Já souberam de alguém que a polícia rodoviária federal tomou o passarinho quando parado na estrada?
Tenho um periquito muito dócil que não desgruda de mim....não sei se ele precisaria ser legalizado pois ele aiu do ninho e eu cuidei dele...até dormir no meu ombro o bichinho dorme...sou apaixonada por ele. Enfim, não tenho ninguém com quem deixá-lo e preciso viajar pra ver minha família....vcs acham que um policial rodoviário ou militar se me parassem na estrada tomariam ele de mim ou é difícil? Não é tráfico!!!!!!!!! Vou até levar um álbum de fotos! O que eu faço...to com pena de deixá-lo com alguém ((
Comments
Pra começar, periquito não tem que ser "legalizado" pois não é considerado silvestre mas sim exótico. Portanto é necessário que você vá à Secretaria de Agricultura de sua cidade (Ministério da Agricultura) com sua identidade, pague 5 reais e retire uma guia chamada GTA (Guia de Transporte Animal). Com ela você pode viajar pra qualquer lugar com seu periquito sem problemas, de carro, de avião, de ônibus, como quiser.
Sem ela, principalmente em cidades de fronteira, durante uma blitz, pode haver apreensão do animal caso não possua a GTA.
OBS: para retornar à sua cidade, será necessária a retirada da GTA na cidade onde estava pois ela compreende apenas um trecho. Exemplo: vc retira a GTA na cidade A e viaja para a cidade B. Será necessário retirar uma GTA na cidade B para poder voltar com sua ave para a cidade A, pagando novamente a taxa de 5 reais.
OBS2: para solicitar a GTA, não é necessário levar a ave à Secretaria de Agricultura.
Outras observações:
Não sei se você já viajou com seu periquito antes mas é importante ressaltar que não se deve levá-lo no ombro nem na mão. Coloque na gaiola e prenda-a no cinto de segurança no banco de trás. Se for uma viagem curta, existe caixas de transporte específicas para periquitos à venda em aviários inclusive online. Mantenha sempre o bebedouro com água, mantenha a gaiola preferencialmente coberta (por causa do vento) e em hipótese alguma deixe a ave sozinha no veículo com as janelas completamente fechadas.
oi gente! não entendo do assunto, bjs, te amo pessoal, dormem com deus!
possuir qualquer animal da fauna brasileira sem devida autorização é crime.
Em caso de trafico ou guarda domestica
Decreto Nº 3.179/99
Segundo o Art. 11 do Decreto Nº 3.179/99 o infrator será penalizado com a seguinte multa:
Multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por unidade com acréscimo por exemplar excedente de:
I - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por unidade de espécie constante da lista oficial de fauna brasileira ameaçada de extinção e do anexo I da Convenção de Comércio
Vai depender da sua sorte ou azar, pois se pegar um comando e um policial sério, vai perder sim!
Só depende de sorte......
O Periquito que você se refere, obviamente não é Australiano, é nacional, portanto precisava ter nascido em cativeiro.
Ele pode não acreditar que caiu do ninho....o album pode ajudar, mas não impede a apreensão.
leva ele nao tem ploblemas se ele é muito crudado com vc e leve um albúm de fostos gual q coisa se eles te pararem ta
Pode levá-lo, Carla.
O album de fotos são o documento que você cuida dele desde pequenininho e que não está contrabandeando.
Mas o leve na gaiola limpa, com comida e num lugar aberto e seguro, para não ser acusada de maltratá-lo.
.