qual é o sentido das preposições? e quais as locuções prepositivas? De exemplos?

Por favor me ajudem com tudo q souberem!!!!

Comments

  • Preposição é uma palavra invariavel que liga dois elementos da oração, subordinando o sugundo ao primeiro, isso significa que ela liga substantivo ao substantivo, substantivo ao verbo, substantivo ao adjetivo, substantivo ao adverbio,verbo a substantivo, etc... menos verbo a verbo o termo pra isto é a conjunção.

    Ex. "Os alunos do colégio assistiram ao filme de Walter Salles comovidos." os elementos da oração são "os alunos", "o colégio", o verbo "assistir", "o filme", "Walter Salles", e a qualidade "comovidos" o restante é preposição, (do) liga alunos a colégio, (ao) liga assistiram a filme, (de) liga filme a Walter Salles o termo antes da preposição é regente o termo depois é regido, portanto os alunos é elemento regente e colégio elemendo regido.

    As preposições essenciais são a, ante, após, até, com, contra, de, desde, e, em, entre, perante, por, pera, para, sem, sob, sobre, trás. na linguagem informal, para reduz-se frequentemente a forma pra.

    Depois tem as acidentais, provenientes de outras classes gramaticais, como: durante, afora, menos, salvo, conforme, exceto, como, que, etc...

    Ex. Agimos "conforme" a atitude deles.

    conversamos muito "durante" a viagem

    Locução prepositiva é quando se tem duas palavras unidas pra fazer o serviço da preposição, nestes casos a segunda palavra da união sozinha é uma preposição, exitem varias locuções, graças a, para com, dentro de, em frente a, perto de, por entre, de acordo com, em vez de, apesar de.

    Contração, quando a locução sofre redução, de o (do), em este (neste), a a (à). atenção, não se deve juntar o artigo que antecede um sujeito de um verbo, ou pronome ele(s)(a)(as) que empregam o papel de sujeito do verbo.

    Ex. Isso não depende do professor, tá errado

    Isso não depende de o professor, tá certo

    Isso não depende dele, tá errado

    Isso não depende de ele, tá certo.

    Combinação, junção de algumas preposições com outras palavras quando não há alteração fonetica

    Ex. a o (ao), a onde (aonde)

    As preposições podem indicar diversas circústancias.

    Ex. Estivemos em São Paulo, (em=lugar)

    Essas maças vieram do japão, (origem=do)

    Eu cheguei em ponto, (em=tempo)

  • eu não quero sabe o que é preposição,eu quero sabe qual o sentido da preposição lugar

  • Querida, o sentido das preposições é ligar os termos de uma oração,

    TODOS...menos os verbos, pois estes só são ligados por conjunções.

    Segue uma lista de locuções prepositivas pra vc checar:

    http://www.revisoeserevisoes.pro.br/lng/pt/gramati...

    Boa noite!

Sign In or Register to comment.