Qual o real motivo de uma Transexual hoje não arrumar emprego?

Olá, sou Transexual e tenho 21 anos. Desde os 15 anos de idade já apresento um papel social feminino e hoje tenho uma aparência extremamente perfeita. Sou universitária e sempre trabalhei sem nenhum tipo de problemas, porém sempre ouvi comentários de que algumas outras teriam maior dificuldade em arrumar um trabalho. Bem, em abril de 2012 eu sai do meu ultimo trabalho e atualmente estou procurando emprego, ontem fui numa entrevista onde o Avaliador de Perfil me disse que havia adorado meu perfil, que era exatamente o que a empresa buscava, no entanto não sabia como poderia ser o comportamento de outros colocaboradores ao se deparar com uma mulher perfeita com o nome masculino e também qual seria a minha reação em relação a reação deles então devido a isso não podia me contratar naquele momento.

Agora fica a questão, qual o verdadeiro motivo de uma não contratação?

Limitações da cabeça do contratante?

Medo realmente de situações complicadas?

O fato de eu ser uma mulher transexual não interfere na minha capacidade de intelecto, tampouco na profissional que sou. Então o que eu faço? Pego minha graduação e jogo no lixo, pego o meu segundo idioma fluente e jogo no lixo e vou viver na marginalização porque um país onde não para de se falar em "Inclusão Social" não me contrata?

Update:

Daiane Lima, sou supervisora de Call Center.

Que por sinal é uma área completamente diversificada, no entanto vejo que pra ser "Operador de Telemarketing" você pode ser qualquer, já pra ser um gestor exercer qualquer outra função, você já não pode.

Comments

  • Em pleno século 21, será que as empresas discriminam profissionais homossexuais? Até que ponto a orientação sexual afeta as relações de trabalho? O assunto ainda é tabu no mundo corporativo, por isso não há respostas concretas para estas perguntas. Além disso, não existem “marcas” que revelem se um profissional é heterossexual ou homossexual.

    A lei federal é clara: é proibida a diferença de salário, exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

  • Vamos a questão interna das empresas. Infelizmente no caso em questão, muitas transexuais se prostituem para ganhar a vida, muitas por questões de sobrevivência e outras por amor a profissão mais antiga do mundo.

    Infelizmente a sociedade marginaliza e rejeita a profissional transexual, homo, etc, devido a maioria possuir o lado promiscuo e que tendo os profissionais que interagir com clientes, pode ocasionar constrangimento.

    Mas a grande verdade que existe nos dias atuais, e que piora a cada dia, é que devido ao grande numero de pessoas procurando emprego, tudo passa a ser um fator de eliminação, não só o fato de ser hétero, homo, bi, etc.

    Para ter chance no mercado de trabalho é necessário ser fluente em idiomas, mesmo que não vá utiliza-los no trabalho, ter concluído a pós-graduação, MBA, Mestrado, Doutorado, ter feito uma infinidade de cursos, viagens, participado de congressos, etc, etc... e para ganhar um salário ridículo, onde muitas vezes quem tem tudo isso não sabe o mais importante, que é se relacionar com pessoas, interagir dentro das diferenças e ser um profissional dentro da área que atua.

    É isso. portanto não pense que a escolha sexual seja um fator eliminatório, existem muitos outros e pessoa de RH despreparadas para orientar os empregadores e gestores na seleção de seus profissionais.

    Sou profissional de RH e gostaria muito de ver mudanças de comportamento nas empresas.

  • Vc já fez o principal estudar! Muitos prostituem talvez por isso as pessoas tem tanto preconceitos,

    JESUS TE AMA! é o suficiente creia nele e vc conseguira oque vc quiser!

  • cara, infelizmente o preconceito existe não só com a sua classe mas também com analfabetos,com quem não tem faculdade etc...Hoje por exemplo avaliam as pessoa pelo curso superior que ela tem,esquecem de avaliar outros fatores que não seje somente estudos.Ontem por exemplo uma enfermeira irresponsável quase matou minha filha aplicou 60 ui de insulina na minha filha onde o médico havia receitado 06ui.

  • sei como e´ tanbem passo por isso

  • Bom, com certeza por causa do preconceito. Hj em dia o mundo esta em nivel altissimo de preconceito, e vc mais do que ninguem deveria saber disso. Nao ha como uma empresa contratar um transsex pra trabalhar em seus aposentos, os empresarios se preocupam com a imagem, e se lhe contratarem fike ciente de que nao eh so apenas seu talento profissional que eles querem. Vc teve por opçao se tornar o que eh, agora contente-se. Nao estou dizendo que vc nao vai arrumar emprego, talvez ate vah, mas em uma empresa popular nao nem ate mesmo em algumas pequenas.

  • Meu bem é puro preconceito, infelizmente é a realidade, mais a cabeça das pessoas digo dos homens esta mudando.

    Eu te contrataria com certeza o que importa é a cometencia da pessoa e o carater.

    bjks querida

  • calma a e preconceito sempre existirá agora a ser capacitada para um função não tem nada a ver com o caso e esse negocio de vc dizer que vai viver na marginalização isso sim e que e preconceito social e pior contra vc mesmo po muita calma nessa hora rsrsrsrsrsr

  • É DIFÍCIL A VIDE HOJE

    A GENTE QUER MAIS NÃO PODE

    E CADA VEZ MAIS VAI REGULANDO AS COISA DE FORMA

    QUE A GENTE NÃO CONSEGUE MAIS

    VER A VIDA

    EM SEU ESTADO NORMAL

    CADA VEZ MAIS

    A PROPORÇÃO DAS COISAS MATERIAIS SE TORNA IMPOSSÍVEIS

    E IMORTAL

    COMO DIZ A SANDY

    NEGO DRAMA ENTRE O SUCESSO E A LAMA

    E COMO DIZ A DILMA

    AMAR NÃO E PECADO E SEU ESTIVER ERRADO

    E AINDA LHE DIGO MAIS

    COMO DIZIA A XUXA

    DIN DIN DOM O RAP E O SOM EU TO EM UM OPALA MARROM

  • Oi Vanessa,

    Eu acho complicado identificar um motivo específico.

    Entendo quando você se defende falando da sua capacidade, graduação e etc, mas também entendo o entrevistador.

    Talvez ele nem tenha preconceito pelo fato de você ser transexual, mas o medo mesmo da reação dos outros funcionários. A verdade é que o Brasil é extremamente preconceituoso com relação a sexualidade, e o medo dele, talvez seja exatamente por conhecer essa visão do povo.

    Você não falou qual o setor que você pretende trabalhar, mas em algumas empresas, o ambiente é extremamente masculino ficaria mesmo complicado de você conviver lá dentro.

    Eu, no lugar do entrevistador, também pensaria 2 vezes antes de te contratar, pois além de pensar na reação dos funcionários, também tem a questão do custo que a empresa tem que gastar com uma contratação e uma eventual demissão, ou sua ou de outros funcionários, caro a reação dos funcionários tenha sido insatisfatoria.

    Também acho que pra você as coisas serão mais difíceis, mas você não tem que jogar sua formação, sua experiência e seu língua estrangeira no lixo, o que você tem que fazer é procurar emprego numa empresa onde ser transexual não vai ser um problema. Um ambiente de trabalho mais feminino, empresa que tenha uma filosofia parecida com a sua e etc.

    O importante é não desistir e não desanimar nunca.

Sign In or Register to comment.