COMO FUNCIONA GPS NA VERDADE!!!VALE 10 PONTOS!!!?

Tipo assim, eu vou viaja para fortaleza de moto e para não me perder no caminho, vou comprar um gps. Mas eu não entendo como funciona. È so comprar ligar e ela já da minha localização, ou eu tenho que pagar por algum servidor, tipo um celular, uma mensal idade.

Por que para eu me localizar, eu terei que ficar online de alguma forma.Tenho essa duvida.

Ou será que ele é igual ao "Google Earth", que mostra os mapas, traça rotas, mais não é em tempo real. Me ajudem.

valeu.

Update:

So para acrescentar, gostaria de saber sobre aqueles que vem no celular, tipo o da nokia que te da 6 meses de mapa gratis, ele é um gps igual aos outros, alguem tem um deses? depois dos seis meses, quanto se paga?

Comments

  • oi

    como fuciona o pgs?

    Se você já esteve perdido em uma cidade desconhecida, sabe que a sensação não é das melhores. Com a chegada dos aparelhos GPS, viajar para cidades e países que você nunca esteve antes deixou de ser um problema, e passou a ser diversão.

    Estes aparelhos vêm conquistando cada vez mais as pessoas, independente da área em que trabalham. Os taxistas são, talvez, os que mais se beneficiaram com a criação e a popularização do GPS. Utilizando os mapas de uma cidade, é possível chegar a qualquer endereço, sem precisar conhecer os lugares como a palma da mão.

    Se você nunca usou um destes aparelhos, já deve ter ouvido falar neles. O funcionamento de um aparelho de GPS é muito interessante de ser estudado, e também complexo. Alguém aí já parou para pensar em como um dispositivo tão pequeno quanto um receptor GPS consegue determinar qual a sua localização na Terra? Não?! Então que tal aprender agora?!

    O GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) é um aparelho que teve sua origem no Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Sua função é a de identificar a localização de um aparelho chamado de receptor GPS.

    Os aparelhos receptores, por sua vez, têm a função de enviar um sinal para os satélites. Assim, fazendo alguns cálculos, os quais você poderá visualizar mais abaixo, o receptor GPS consegue determinar qual a sua posição e, com a ajuda de alguns mapas de cidades, indicar quais caminhos você pode percorrer para chegar ao local desejado.

    Quer saber mais? Então não deixe de conferir o artigo “O que é GPS?”. Fique por dentro também dos novo eletrônicos que já contam com esta tecnologia, como é o caso de aparelhos como: Palm Pre, Nokia Surge, Sony-Ericsson Satio e o Nokia N97.

    Para que os GPS funcionem corretamente, faz-se necessário o uso de três componentes, chamados de: espacial, de controle e o utilizador. O espacial é composto de vinte e sete satélites que se encontram em órbita. Vinte e quatro deles estão ativos e três são os “reservas”, que entram em operação caso ocorra algum falha com um dos satélites principais.

    A disposição destes satélites em órbita garante que sempre haja pelo menos quatro deles disponíveis em qualquer lugar do planeta. Assim, sempre que você e uma pessoa que mora no Japão estiverem usando o GPS, com certeza irão conseguir utilizar o aparelho sem problema.

    O segundo componente, de controle, nada mais é do que estações de controle dos satélites. Ao todo são cinco estações espalhadas pelo globo terrestre. A função principal delas é atualizar a posição atual dos satélites e sincronizar o relógio atômico presente em cada um dos satélites.

    O último componente, mas não menos importante, é o receptor GPS, e este é o único dos três que nós, usuários, devemos adquirir a fim de utilizar esta maravilha da tecnologia. Um receptor GPS nada mais é do que um aparelho que mostra sua posição, hora e outros recursos que variam de aparelho para aparelho.

    O funcionamento do sistema GPS envolve alguns cálculos bem complexos, mas apenas um deles é realmente importante para este artigo. Trata-se do cálculo feito pelo receptor a fim de calcular a posição em que você está.

