Vasectomia qual o risco durante a cirurgia?

numa tentativa de fazer uma vazectomia, a anestesia não "pegou" e o urologista aplicou mais duas e aguardou o efeito pouco tempo depois senti minhas mãos dormentes e apaguei.quando acordei ele estava tentando me acordar gritando: "ta tudo bem", só consegui falar uns 30 segundos depois foi quando me dei conta de onde estava - estava suado dos pés a cabeça com mascara de oxigenio mas não me sentia mal. ele perguntou se estava em jejum que de fato eu estava, e perguntou se ja tive convulsão. estava muito envergonhado pois havia outro médico e mais tres enfermeiras ajudando ele neste momento e não tive coragem de perguntar o que aconteceu se foi desmaio ou convulsão. até este ponto não tive grande preocupação pois pra mim parecia que nada tinha acontecido e pedi que continuasse a cirurgia pois ele ja tinha feito um pequeno corte, ele negou e remarcou a cirurgia pra uma semana depois. o pior de tudo foi que ele desmarcou a cirurgia e pediu pra remarcar, agora estou quase em panico.

por favor preciso de uma opinião, o que vc acha que aconteceu? o que eu poderia perguntar a ele a respeito disso, pois nem sei por onde começo?

outro detalhe é que depois disso o médico não me liberou pra sair da clinca desacompanhado e tive que chamar um amigo pra dirigir meu carro. durante a viagem me senti enjoado.

Comments

• Olá amigo.

Difícil te dar uma resposta exata pois faltam elementos sobre o que de fato aconteceu com você nessa cirurgia. Mas vou tentar te responder o melhor possível.

A cirurgia de vasectomia em si não apresenta risco algum. É um procedimento extremamente simples que feito por profissional habilitado não terá maiores conseqüências. O risco pode ser de algum tempo depois haver religação espontânea do canal, mas essa complicação da cirurgia é rara e se a técnica for bem executada é praticamente impossível isso acontecer.

Sobre o que aconteceu com você, as possibilidades:

1- Você pode ter tido uma crise hipoglicêmica (pouca glicose no sangue) devido ao seu jejum, que nem é imprescindível para esse procedimento;

2- Pode ter ocorrido uma reação de intolerância ou alérgica ao anestésico local utilizado;

3- Pode ter ocorrido injeção de anestésico local intravascular, ou seja, direto na corrente sanguínea; dependendo do anestésico utilizado, se injetado dentro de um vaso pode ocorrer uma reação como a que você descreveu, ocorrendo até mesmo convulsão.

Converse com seu médico para saber o que de fato aconteceu. Não sinta vergonha, reações assim podem ocorrer a qualquer um; a maioria delas são imprevisíveis. E não tenha medo de realizar o procedimento, depois de esclarecido o que ocorreu, certamente o cirurgião vai tomar as medidas profiláticas pertinentes e tudo correrá bem. Fique tranquilo.

Abraço.

• Sou residente em anestesia

O mais provavel é que voce tenha tido uma simples "caruara" - em linguagem tecnica , uma onda de superestimulação vasovagal (como a pessoa que desmaia ao ver sangue), essa historia das mãos dormentes e do enjôo após é tipica. Apesar de anestesicos locais , ao entrarem na corrente sanguinea , serem potencialmente capazes de gerar convulsoes , é necessaria uma quantidade massiva de anestesico pra isso - mais do que seria usualmente necesario para infiltracao local numa vasectomia. MAs é sempre uma possibiolidade, ter sido uma crise convulsiva real.

Uma sugestão: Não há pressa na realização dessa cirurgia . Converse com o urologista sobre a possibilidade de :

- primeiro - fazer com a presenca de anestesiologista , talvez com uso de raquianestesia (quero ver não "pegar")

- segundo : avaliacao com neurologista antes da realização da cirurgia.

Sign In or Register to comment.