O que é psicologia reversa?

ja ouvi este temo alguma vezes e não sei bem o que é. você sabe me explicar esse termo?

Comments

• Para superar a insegurança, o primeiro passo é o autoconhecimento. Se você não perceber seus padrões emocionais e como esses influenciam sua percepção sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as outras pessoas, não poderá superar a insegurança.

Precisamos nos conhecer para transformar o que não está funcionando em nossas vidas.

Não importa o que aconteceu em sua vida antes, saia do papel da vítima. A insegurança é reforçada pelo senso de não ter controle sobre a própria vida. O poder pessoal só é conquistado quando você deixa de ser vítima para se tornar agente e criador da sua vida.

O que passou não pode ser mudado. Mas o presente e o futuro dependem da sua atitude hoje.

Quando algo não vai bem com a saúde física, há um consenso de que o médico deve ser consultado. Se constatada a necessidade de se fazer um tratamento para regularizar a pressão, cuidar de uma arritmia cardíaca, debelar uma infecção, assim por diante, dificilmente alguém deixará de fazer o tratamento recomendado.

Com as emoções, deveria acontecer a mesma coisa. Se algo não vai bem no modo como está vivendo, se você não se sente confortável com seu modo de ser, e se existe sofrimento emocional, busque ajuda especializada.

• Teoricamente, as pessoas não gostam de ter sua liberdade restringida por algum motivo e se rebelam.

Se eu te dissesse: “Não Continue Lendo!” certamente você ficaria com mais vontade de ler. E se já leu até aqui, então minha estratégia foi boa…

Isso é psicologia reversa!

Contradição é uma incoerência entre afirmação ou afirmações atuais e anteriores, entre palavras e ações; ou seja um total desacordo entre algo que foi falado ou algo que foi feito.

Nesse ponto de vista, psicologia reversa de certa forma pode ser chamada de contradição. É uma contradição proposital e planejada. É a psicologia do paradoxo, segundo a qual você tenta obter um resultado positivo através de uma sugestão negativa ou vice-versa.

Exemplo: Ao inves de incentivar, você diz para uma pessoa para ela desistir de tentar algo, pois ela não vai conseguir... Porém, sua intenção para com essa pessoa é exatamente o oposto, que ela se esforce ainda mais em continuar tentando...

Em determinadas pessoas uma sentença assim ao invés de derrubá-las no seu ideal, seria o incentivo necessário para continuar tentando a todo e qualquer custo. Você diz para ela desistir porque não vai conseguir. Isso geraria uma espécie de "resposta desabafo" em forma de atitude. Ao ouvir essa sentença desanimadora a pessoa conclui: "pois eu vou mostrar a todos que eu consigo!". E realmente acaba conseguindo mesmo...

Nós usamos isso no dia-a-dia na vida dos outros e nem percebemos. Recebemos constantemente psicologia reversa em nossas vidas, e com efeito, e também nem percebemos.

Para o caso de desvendamento de crimes a coisa já exige ampla experiência profissional. Mas é muito usado, por exemplo, tirando um acusado da cena do crime e pondo outra pessoa inocente no lugar dele, exatamente para que o acusado "entre no jogo" e comece a falar. Daí, para o acusado entrar em contradições e acabar confessando o crime é um pulo...

Sign In or Register to comment.