O fator altura é que prejudica. Grande parte do peso do ônibus fica em cima tirando o seu equilíbrio. Sua inclinação ao fazer uma curva, tira o ônibus de seu centro de gravidade fazendo com que ele tenda a capotar. Normalmente os carros são baixos e o seu peso fica quase todo na base, impedindo que ele capote nas curvas. É uma questão de alavanca. Cada vez maior a alavanca, mais fácil fica de levantar o peso.
A estabilidade de um veiculo numa curva está diretamente relacionada ao seu centro de gravidade, este quando desloca-se para fora da largura do veiculo inicia a capotagem. A favor do carro temos a altura deste, por ter uma altura menor seu centro de gravidade tem mais dificuldade de sair da largura deste. A favor do onibus, temos um peso maior.. que tambem joga seu centro de gravidade para baixo, mas em contraposição tem uma altura maior do chão. Em geral o carro terá maior estabilidade que o onibus nas curvas, mas exceções poderão ocorrer dependendo do onibus e do carro.
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O fator altura é que prejudica. Grande parte do peso do ônibus fica em cima tirando o seu equilíbrio. Sua inclinação ao fazer uma curva, tira o ônibus de seu centro de gravidade fazendo com que ele tenda a capotar. Normalmente os carros são baixos e o seu peso fica quase todo na base, impedindo que ele capote nas curvas. É uma questão de alavanca. Cada vez maior a alavanca, mais fácil fica de levantar o peso.
A estabilidade de um veiculo numa curva está diretamente relacionada ao seu centro de gravidade, este quando desloca-se para fora da largura do veiculo inicia a capotagem. A favor do carro temos a altura deste, por ter uma altura menor seu centro de gravidade tem mais dificuldade de sair da largura deste. A favor do onibus, temos um peso maior.. que tambem joga seu centro de gravidade para baixo, mas em contraposição tem uma altura maior do chão. Em geral o carro terá maior estabilidade que o onibus nas curvas, mas exceções poderão ocorrer dependendo do onibus e do carro.
A um veÃculo em movimento aplica-se uma força vertical que o mantém preso ao chão. à a força da gravidade, aplicada no centro de gravidade do veÃculo. Em trajetória reta esta força é única e ela se projeto em direção ao chão exatamente meio da linha de eixo longitudinal do veÃculo. Ao se fazer uma curva, o veÃculo sofre o efeito da força centrÃpeta, horizontal que se aplica também ao CG do veÃculo. A resultante entre a força da gravidade e a centrÃpeta é uma linha inclinada que se projeta no piso deslocada para fora do eixo. Quanto maior a força centrÃpeta mais inclinada estará esta resultante. No momento em que ela sai fora do perÃmetro formado pelas rodas do veÃculo, ele tombará. A diferença entre um carro e um ônibus é que o CG do veÃculo é situada mais próxima do chão que o do ônibus.
Estude fÃsica, vc vai encontrar as explicações. Tamanho, largura, distancia do chão, tamanho dos pneus, largura deles, altura do automóvel.......
Um carro tem menor área de contato com o chão, e a distancia entre os eixos é menor, alem do onibus ter uma altura maior e mais longe do solo, outro item é a altura do assoalho. acho que se o onibus fosse rebaixado, bem coladinho no chao ai talvez....... só testando na pratica
Pelo seu tamanho, não sou um fÃsico mas posso lhe explicar bem resumido, quase nada!!
O carro pequeno é melhor para fazer a curva por causa de sua aderência por não ser largo, e o seu eixo é melhor que o do ônibus!!
menos peso, menos ação da gravidade sobre ele, então pode-se afirmar sim
o onibus é um veiculo de porte maior.....
ja o carro é de porte bem menor fica mais facil de fazer uma curva do que um onibus.....
cara vc nunca jogou gta ...???
se tivesse....saberia explicar........