Por que o Brasil tem uma inflação tão vulnerável alto do dólar?
Em outros países a inflação esta caindo por falta de consumo, mas no Brasil ela esta subindo, mesmo tendo uma economia fechada, com fobia e importação. Mesmo com a queda de consumo, o que leva o banco central a aumentar o juros pra atrair dólar e frear a consumo do povo, que já não consome. Quem mais consome nesse país é o governo. Que diz que vai consumir mais pra enfrenta a crise. Sinceramente eu acho a economia brasileira e o governo do PT muito doida.
Comments
Primeiro porque muitos produtos vendidos no Brasil dependem de insumos importados, o que as vezes, poucas pessoas sabem.
Exemplo: Você compra um boneca da Estrela, uma empresa brasileira, certo. Se ela tiver movimento, pode apostar que o motor é chinês.
Em segundo lugar, todos os produtos que exportamos tem seu valor calculado em dólar. Se fica mais caro em dólar, fica mais caro em reais.
Exemplo: Nossas exportações de carne vão cair por causa da crise econômica. Deveria sobrar no mercado interno e seu preço cair, mas não é o que acontece, subiu o dólar, imediatamente os Frigoríficos aumentam o preço para o mercado interno para compensar.
Como são muitos produtos, eleva os índices de preços e conseqüentemente a inflação.
Esse pode ser um efeito momentâneo, o que os economistas chamam de "Barriga inflacionária", em seguida, a queda real da demanda vai acabar jogando os preços para baixo e a inflação voltará a cair.
Um abraço!!!
Outros paÃses estão beirando a recessão, o que não é o caso do Brasil. A inflação não está caindo. Simplesmente as pessoas pararam de consumir. o dinheiro não circula, estagnou, por isso não sobe. O Brasil está com uma previsão de crescimento de 4% apesar da crise mundial. Se parar de consumir, nosso economia entra em recessão. Isso pode ser pior do que a inflação, com consequente desemprego e insolvência das empresas. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Não se atirar ao consumo, mas pôr freio no pânico e continuar a vida tão normal quanto possÃvel.
Muitos produtos sãoimportados como a farinha, tudo que é feito a partir dela ira subir quando o dollar subir....
Tendeu
Não sei ,não sou economista.