Geografia.... Me ajudem por favor!?
O processo de ocupação do solo nas aréas urbanas contribui para o aumento das enchentes. Porquê? Cite duas causas
O processo de ocupação do solo nas aréas urbanas contribui para o aumento das enchentes. Porquê? Cite duas causas
Comments
Oi Lu, olha eu de novo!
Mereço a melhor resposta pois estou fazendo seu trabalho escolar devono!!!
Contribui sim, o asfalto por exemplo. Quando asfaltamos as estradas a água das cuvas não tem como penetrar no solo,assim causando as enchentes como aconece em São Paulo sem falar no acúmulo de lixo que a população mal educada joga no chão e em lugares impróprios causando o entupimento dos esgotos, assim não deixa a agua escoar nos esgotos.
Desvio de rios é outro fator
Inundações devido à urbanização: as enchentes aumentam a sua freqüência e magnitude devido a ocupação do solo com superfÃcies impermeáveis e rede de condutos de escoamentos. O desenvolvimento urbano pode também produzir obstruções ao escoamento como aterros e pontes, drenagens inadequadas e obstruções ao escoamento junto a condutos e assoreamentos; Estas enchentes ocorrem, principalmente, pelo processo natural no qual o rio ocupa o seu leito maior, de acordo com os eventos chuvosos extremos, em média com tempo de retorno superior a dois anos.
A água não filtra no concreto só na terra, com tantas casas, ruas, asfaltos, etc sobra pouca terra. O vento faz com que a chuva se espalhe e não cai tudo num só lugar mas com tantos edifÃcios o vento não chega.