quero um titulo pro meu texto?

eu fiz um texto dissertativo argumentativo e to sem ideia como vai ser o titulooo, ele é sobre o movimento estudantil de 68

alguem pode me ajudar ??

aqui ta o texto si alguem quiser ler

O movimento estudantil é um movimento de caráter social e de massa, os primeiros traços surgiram no século XV os estudantes defendiam seus ideais com greves e revoltas, mais há um destaque muito grande em todo o mundo a partir da década de 60.

No Brasil em 1967 devido à pressão da ditadura militar esse movimento inicia um processo de reorganização surgindo como uma grande força de oposição política, essa capacidade de organização foi capaz de colocar, por exemplo, cem mil pessoas na rua em 1968, em protesto a morte do estudante Edson Luiz que foi morto no Restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro pela policia militar durante uma manifestação, esse episódio se tornou um marco histórico no movimento estudantil brasileiro.

O ano de 68 é considerado como o auge do movimento estudantil no Brasil e no mundo, neste período, estoura em vários países as manifestações estudantis, os jovens estudantes lutam contra guerras e injustiças sociais, buscando liberdade de expressão.

Claro que qualquer comparação entre os movimentos estudantis de ontem e hoje tem que ser feita considerando o momento histórico, as motivações, o regime político, as universidades entre outros. Atualmente podemos dizer que muitos dos ideais originais do movimento estudantil foram perdidos devido às mudanças econômicas, políticas e sociais, porém não significa que jovens determinados não continuem levando adiante as suas causas, embora de uma forma muito mais individual.

O movimento estudantil com uma visão mais coletiva é importante porque dentro dele pessoas de vários lugares interagem entre si abordando experiências diferentes. Esse encontro de idéias e informações permite um importante crescimento para a juventude do país, para que o movimento continue sendo uma organização representativa dos estudantes é necessário que cada vez mais e mais jovens se juntem ao coletivo e saiam de seus mundos particulares como faziam os corajosos estudantes que se uniram nos principais episódios políticos do Brasil em campanhas contra o regime militar, a favor das “diretas já”, pelo impitchman de Collor, contra a divida externa, por uma universidade publica e gratuita entre muitos outros episódios, foi uma época em que jovens morriam lutando por seus ideais e a única forma de reivindicar uma sociedade mais justa era se unir para fazer valer a sua voz.

Comments

Sign In or Register to comment.