Ateu, o que você tem contra a fé? "Crente", o que você tem contra o ceticismo?
Vejo que por aqui muitos ateus, quando se referem à fé, a associam a algo negativo...como se fosse sinônimo de ignorância ou algo assim...
E o contrário também ocorre...os "crentes" (no sentido genérico da palavra, ou seja, aquele que crê), relacionam o ceticismo à algo prejudicial...tipo, como se tivéssêmos que aceitar tudo sem questionar...
Nós precisamos dos dois...tanto da fé, como do ceticismo...cada um deve ser utilizado na situação e na dose certa...e não estou me limitando apenas ao campo religioso.
♦E você, o que pensa?? Podemos somente utilizar um destes elementos (fé ou ceticismo), e dispensar o outro?
♦Onde estaria o equilíbrio, em usar os dois ao mesmo tempo, ou cada um em uma situação específica?
Comments
Na minha opinião, o ceticismo cega um pouco o entendimento das pessoas, assim como a fé irracional...
Eu percebo que muitos céticos, só são céticos em relação a Deus, mas aceitam facilmente qualquer estória inventada por homens, e pior que não questionam, ou seja, eles acabam adquirindo fé, mais não em Deus!
Minha conclusão é que fé todo mundo tem, como se fosse um jogo, alguns apostam a sua fé em Deus, outros apostam em teorias meramente humanas!
A minha fé aumenta na medida que passo a ter provas sobre aquilo que creio!
Ninguém pode refutar as minhas experiências pessoais, minha vida deu uma reviravolta tão grande, que as vezes eu acho que tou sonhando e mesmo quando enfrentei grandes dificuldades, sabia perfeitamente que grandes lições seriam tiradas!
Oi aghata. Creio que fazer uma idéia preconcebida das pessoas é um erro. Uma coisa é falar de uma pessoa, duas, três, agora dizer que todas são iguais já não vale. Não sou contra o ceticismo, todos temos um lado questionador. Acho errado quando o usam para atacar a crença alheia. Afinal, compensa, resolve, melhora?
Respeito o ateísmo sereno, eu também ja fui ateu. Mas quanto ao neo-ateísmo, minha posição é clara : sou totalmente averso. Não concordo que ateus precisem usar de forma covarde e preconceituosa sua opinião para atacar os outros. Bom, é o que penso. Abraço!
Não confunda as coisas . Fé todos nós temos. Fé no amanhã , nas pessoas que amamos etc... O que não temos temos é fé em algum ente sobrenatural.
As religiões ,historicamente , sempre foram um entrave no progresso da humanidade . Afinal quanto mais se conhece mais se questiona . E continua sendo . Veja um exemplo :
Um dos principaias opositores das pesquisas com células-tronco é o Vaticano . Mas Deus não impede que uma pessoa seja atingida por uma bala perdida e fique tetraplégica . E os milagres também anadam meio escassos.
Bem...eu começo fazendo uma grande diferenciação nesta questão: Fé pra mim é uma coisa e religião é outra....
Não tenho nada contra fé...não tenho nada contra o fato de qualquer pessoa acreditar, ter fé em Deus.....é um direito de quaquer um ter ou não fé religiosa e para mim...essa questão não torna ninguém melhor ou pior...Ou seja o fato de ser atéia não me torna melhor ou piro do que qualquer teísta e vice-versa.....
Quanto às religiôes tenho uma certa aversão....e um posicinoamento contrário quando vejo nelas ações que deturpam a visão de respeito e tolerância em relação a TODOS....religiões que alimentam perseguições, separatismo, condenações e punições...possuem de mim uma posição contrária ao seus dogmas e ações, quando vejo que isso possa vir a intereferi na minha vida como cidadã e ser social em relação a toda humanidade....
Fora isso tudo bem...tenho meus valores críticos...meus posicionamentos críticos bem pontuais, mas acima de tudo respeito e quero o direito de todos mantidos para acreditar ou não em Deus e tem espaço para todos...
Beijocas...
Boa parte das pessoas não entende a diferença entre ACEITAR E RESPEITAR.
O exemplo que você cita acima é uma prova disso mas, creio que não vale como via de regra.
Ainda bem.
Concordo que fé e ceticismo têm de estar sob equilíbrio,visto que se quisermos chegar a algo realmente verdadeiro, não podemos deixar que nossas convicções atrapalhem.
Sinceramente não dá pra entender essas pessoas.
Nesse caso, cada qual no seu quadrado, religiosos com sua fé, ateu, com seu ceticismo, creio que para o ateu esse equilíbrio não existe. Não tenho nada contra a fé, más só quando, aqui em casa, não querem ir no médico, aí o bi.cho pega, rsrsrs. Um ótimo domingo , Ághata!
Não tenho nada contra o ceticismo, cada um tem o direito de acreditar naquilo que quer, do mesmo modo que eu tenho esse direito.
. .........Paixão, vem pra mim ..........Sinto teu fragrance no ar ..........Estou embriagada ..........A porta está encostada ..........Vem, vem me amar ..........Os lençois são de cetim .
Sou ateu, e pelo que me consta a fé é uma forma de convicção não verificada. Isso pode ser bom, ou pode ser ruim. Então falarei sobre o que me diz respeito.
A fé pode ser usado de forma a ter esperança, ter perseverança, o problema está justamente nessa ambiguidade, pois é frequente a religião endossar a fé como uma virtude quando na verdade não é bem por ai. Talvez você discorde, mas usar a fé como instrumento de argumentação é no mínimo um total despropósito. As pessoas falam de fé como se ela lhe inibisse de qualquer responsabilidade, como se fosse um elemento que descarta o ponto de vista de todos que discordam com você. Isso é de uma preguiça intelectual tão pueril que me causa repúdio.
Então falando objetivamente, a fé é um elemento de significado simples e definido. Estabelecendo de forma mais simples possível, a fé é uma crença não verificada, nada mais e nada menos. Eu não tenho nada contra a fé em si, mas tenho contra a dissimulação desses conceitos em virtude própria. E eu não tenho absolutamente nada contra você ter fé, eu mesmo posso ter fé em alguma coisa, posso ter fé em alguém. Apenas não admito isso sendo exaltado como algo lindo e impecável ou uma justificativa final pra tudo. Se você tem fé, está ótimo, você tem todo o direito. Porém, você deve entender que a sua fé é uma evidência pessoal, uma evidência anedótica, e como tal você deve guardá-la para si. É claro que eu respeito a fé, mas não espere minha consideração por ela.
Dá pra entender essa diferença entre opinião pessoal e argumento justificável?