Será que tempo vai acabar algum dia?

O tempo vai acabar um dia?

Imaginem que o tempo, como o percebemos, -uma sucessão de eventos irreversíveis- um dia, parasse por "falta" de combustível, a morte térmica do universo imaginada por algumas teorias...

Será que isso implicaria no fim do tempo, como nós o conhecemos, já que nada mais mudaria?

Então, podemos supor que, finalmente, um dia o tempo encontrará o seu equilíbrio, a estabilidade eterna, quando tudo será como é para sempre?

Possível ou impossível?

Comments

  • O tempo não vai acabar porque não existe em si.

    O que chamamos de matéria vai se transformar constantemente até retornar ao estado de mais baixa energia possível, energia de ponto zero, com a maior entropia possível. Mas mesmo a entropia atingirá uma saturação e uma nova flutuação poderá ocorrer...

    Essa mais baixa energia ainda é um movimento no espaço.

    O que chamamos de tempo é um conceito puramente abstrato contendo duas conotações aparentemente contraditórias:

    Entendido como um “instante” (ver Gaston de Barchelard), é representado matematicamente como um “infinitesimal” e é totalmente descontínuo.

    Mas nesse sentido é somente a nossa percepção “instantânea” do espaço, ou melhor, dos movimentos que conseguimos perceber no mesmo e que constituem a base de toda a realidade física.

    É instantânea porque não conseguimos captar completamente o devir, o vir a ser permanente a que tudo no Universo está submetido.

    Estabelece uma noção de simultaneidade entre a nossa própria existência e a existência dos outros (objetos, pessoas, enfim todo o Universo) que, na sua essência, são movimentos também (inclusive os nossos pensamentos).

    Por isso podemos dizer que a realidade é um continuum simultâneo. É a nossa percepção do espaço.

    Entendido como “duração” (ver Henri Bergerson) parece ser um “intervalo” contínuo, um “fluxo de acontecimentos” que passa. Mas não são os objetos (coisas em si) que se movem no tempo, são os fenômenos (coisas em mim) que são abstrações, conceitos que apenas representam simbolicamente a realidade.

    Mas isso não passa de uma ilusão causada pela comparação dos movimentos com a nossa própria percepção de existência.

    Os relógios não marcam o tempo em si e sim produzem movimentos que são usados como referencia para sincronização com outros movimentos. Quando olhamos o relógio partimos de uma referencia (simultânea a nós e aos nossos objetivos) e alteramos e controlamos o nosso próprio estado de movimento para sincronizarmos com outros movimentos quaisquer (um amigo, por exemplo).

    Nunca saímos do “presente”, mesmo porque, presente, passado e futuro formam uma coisa só, somente como abstração. Na realidade são apenas os movimentos no espaço, o presente são os movimentos simultâneos a nossa percepção de existência e o passado uma sucessão de lembranças que percebemos como não (mais) simultâneas a nossa existência. O futuro são esses mesmos movimentos não simultâneos, mas que não aconteceram ainda.

    Por isso nem futuro nem passado existem, são apenas a negação do agora que não passa.

  • Há mais coisa entre os céus e a terra do que a mente humana é capaz de entender!

    ERa assim que um amigo meu sempre me dizia eu não me lembro que é o criado dessa frase, mas um coisa é certa com certeza ela ajuda em mtas coisas.

    Como assim?

    Simples, as vezes queremos entender de tantas coisas, queremos saber de tudo, mas há mistérios, sim mistérios, mistérios esses que talvez nunca hão de ser revelados.

    O tempo, o que vem a ser essa palavra

    para uns é um tempo tão curto, uma criança que nasce e vive poucos minutos, o tempo dela acaba assim tão depressa, mas para ela foi eterno, eterno enquanto durou.

    Uma mulher que morre aos 100 anos mas nçao viveu so vegetou, não teve tempo

    o tempo foi pouco.

    Se o mundo ira acabar ou naum naum sabemos

    o importante é viver o tempo que nos resta!

  • Possível... Não que vá acontecer na minha opinião, mas possível é...

  • O tempo é uma questão de percepção e de convenções (como horas, dias, meses, anos..). E enquanto tivermos noção de que o tempo 'passa', o tempo não irá 'parar'. Então, enquanto soubermos contar, haverá tempo.

    x)

Sign In or Register to comment.