Eu prefiro a sabedoria das pessoas simples, e você?
Algo que mais me irrita é a petulância, a necessidade de sobressair o tempo inteiro ao falar com as pessoas comuns: embora existam pessoas que saibam muito e detalhadamente sobre quase tudo, nem todas são humildes, aliás, muitas delas se tornam pesadas ao falar, tornam o ambiente informal num campo de demonstração de conhecimento desnecessário, e acabam por ser desagradáveis, hipercríticas, "ácidas" e impositivas no falar.
O conhecimento dos tolos (dos pretensiosos e não humildes) não chega aos pés daquelas pessoas simples, que aprenderam com a vida, ao superar dificuldades, sem que lhes afete a excessiva vaidade ou o mérito desmedido da sua real sabedoria de vida: são brandos e comedidos no falar, dão conselhos apenas a quem lhes pede, e não se gabam no conhecimento, respeitam o pobre e o rico, tratam a todos como seres humanos, e são realmente valorosos em sua digna e virtuosa simplicidade.
Concorda?
Comments
Concordo.
São pessoas interessantes...Eu as chamo assim.
Elas não têm prazo de validade - ao contrário, ficam melhores com o tempo. Diferente das pessoas prepotentes, que reúnem no seu diploma de arrogância todo o seu poder - tão potente quanto efêmero e sem profundidade.
Pessoas interessantes despertam a curiosidade dos outros. São interessantes de se conhecer e aprender com elas. O que me faz acreditar que ser interessante não é um dom, é uma opção de vida, e independe de estilos, opiniões, humores, idade, posição social ou profissional.
Concordo. Desde que não me venham falar de disco voador, planeta hercóbulo, novela de tevê e versÃculo da BÃblia.
Eu também prefiro as pessoas simples. O que acontece é que há uma questão sobre a sensibilidade do verdadeiro valor na vida. Tende a ser material, ou moral, em suas diferentes graduações e combinações. Mas lembrando que a natureza, com seus exemplos de sabedoria, nos concedeu o livre-arbÃtrio para nossa experiência, e certamente detém as suas leis pelas quais somos limitados em conhecê-las.
Oi amigo! O que eu tenho pra te dizer é o seguinte: Existe um tipo de situação para cada pessoa. à bem verdade que muita das vezes as pessoas preparadas para certas situações dão inveja a quem vê. De longe isso é totalmente compreensivo, o que não pode acontecer é julgarmos as pessoas sem antes conhecer seus motivos.
Eu estou fazendo Direito. Já passei por pessoas que são altamente impetulantes e desagradáveis, por se acharem em posição previlégiada de conhecimentos. Eu sempre fui mais quieto e preferi escutar mais para aprender ainda mais. Mas o que realmente me enoja são aquelas pessoas que sabem que são relativamente superiores e ainda assim demonstram para todos que são os melhores.
Nisso tudo, o que me tranquiliza é quando vejo pessoas humildes demonsrando mais domÃnio do que aquelas que menosprezam quem está do seu lado... essas pessoas - as humildes - são as que merecem ser agraciadas. No entanto, são as impetulantes que preparam o teste de "sobrevivência", isso por que essas pessoas acabam por perder o poder tão rápido quanto ganharam; e nunca mais retornam ao grau de majestade!
Esse é o meu ponto de vista, meu amigo.
Um grande abraço!
Eu entendo, mas não concordo...
Afinal, o que vale não é a fonte de conhecimento, seja ela acadêmica ou popular, mas sim a forma de agir com o outro através desse conhecimento... A simplicidade independe da formação.
Existem pessoas tanto sábias quanto ignorantes que não tem nenhuma humildade ao lidar com as outras pessoas e vice-versa...
O bom é que somos seres em eterna construção e sempre teremos chance de sermos um pouquinho melhor...
Não dá para generalizar.
Eu diria até o seguinte: quanto mais uma pessoa é sábia, mais simples ela se torna, porque descobre que tem muito ainda a aprender. Em qualquer campo. Tive professores realmente sábios. Não cansam de pesquisar os pensamentos de outros, de ler, de experimentar. Embora possuidores de grande cultura, sempre estão dispostos a colocar essa cultura adquirida a provas constantes. Esse é o verdadeiro sábio, esse é o verdadeiro portador de cultuira e conhecimento.
Os outros, os petulantes, são apenas fachadas. Não têm amor àquilo que fazem. Fazem apenas superficialmente. Vivem superficialmente. E isso é bem notório. Com eles, passo ao largo.
Gosto muito de ouvir pessoas simples. São experiências vividas e não lidas em qualquer almanaque. Mas não digo que vou depender deles para o meu desenvolvimento e o meu aprendizado. Preciso dos outros, dos que estudam, daqueles que amam a sua profissão.
à por essas e outras opiniões que no Brasil o voto é obrigatório e o analfabeto e semi analfabeto tem tÃtulo de eleitor.
A incrÃvel e irresponsável opção de se proteger e proliferar o "humilde, pobre, comum e simplório" para conseguir vantagens posteriores.
Monteiro Lobato escreveu em 1.917 que " no Brasil apareceram pessoas sub humanas sem qualquer higiene, educação, moradia decente, escolas e alimentação, usados por polÃticos corruptos e incapazes e esse imenso território por isso não se constitui numa nação ".
E o pior é que ainda hoje vemos essa mentalidade nessa cachorrada polÃtica incentivada por um lixo que se diz chefe do paÃs.
Que ninguém negligencie e desaprove o valor da educação, da cultura, da boa aparência e jamais ofenda alguém que tenha " CONHECIMENTO ".
Não concordo. O ser humano é muito diversificado no proceder.
Já conheci, pessoas cultas estudiosas graduados muito simples e até tÃmidas. Além daqueles ricos e supostamente ricos e cultos intragáveis.
Mas conheci e conheço pessoas simples arrogantes, como gerentes de lojas que humilham e se acham donos. , garçons, lojistas, atendentes, secretarias, vendedores de cachorro quente etc...todas pessoas de baixa renda e bastante petulantes.
Pessoas do Sul , pela aparencia e criaçao Europeia vejo, sao mais arrogamtes do que os nordestinos. Isso é fato.
Portanto isso que voce colocou é muito relativo.