Você é deísta? Você conhece o deísmo?

Eu não conhecia, porém encontrei um texto sobre o assunto e depois pesquisei mais e vi que apresento todas as idéias expressadas por isso.

Afirmações deístas:

* 1- Acredito em um Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular;

* 2- Acredito que a palavra de Deus são as leis da natureza e do Universo, não os livros ditos "sagrados" escritos por homens em condições duvidosas;

* 3- Gosto de usar a razão para pensar na possibilidade de existência de outras dimensões, não aceitando doutrinas elaboradas por homens;

* 4- Acredito que os ideais religiosos devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.

* 5- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de alguma religião;

* 6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça;

* 7- Prefiro elaborar meus princípios e meus valores pessoais pelo raciocínio lógico, do que aceitar as imposições escritas em livros ditos "sagrados" ou autoridades religiosas;

* 8- Sou um livre pensador individual, cujas convicções não se formaram por força de uma tradição ou a "autoridade" de outros;

* 9- Acredito que religião e Estado devem ser separados;

* 10- Prefiro me considerar como um ser racional, ao invés de religioso;

Você também é? Conhece alguém que é? Sabe algo a respeito? Conheci isso a pouco tempo, estou me identificando porém ainda estou aberto a novas idéias. Desde já, agradeço as boas respostas.

Comments

• Oi Leandro, sou deísta, mas como essa linha permite, não me enquadro apenas nesse conceito.

Acredito que haja um Criador, que deu início a tudo e fornece energia de vida aos seres vivos, sua criação.

Não gosto de religiões, acho que elas afastam os homens uns dos outros e formam preconceitos e arrogância. Como fui criada no catolicismo tenho muito respeito a essa religião pelo fato de não serem radicais e buscarem um respeito à vida e à família.

Estudo Spinoza e, apesar de não ter uma visão tão panteísta de tudo, concordo com algumas idéias dele a respeito de "Deus".

Vale a pena pesquisar viu?

Bem vindo ao mundo dos livres pensantes. A gente só quer mostrar que o respeito pela vida humana, pela natureza, o amor e a caridade, devem ser valores agregados ao caráter humano e não estabelecido em religiões guiadas por homens falhos como quaisquer outros.

• Eu acho que sou, não acredito muito em religiões.

• Eu sou deista, e para os q falam o que nao sabem, o deismo nao é uma religiao.

• Os itens ai expostos nao definem de forma absoluta o deismo mas sim de forma relativa. O item 6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça; denota a propençao do individuo a uma crença transcedental. O deista, por excelencia, constuma rejeitar o transcedental, a intervençao anormal das leis fisicas. O deista se aproxima mais do ateu do que um agnostico, por exemplo. O deista eh um ateu que admite ser muito estranho o mundo nao ter sido progetado por um "designer impassivo". Ele nao acredita que num mundo tao regimentado por leis naturais tao bem definidas possa haver uma quebra em favorecimento de um "apelo" humano (coletivo ou individual). A sensaçao eh como sentir seus conflitos infinitamenten microscopicos se vc pudesse ter uma visao distanciada gradualmente da superficie da terra, vendo todos os problemas que aqui se encontram, guerras, conflitos pessoais em meio afenomenos naturais gigantescos, ate sair do planeta e enchergar cada vez menor, e menor... e ver o qual pequeno eh isso tudo em relaçao ao sistema solar, e depois o este em relaçao a galaxia, e depois esta em relaçao ao universo...

Um voce nao se preo culpa com uma celula sua que morre, vc se admira como ser completo. Deus nao se preoculpa com um "atomo" ele assiste ao espetaculo existencial de braços cruzados.

• Não sou deísta mas conheço bem o termo.

• Sou um deísta sim, acredito apenas em um DEUS único, todo poderoso e onipotente, o QUAL rege todas as coisas no mundo e na natureza humana e não humana. Toda doutrina religiosa é apenas negócios feito por "homens" tentando enganar outros "homens". A verdadeira crença religiosa é respeitar a tudo e a todos e não fazer o mal a ninguém.

• deísmo é a minha opção filosófica, e por alguns considerada religião (não sou desse grupo), é a ideia da aceitação naturalista da existência de um deus de sua preferência criador ou não (por exemplo existem deístas que acreditam em TODOS os deuses e outros em apenas um) através da lógica.

• Sou sim.

• leandro é até uma boa mas não vai demorar muito em aparecer um que pratica tudo que é imoral ou outras coisas erradas e dizer que é deísta e pensa como vc. Aí vc vai ver que qualquer malandro pode ser deísta. o contrário de santidade é a profanação.

• Não sou deísta e acabei de conhecer a religião.

Sign In or Register to comment.