eu vou comprar uma moto mas estou com duvida? me ajude!!?
eu quero comprar uma moto, mas nao sei quais tipos de perguntas eu devo fazer, quais documentos eu preciso pegar da moto, o que eu tenho q pagar no ato da compra? para nao ser enrolado, e depois q eu comprar a moto o que eu terei q pagar, anualmente, e quais documentos eu tenho q ter da moto...me ajudem obrigado!!
Comments
Já tive várias motos e, claro, várias duvidas tb, vou tentar responde-lo o melhor possivel, ok?
Antes de tudo se puder leve algum colega ou parente q possa ajudá-lo na negociaçao, pq comprar moto é coisa séria, e infelizmente tem mt gente desonesta vendendo gato por lebre.
Bem, primeiro: anote a placa e o renavam da moto e veja se ela tem multa, se é roubada, se está com IPVA em dia e se esta no nome do dono certo (veja no site do detran de sua cidade)
Segundo, com certeza vc deverá ter um recibo, comprovando q vc pagou a quantia da compra ou o documento de compra e venda e tambémo DUT (IPVA-2008) anual.
Anualmente vc irá pagar o IPVA no valor da moto (aqui no Rio, imprimimos a boleta de pagamento deIPVA nos caixas eletronicos do Itaú) vc irá precisar do RENAVAM e do CPF do proprietário da moto.
Antes de fechar qualquer negócio, veja se a moto tb está em bom estado e principalmente a documentaçao limpa, ok?
Bom espero tê-lo ajudado rapaz!
Abraço! E bote sempre o capacete!
A resposta do do Leandro acima esta correta. mais so pra ressaltar
1 você ira pedir informação junto ao detran, sobre imposto, roubo, confirmar o n- do chassi etc.
2 você levará ela a um mecânico, ou leve uma pessoa que entenda.
3 vc preencherá o recibo, pagara antes de 30 dias para não pagar multa
4 a pessoa que esta te vendendo, ela ira tirar uma copia do recibo dos seus documentos E fazer um comunicado de venda. o resto como transferência, documentação o próprio detran da sua cidade te informa.
Vamos lá:
1.Se puder comprar particular é melhor.
2.Verifique o renavam.
3.Verifique as partes metálicas não desmontáveis:Não pode ter batidas ou enferrujadas(Compare com uma nova).
4.Quanto ao restante existem MOTOBOYs que depenam guarda as peças novas e usam peças usadas rodam muito e na hora de vender colocam denovo as peças novas.
5.Se puder leve ela na 3ºVisão(Inspeção) antes de comprar.
6.Compre de amigos ou conhecido.
7.Motos com mais de 2 donos é problema.
8.Só compre das Montadoras:Honda,Yamaha e Suzuki.
9.Verifique antes o preço FIPE,antes de fechar não pague nada a mais.
10.Boa sorte!!!
cheque o renavam e veja se tem pendencias.
tera que pagar o ipva, seguro obrigatorio. e no ato da compra se a moto for usada, vai ter que pagar a taxa de transferencia.
olha uma moto nova é bem melhor usada pod t dar muita dor de cabeça.
Meu querido, o principal documento que vc deve ter em mãos após a compra, é o recibo da moto, que é feito de um papel parecido com o documento de porte obrigatório. Nele deve conter assinatura do antigo dono, que será reconhecida em cartório para que possa passar o seu nome.
Mas se for comprá-la em loja, o recibo é outro. Com informações do valor que a moto foi faturada, essas coisas.
Boa sorte!!
Ajudo. Não compra isso não. Mais vale viver.