Alguém pode exercer pressão psicológica usando chantagem emocional mesmo sem se dar conta que o faz?

É complicado, mas seria possível, assim, alguém, q é cristão, exercer pressão psicológica e chantagem emocional em alguém sem saber disso, sem fazer intencionalmente? Na verdade, eu li alguns artigos sobre pressão psicológica, em especial um de que gostei muito, http://www.artigonal.com/meditacao-artigos/pressao... com o qual me identifiquei muito. O artigo foi escrito por um pastor.

O fato é q eu me vejo agredida por esse tipo de pressão, inclusive com alguns tipos de chantagens emocionais, por parte de minha mãe. Mas eu não deveria identificar isso nela, sendo ela é cristã, e sendo eu tbm crente, estou certa? Contudo, acredito que ela não faz isso por querer, intencinalmente. É possível?

Ela sabe das minhas fraquezas, e o quanto eu seria capaz de me anular, o quanto eu já o fiz, para agradar, orgulhar aos outros, em especial ela e meu pai, me sentir valorizada e reconhecida por eles. E assim, eu esqueço a mim mesma, meus sonhos, minhas vontades, para suprí-los, para fazer o que eles desejam e ser aprovada.

Mas, também, pode ser coisa da minha cabeça... o q acham?

Update:

José Anilton,

não creio que minha mãe faça algo por mal, só acredito eu q ela quer sempre me podar, e de alguma forma, consegue. E não fico lendo qquer bobagem de psicólogo, achei o artigo interessante, vc, ao menos, deu uma olhada?

Comments

  • Acho que é da tua cabeça, um pouco, sim...Mas, se vc é cristã, não fique acreditando em tudo que é texto "psicológico" que encontrar, que tem muita abobrinha por aí, que eles escrevem pra enganar os incautos..Uma mãe, sendo cristã, nunca vai fazer algo pra prejudicar um filho, ao contrário, se precisar, ela se prejudica por ele...Pode até agir em alguns casos de um jeito que vc questiona, mas lembre-se que, dentro da obedência que vc deve a ela, pode conversar abertamente sobre isso. Se ela faz algo, não é por mal...Mães são chatas, em geral, cobram coisas, tudo bem. Mas não acho que seja chantagem emocional, que é uma situação bem mais forte, difícil de ocorrer num verdadeiro lar cristão...Talvez sejam minhoquinhas na sua cabeça, beijos, sejas feliz...

  • bom amiga!!! primeiramente obrigado por indicar o sait_(legal)

    Sê é possível eles fazerem isso?

    É possível sim! Mesmo sendo crente.

    É impor vontade a alguém, mesmo que o mesmo não concorda.Deixando assim sua personalidade de lado, e assumindo uma postura que não procede de sua conduta.Que sempre será usada contra você,sabendo que não encontrará resistência em lutar por sua teve, ou seja, seu modo de pensar(isso se chama personalidade),Tudo o que você esta sentindo é o direito de expressão a vontade de uma nova idéia,ou seja, as suas próprias.

  • Olha, nós, seres humanos temos um lado egoista nato. Os pais idealizam o mundo que querem para seus filhos, e na maioria das vezes não se dão conta que isso está errado. Cada um de nós temos nosso caminho a ser trilhado, e cabe a nós mesmos determinadas escolhas. Acredito que seus pais não tem intenção de magoá-la. Tenha sempre cautela! Vc ainda vai se surpreender com o que é capaz de superar na sua vida.

  • Sim. Sua mãe não sabe como o que ela fala está te afetando. Tire suas próprias conclusões sobre o que ouve (sobre o que é certo e o que é errado) e guarde na sua cabeça somente o que for bom para você. Lembre - se: Nós recebemos muita informação todos os dias e devemos saber filtrá - las. Fraquezas todos temos. Você tem que enfrentar seus obstáculos.

  • olha, ela pode não fazer isso intencionalmente,,mas quem fez isso com ela com certeza fez com MUITA intensão, ou então ela colocou isso tão forte na vida dela que quer que todos façam o mesmo, inclusive vc que é filha!!!

    mas qto a sua mania de querer agradar os outros precisa ser muito pensada, refletida.. porque vc faz isso??? é por vc mesma, ou por eles???

    vc ja tentou ler a biblia??? meu, é muito bom, sabe...lá tem resposta pra TUDO mesmo!!! alias Deus tem resposta pra tudo...viva sua vida Nele e vc vai perceber a diferença.

  • Não acredito......ninguém faz isso sem se dar conta do que está fazendo.

  • Isso é passivo de acontecer.

  • Claroo que pode na verdade pressão psicologica se baseia em pressao psicologica

Sign In or Register to comment.