É possível juntar um povo religioso e um estado laico, sem haver conflitos?
Pergunto isso por que todos sabemos que o Brasil está longe de ser laico, a maior parte da população é cristã e temos também vários políticos intimamente ligados à alguma religião. Mas andei pesquisando e notei que os países com maior número de IDH são fundamentados em bases cristãs, mas sua população e seu estado são ateus, ainda mais quando o assunto é política.
Pergunto:
Se o Brasil fosse um estado laico, onde nenhuma decisão fosse tomada com base em crença ou em religião, nosso pais seria melhor ou pior?
Para os religiosos, ou crentes: como seria ter que aceitar, por exemplo, a união civil de homossexuais, a legalização do aborto de acordo com as vontades da mãe, pesquisa com células tronco embrionárias, direito a eutanásia em caso de doença terminal ou sofrimento extremo, etc?
Até...
Update:Suécia - 85% ateus
Dinamarca - 80% ateus
Noruega - 72% ateus
Japão - 65% ateus
Finlândia - 60% ateus
Holanda - 44% ateus
Comments
POIS É...AQUI NO BRASIL CONFUNDE CRENÇA COM ADMINSTRAÇÃO E CHEGA A SER ATÉ MAL INTENCIONADA NESSE SENTIDO, USANDO RELIGIÃO EM DECISÕES QUE SE TORNAM PRECONCEITUOSAS...UM ESTADO LAICO, NÃO SIGNIFICA SER UM ESTADO ATEU...SIGNIFICA SER ISENTO DE DECISÕES DOGMATICAS...
Eu sendo crente gostaria que o paÃs fosse 100% laico.
Acho muito dificil pois as opinioes sao muitos diferentes!!!
mas gostaria muito q o brasil fosse um pais ateu , pois assim iria acabar muitos dos preconceitos que a hoje ,e definitivamente seria um lugar melhor para viver!
até....
Dizer que algo é laico, não exclui os valores morais e éticos que clamam dentro do ser, sem a necessidade de que alguma religião as fomente, se estas coisas pudessem ser exterminadas não terÃamos um estado laico e sim irracional, uma vez que a ética e a moral estão presentes em todos os conhecimentos do homem e são o eixo por onde suas decisões se estabelecem.
Ã, mas o Brasil naum é um estado laico
Ecumenismo é coisa do diabo (uns foram chamados a filhos de Deus) (outros infelismente são bastardos).
Tentam promover a paz e negam o único que a promove(o Senhor Jesus Cristo)
João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-Ãeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.
29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.
30 Já não falarei muito convosco, porque vem o prÃncipe deste mundo, e ele nada tem em mim;
31 mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
Que o Senhor te ilumine em nome de Jesus Cristo.