O local onde dormimos é capaz de influenciar nossos sonhos noturnos?

Eu morava em um apartamento, e, durante todo período em que morei nele eu quase não sonhava. Era muito raro, e se sonhava, nunca me lembrava.

E recentemente me mudei para outro apartamento que consegui comprar, e curiosamente, tive sonhos muito claros em todos os dias em que dormi nele. Não é algo curioso e até estranho???? Então, diante do ocorrido fiquei pensando porque isto aconteceu? Até que ponto uma estrutura de alvenaria pode nos influenciar?

Comments

• O sono tem ciclos de cerca de 90 minutos, divididos em 4 estágios.

O estágio 1 é chamado de sonolência, o estágio 2 é de sono leve, o estágio 3 é de sono profundo e o estágio 4 é o chamado sono REM (sigla para "Rapid Eyes Movement", ou "movimento rápido dos olhos"), no qual acontecem os sonhos. Assim que encerra-se o sono REM, volta-se ao estágio 1 e o ciclo recomeça.

Em um sono noturno de 8 horas é provável que uma pessoa comum passe por 4 ou 5 ciclos completos, ou seja, terá sonhado 4 ou 5 vezes, com sonhos de cerca de 15 a 25 minutos. Isso sempre acontece.

Há várias explicações para o fato de que as pessoas raramente lembram dos seus sonhos, nenhuma delas 100% comprovada, mas uma coisa é certa: a lembrança dos sonhos depende da profundidade do sono e do nível de hábito com o local onde a pessoa dorme.

Ao mudar de apartamento, seu organismo certamente estranhou as novas instalações e está adaptando-se às condições, como o nível de ruído, o nível de escuridão, a temperatura ambiente, o cheiro, a intensidade das correntes de ar, a posição da cama, a acústica do cômodo em que você está dormindo etc. Durante esta fase de adaptação seu organismo mantém um certo estado de vigília e seu sono é menos profundo do que você estava habituada no antigo imóvel - o que faz com que você lembre-se de mais sonhos do que antes, embora ainda não se lembre de todos os 4 ou 5 sonhos que tem e não se lembre de todos os 15 ou 20 minutos de cada sonho.

Assim que seu organismo estiver totalmente adaptado às novas condições, você voltará ao antigo padrão de "esquecimento" dos sonhos. Quando quiser lembrar-se novamente dos sonhos, mude de lugar para dormir. Durma no sofá ou durma na casa de outra pessoa, para novamente "incomodar" seu organismo e dormir menos profundamente.

Digite "ciclos do sono" no Google e esbalde-se com milhões de tópicos a respeito.

• durmo num quarto escuro

• Boa noite Serena. É o seguinte basta você virar na cama que começa a esquecer os sonhos. Também o barulho pode influenciar. Uma vez vendo u filme os dias do fim na parte em que Jerico era bloqueado em uma igreja por satanistas eu dormi e sonhei que estava a ser perseguido por eles. O que estava a ouvir pode ter-me levado a sonhar assim. Também pode não ser realmente o apartamento, mas as emoções que desenvolveu nesses dois ambientes e que acompanharam-na durante todos os sonhos. Espero ter ajudado. Abraços.

• Não tem nada a ver com a construção. Você deve ter ficado muito emocionado psicologicamente em relação ao novo imóvel comprado, originado-se então sonhos múltiplos.

• Sim, o lugar interfere na qualidade dos nosso sono e consequentemente no nossos sonhos. Se um lugar é descomfortavel e abafado temos um sono ruim prejudicando tbm os sonhos.

Se um lugar é bastante arejado calmo, tranquilo e comfortavel o sono é maravilhoso e os sonhos consequentemente melhores ainda! ( a energia positiva do lugar tbm ajuda.)

• olha! o sonho geralmente aumenta o que você pensa, vê, sentimentos como o medo, etc...

• querida vc sonha td dia so que tem que ter um sono muito profundo para se lembrar

• Tudo o que vc faz durante o dia ou já fez influencia seus sonhos.

Se dormir num lugar a preocupa, essa preocupação pode surgir simbolicamente nos seus sonhos.

Só isso. Nada sobrenatural.

• Não deve ter um "padrão", viajo muito e paro muito em hotéis, dificilmente eu sonho e quando sonho tanto faz se é em casa ou em algum dos hotéis

Sign In or Register to comment.