    Como o GPS sabe onde estou?

    Os satélites, assim como os receptores GPS, possuem um relógio interno, o qual marca a hora com uma precisão de nanosegundos. Quando o sinal é emitido, também é enviado o horário que ele “saiu” do satélite.

    Este sinal nada mais é do que sinais de rádio, que viajam na velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo, no vácuo). Cronometrando quanto tempo este sinal demorou para chegar, o receptor consegue calcular sua distância do satélite. Como a posição dos satélites é atualizada constantemente, é possível, por meio destes cálculos, determinar qual a sua posição exata.

    A triangulação

    Agora que você já sabe como a distância até um satélite é calculada, vai ficar mais fácil entender como o satélite utiliza esta informação para determinar sua localização com uma boa precisão (erro de apenas 20 metros).

    Os GPS usam o sistema de triangulação para determinar a localização de um receptor em terra. Por exemplo, quando você está meio perdido, e pergunta para alguém “Onde estou?”. A resposta da pessoa pode ser do tipo “Ah, você está a 10 quilômetros da cidade X”. Claro que você pode estar a 10 quilômetros em qualquer direção da cidade. Então, é possível traçar um círculo para determinar a possível área em que você se encontra.

    O mesmo pode ser feitos com outros pontos de referência (no nosso caso, Y e Z) e assim fazer a triangulação dos pontos para determinar exatamente a sua posição. O sistema de GPS funciona da mesma forma. Este princípio é chamado de trilateração.

    Um quarto satélite é necessário para determinar a altitude em que você se encontra. O princípio do cálculo é o mesmo, mas envolve alguns números e fórmulas extras por tratar-se de um espaço tridimensional.

    Depois de muito tempo em órbita, é normal que os satélites

  • O Global Positioning System, atualmente chamado GNSS por conter outros satélites além dos americanos, consiste de uma constelação de satélites que transmitem sinais a receptores na terra que são retransmitidos de volta. Nessa interação o receptor pode calcular, a partir da geometria formada entre ele e os diversos satélites, sua posição no elipsóide (representação geométrica simplificada da terra).

    Um receptor GPS de navegação recebe os sinais da constelação de satélites e atualiza, em tempo real, a posição do receptor sobre uma base cartográfica georreferenciada armazenada na sua memória. Essa base cartográfica poderá ser uma imagem de satélite ou, mais comumente, uma base vetorial contendo a malha rodoviária e outros elementos de importância para a navegação.

    Os receptores GPS não requerem assinatura de provedor.

    A atualização da base cartográfica pode ser feita junto à empresa fornecedora do equipamento, mediante o pagamento pelo serviço.

    Antes de comprar o equipamento, certifique-se de que a base cartográfica atende suas necessidades e que todas as funções desejadas estejam presentes.

    Procure treinar a navegação em um trajeto conhecido antes de sair em viagem para evitar surpresas desagradáveis.

  • cara o GPS -- Global Positioning System (Sistema de posicionamento global)

    cara eh sistema que com sat[elites te dah sua localização no planeta, certo.

    Agora em relação a sua pergunta não, não se cobra o uso do seu GPS,pois quando vc compra esse aparelho ,nele jah estah incluso o dinheiro gasto para desenvolve-lo, quanto mais caro melhor a qualidade de seu GPS, mais , funcionalidades ele terá, mais mapas, etc.Mas tem um porém...

    o fabricante te dah um determinado número de atualizações que podem ser feitas, mas outras vc tera de pagar a empresa que fabrica esse tipo de software, por exemplo algumas atualizações de vias que ao serem construídas tendem a ser postar no seu GPS, ..

    espero ter ajudado ou ateh mesmo estar certo!! (•_•)

  • Compro é só liga, até onde eu sei não tem taxa mensal.

Sign In or Register to comment.