal. As religiões que temos até agora na terra são religiões dos homens, e como os homens passam, se modificam, as religiões terrestres também passam. O que não pode acontecer com o Espiritismo, que é universal, e baseando-se nisso que temos a máxima que o Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões.
O Espiritismo é uma doutrina revelada pelos EspÃritos Superiores, através de médiuns, e organizada - codificada - por um educador francês, conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, no século XIX.
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, filosofia, ciência e religião:
- Filosofia, porque dá uma interpretação da vida, respondendo a questões como "de onde eu vim", "o que faço no mundo" - é uma filosofia.
- Ciência, porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios cientÃficos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espÃritos e que não passam de fatos naturais. Todos os fenômenos, mesmo os aparentemente mais estranhos, têm explicação cientÃfica. Não existe o chamado "sobrenatural" no Espiritismo.
- Religião, porque tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor. Uma religião simples, sem sacerdotes, cerimoniais e nem sacramentos de espécie alguma. Sem dogmas, rituais, cultos e imagens, velas, vestes especiais, nem manifestações exteriores.
Os princÃpios básicos do Espiritismo são:
- A existência de Deus, que é o Criador, causa primária de todas as coisas. A Suprema Inteligência. à eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.
- A imortalidade da alma ou espÃrito.
O espÃrito é o princÃpio inteligente do Universo, criado por Deus, para evoluir e realizar-se individualmente pelos seus próprios esforços. Como espÃritos, já existÃamos antes do nascimento e continuaremos a existir depois da morte do corpo.
- A reencarnação.
Criado simples e sem nenhum conhecimento, o espÃrito é quem decide e cria o seu próprio destino. Para isso, é dotado de livre arbÃtrio, ou seja, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Tem a possibilidade de desenvolver-se, evoluir, aperfeiçoar-se, tornar-se cada vez melhor e mais perfeito, como um aluno na escola, passando de uma série para outra, através dos diversos cursos. Essa evolução requer aprendizado, e o espÃrito só pode alcançá-la reencarnando quantas vezes forem necessárias, para adquirir mais conhecimentos, através, portanto, das múltiplas experiências de vida. O progresso adquirido pelo espÃrito não é somente intelectual, mas, sobretudo, o progresso moral.
- A comunicabilidade dos espÃritos.
Os espÃritos são seres humanos desencarnados, e continuam sendo como eram quando encarnados: bons ou maus, sérios ou brincalhões, trabalhadores ou preguiçosos, cultos ou medÃocres, verdadeiros ou mentirosos. Eles estão por toda parte. Não estão ociosos. Pelo contrário, eles têm as suas ocupações. Através dos denominados médiuns, o espÃrito pode comunicar-se conosco, se autorizado e se quiser. A comunicação se dá em conformidade com o tipo de mediunidade, sendo as mais conhecidas: pela fala (psicofonia), pela escrita (psicografia), pela visão (vidência) e a intuição, da qual todos guardamos experiências pessoais.
A pluralidade de mundos habitados.
Seria muita presunção imaginar que somente a Terra, um Ãnfimo planeta entre bilhões de galáxias, fosse o único habitado. Isso seria contrário à lei das probabilidades.
Li recentemente o livro RELIGIÃO, de Carlos Imbassahy- FEB - em que ele narra que determinada pessoa ou EspÃrito, cujo nome peço mil desculpas por não me lembrar no momento, define o Espiritismo da seguinte maneira: O ESPIRITISMO é o fim do SOBRENATURAL e do MILAGRE. Concordo plenamente.
Olá!
NASCIMENTO...
O espiritismo é uma ferramenta!
Um compêndio de valiosas observações e tratados que nós provem de respostas que sanam duvidas e fortificam esperanças...
O consolador...
Uma cartilha suave de como seguir no caminho e pisar nas pedras certas...Mas depende de nós escolher as pedras...
Um farol...
PAZ!
à o meu codigo de ética moral.
