Como fazer um arco e flecha de madeira?

Vou fazer 13 anos e na minha familia eu ja posso fazer parte da competição anual de familia de arco e flecha desde os meus 5 anos venho treinando com um arco de plastico,como vou entrar pra competição queria saber como fazer um arco de madeira,sou a melhor da minha familia porque ja estou treinando desde criança! e todos querem que eu participe da competição so que eu não tenho arco apropriado para mim!!! me ajudem a fazer um arco de madeira?! porque as flechas eu ja sei fazer!!!!

Comments

• Putz, pra se fazer um arco de madeira de boa qualidade é meio dificil, você tem que encontrar um galho de arvore sem nós e um pouco grosso, depois que vc cortar da árvore já tem que começar a talhar para aproveitar a madeira verde, então você talha ele com umas boas medidas( de 60 a 70% da sua altura e com uns 4 ou 5cm de largura e 2 ou 3cm de grossura), assim que terminar de talhar a madeira ainda verde você ascende umas brasas( carvão) no chão e coloca a madeira lá e fica mexendo e virando pra não deixar queimar por uns 20 minutos, esse processo deixa a madeira mais resistente e fexível , depois disso vc deixa a madeira esfriar e vai lixando ela para tirar as immperfeições, trabalhe as pontas onde ira fixar o cabo ou corda e está pronto um arco de madeira!

• Aonde você mora, que cidade???? Porque nem sabia que tinha competição de arco no Brasil. Não entendo como você participa do perguntas e respostas e não deixa link do seu e-mail para entrarmos em contato. Me interesso muito por arco e flecha e não sei de mais ninguém que goste. Meu estilo é arco indígena brasileiro tradicional. Só vejo boboca amante de arco europeu. Podem gostar sim, mas valorizem o que é nosso antes que alguém leve embora ou se perca o conhecimento. Bom, se vc ia participar de uma competição deveria se informar as regras de tipo de arco, potência, estilo, modelo simples/composto, etc. E, ver com alguns dos participantes quem poderia lhe auxiliar na confecção de um arco. Uma garota de 13 anos não possui decerto a mão calejada, umamarcenaria em casa, nem deve saber usar ferramenta nenhuma, quanto mais ter a prática para fazer um arco bom de primeira. Às vezes precisamos fazer alguns para ter a prática e o aprendizado suficiente para construir um arco bom. De outro lado para achar madeira boa não é fácil. O ipê seria a mais fácil de achar porém somente árvores da floresta dão galhos roliços e retos do tamanho suficiente para que não contenham nós. Na cidade além de não ser fácil achar um galho reto do tamanho suficiente, para conseguí-lo vais estragar a árvore. Lembrando que tem a casca grossa, o alburno fraco e o cerne duro. Para achar um galho com cerne de grossura suficiente não é fácil. Tem indígena que usa o cerne com uma parte do alburno em uma das faces (face externa) dando um desbastada na face contrária (face interna) da empunhadura até as pontas e tem indígena que usa somente o cerne, respeitando as fibras e esculpindo na forma roliça e gradual da empunhadura até as pontas, terminando na grossura de um dedo. Neste caso em vez de esculpir a parte aonde amarrará a corda, faça um enrolado de corda com cola na ponta do arco para que a laçada da corda de puxar não escorregue. Arcos Xoklengs podiam ter desde 1m até 1,80 de altura sendo a flecha de madeira única ou bambuzinho (e cabeça pra baixo para não se ferir com os nós) com mais 1/3 de madeira encaixada para prolongar, sendo da altura máxima do atirador e amarrada em torno do gomo de encaixe para que o bambu não rache. Se for arco grande desses de 1,75 ou 1,80m (maior que o atirador) Vc aquece a madeira no fogo (peça para um homem forte a habilidoso fazer pra vc) e entorta as extremidades do arco enquanto a madeira está mole e quente, assim não precisa retirar a corda para a madeira descansar, ele ficará sempre curvo. Os indígenas quando terminavam de lixar a madeira aqueciam o arco no fogo brando e untavam a madeira com cera de abelhas. O arco fica mais forte e escurecido.Dura bem mais. Podes usar madeira de pupunha se achar um pé velho que tenha madeira e conseguires cortá-lo pois é muiiiiito duro.Dá um arco mais fino porém bem forte.

• Quando eu fazia arco com minha amiga eu e ela pegava galho de arvores bons e fortes e cortávamos com facões agora tem que fazer ele no tamanho apropriado ou do tamanho que quiser e entortar ele depois mais cuidado pra não quebrar é difícil de entorta-lo mais depois consegue

• eu sei fazer, só q é difícil explicar.

:/

Sign In or Register to comment.