O consumismo pode ser visto como uma expressão da alienação?

Vc. compra tudo que aparece em reclames...ou quase ?

Comments

  • se for exagerado,sim.O consumidor em massa enxerga as compras como uma maneira de completar a alma.

  • Costuma-se chamar de "consumismo" o ato de comprar objetos de consumo (roupas, calçados, etc.) indiscriminadamente, levando o consumidor muitas vezes a problemas financeiros graves. Há até casos de filhos que roubam dinheiro dos pais para essa finalidade.

    Para algumas pessoas, o consumismo acontece principalmente por influência das propagandas veiculadas por revistas, jornais, televisão, etc. No entanto, evidências históricas comprovam que o consumismo era coisa comum entre as famílias de determinadas classes sociais em Roma e na Grécia da era antes de Cristo (a.C.).

    Há uma diferença entre "consumo" e "consumismo". Como eu já disse, "consumismo" é o ato de comprar coisas sem necessidade, só porque estão "na promoção", ou "com desconto", etc. "Consumo" é o ato de comprar o estritamente necessário à sobrevivência do consumidor, sejam bens ou serviços.

    Apesar de ser inegável a influência das propagandas através dos veículos de informação - erroneamente chamados de "meios de comunicação" - é perceptível, principalmente entre os jovens, outras razões, como as do tipo "meu colega de escola tem, então quero ter também". Entre as jovens, também se verifica com frequência: "minha amiga usa, então por que não posso usar também?" E o que "está na moda" também é simplesmente outra forma de consumismo: não se usa apenas porque o usuário gosta, mas principalmente porque muita gente está usando. Portanto, na minha opinião, o consumismo pode ser visto como uma expressão de alienação quando é influenciado pelo meio em que o consumidor vive, pela sociedade ou pelos veículos de informação, mas é também uma convulsão alimentada por esses mesmos meios. Alguns médicos chegam a afirmar que muitos desses casos são patológicos, e portanto precisam ser tratados clinicamente.

    Um abraço!

  • O consumismo necessário - ou aquele feito de forma responsável e sustentada não é "expressão de alienação"

    - Já a obssessão [fixação] por marcas, grifes etc [que encarecem sobremaneira tais produtos qdo "associados" a elas] pode, dependendo, ser uma expressão de alienação

    Vivemos, como sociedade capitalista que somos, o chamado "Império das Marcas", onde algumas vezes vale mais o conceito, a patente, a imagem associada a um produto ou serviço que o próprio valor intrínseco do mesmo

    Numa visão mais simples, é como nessa questão [e dica] que abordo

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...

  • Sim, e acrescento ainda irresponsabilidade

  • A necessidade de comprar serve para preencher um vazio que a pessoa sente. Os publicitários sabem usar isso para venderem os produtos dos seus clientes. Dirigem-se ao público alvo de forma apelativa e conseguem os seus intentos.

    Uma pessoa deprimida tende a comprar tudo e mais alguma coisa.

  • Dragon.

    O consumista pode ser levado a essa conduta, por diversos fatores. Um deles pode sim, ser a alienação.

    Na maioria das vezes esta compulsão é uma forma de suprir carências afetivas e somente com a maturidade emocional se dará um resultado positivo. Uma ajuda terapeuta pode ser eficiente em certos casos.

    abraços e amor

  • O consumismo predatório esta levando o planeta a ruína! Isto que é alienação!!!

  • A nossa sociedade é uma sociedade consumista e não podemos dizer que somos todos alienados.

  • Seria mais do Fetichismo do que da Alienação; note que grande parte das pessoas idolatram as produtos do trabalho humano como se eles tivessem vida; num exemplo bem fácil: o indivíduo adquire um automóvel que se "apossa" da personalidade do dono, que não é visto pelo que ele é simplesmente, mas por aquilo que ele tem e no qual depositou todos os seus atributos, de tal forma que socialmente quem representa fulano, é o automóvel que ele tem; o ser humano ficou em segundo plano, como mera marionete na mão de uma coisa! e assim, pode fazer outras correlações.

    Alienação seria o fato de o sujeito não saber para que serve o seu trabalho, o quanto ele representa em termos de valores monetários e bens sociais, para que serve de verdade aquilo que produz ou mesmo vive comprando, alimentando, desta forma, uma indústria de inutilidades. Se pude acrescentar algo ao debate, fico feliz. Tudo de bom!

  • O consumismo é uma espécie de auto afirmação de algumas pessoas.

    Acho isso de um vazio incalculável.

Sign In or Register to comment.