O entrelaçamento quantico burla Einstein?
Update:
O q acontece: o entrelaçamento são a separação de partículas q tiveram seus momentos magnéticos sincronizados.Ao se separar estas particulas por uma distancia infinita e alterarmos o momento de uma, automaticamente a outra acompanha em tempo zero , ou seja sem tempo e nada de velocidade da luz.
Comments
Não, pois o emaranhamento não desafia o limite da velocidade da luz na transmissão de informação, diferente do que a literatura de divulgação científica faz parecer.
A idéia é o seguinte: vamos imaginar que um par de elétron e anti-elétron são criados por formação de pares. Por causa da conservação de momento, um deles deve ter spin up e o outro spin down.
A quântica diz que antes de fazermos qualquer medida, a chance de medirmos uma das partículas com spin up ou down é de 50% e que não podemos fazer qualquer inferência além dessa.
Porém, como as duas partículas estão emaranhadas, a medida do spin de uma delas é equivalente à medida do spin da outra, logo se medirmos o spin de uma delas, a chance da outra ter spin oposto passa a ser de 100%.
Assim, imaginemos que o par de elétron e anti-elétron foi separado por uma grande distância. Antes de qualquer medida, a chance de se medir up ou down nos dois é de 50%. Agora, imagine que um cientista meça o spin do elétron e descubra que ele tem spin up. A partir desse momento, qualquer medida do anti-elétron necessariamente vai dar down.
Note que apesar de uma medida afetar a outra instantanea e independentemente de grandes distâncias, não é possível transmitir informação desse modo, pois as duas medidas são equivalentes. Assim, a medida local não carrega qualquer conteúdo adicional sobre a partícula distante.
Não acho que burla, pois as regras têm exceções. Não acho que esteja tudo entrelaçado mas tudo esta conectado ou seja: onde termina uma coisa começa outra. Essa é maior questão da observação, o que está além do fÃsico e se instaura na icógnita dando uma continuidade na linha seja ela curva ou retilÃnea, mas que não se entrelaçam.
num seiiiii
Próxima pergunta please... hoje não....
Bjus Roninho, mas atualmente prefiro responder em culinária...
à O QUEEEEEEEEE????
NAO SEI VA PESQUISAR