Feliz Ano Novo a todos.
Sou uma aprendiz da Doutrina EspÃrita. Uma simpatizante ou, quem sabe, uma espÃrita nata. Acredito que, pelos ensinamentos da Doutrina EspÃrita, muitas pessoas não estão preparadas para o seu conhecimento ou discernimento. Isso porque seus ensinamentos são de uma lógica tal, que chegam a impressionar positivamente qualquer pessoa de mente aberta. Eu considero uma revolução de tudo o que possa existir no sentido de tentar explicar ao ser humano, qual sua origem, para onde vamos e quais as leis que o regem. Sabemos ainda muito pouco, porque não podemos entender a magnitude das leis espirituais. Somos apenas neófitos na caminhada da evolução e a doutrina espÃrita, com sua beleza, envolta em lógica, sabedoria e amor, nos abre um oceano de conhecimentos e faz com que essa nossa caminhada atual, seja iluminada e gratificante.
Para quem realmente conhece o Espiritismo, e põe seus ensinamentos de amor e de caridade em prática, transforma-se em uma pessoa humana muito melhor, mais confiante no futuro, sem medos, sem dogmas, sabendo de suas responsabilidades através do uso de seu livre arbÃtrio.
Aproveito a oportunidade desejando a você e a todos os participantes do YR um 2010 de muita paz e harmonia.
CAro amigo João,
Um revelação, consoladora doutrina que abole o véu do misticÃsmo e nos mostra a realidade do pós morte.
Filosofia e modelo, p/ seguirmos as lições de amor e caridade pregados por Jesus Cristo e enaltecidos pelo doutrinador.
Fique com o Pai Celestial, muita luz e paz no ano vindouro
Espiritismo é a doutrina que Estuda a Origem , a Natureza , o Destino dos EspÃritos e as Relações que Existem entre o Mundo Corporal e o Mundo Espiritual. à uma Ciência Espiritualista que tem suas Bases referendadas pela Filosofia, apresentando um Código de Ãtica que demanda a Religião.O Espiritismo proclama:
-A Crença em Deus
-A Imortalidade da Alma
-A Comunicabilidade dos EspÃritos
-A Reencarnação
-A Pluralidade dos Mundos Habitados
-A Vivência do Evangelho de Jesus ,em EspÃrito e Verdade
Espiritismo é, a um só tempo, ciência, filosofia e religião.
O Espiritismo procura, na vivência da ciência , fazer a verdade através da prova.
Na filosofia, procura mostrar, afirmar, reunir e expor o pensamento sobre a evolução da vida à luz do conhecimento.
Na concepção religiosa, faz vida consciente, operando, mediante a história de vida de cada um, a força do auto-conhecimento, objetivando o alcance da identidade com o Criador.
Mesmo entre as pessoas que se dizem espÃritas, poucas conhecem realmente o Espiritismo. A grande parte prefere ouvir de outros, a buscar as informações em fontes seguras. E, em se tratando de Doutrina EspÃrita, as fontes reconhecidamente seguras são as obras de Allan Kardec.
1º) O LIVRO DOS ESPÃRITOS ( 1857)
2º) O LIVRO DOS MÃDIUNS ( 1861)
3º) O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO ( 1864)
4º) O CÃU E O INFERNO ( 1865)
5º) A GÃNESE ( 1868)
Estas obras são essenciais para a iniciação ao estudo da doutrina espÃrita, e respodem as questões fundamentasi da nossa vida:
- Quem é você?
- Antes de nascer, o que você era?
- Depois da morte, o que você será?
- Por que você está neste mundo? Ou qual o propósito da vida?
- Por que umas pessoas sofrem mais do que as outras?
à uma proposta para auto-orientação que transcende a religião, corrobora com a ciência e se baseia na filosofia e que tem como modelo e guia o evangelho profundo e mÃstico do mestre Jesus, evangelho este, que em sua essência ainda é extremamente mal interpretado pelos homens.