Você conhece o efeito Nocebo?
O efeito nocebo
“Você vê coisas que existem e diz: ‘Por quê?’ Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: ‘Por que não?’” George Bernard Shaw (1856-1950) - Dramaturgo irlandês
Muita gente conhece o efeito placebo, ele esta há décadas documentado nos estudos médicos. Placebo é o efeito positivo causado exclusivamente pela fé ou a esperança de que algo pode dar certo.
A palavra “placebo” vem de um verbo latino que significa “saciar-me-ei”.
Assim, no sentido clássico, um placebo é uma imitação de um remédio – em geral um inócuo comprimido, água com açúcar, no formato de uma pílula autêntica – prescrita mais com o objetivo de acalmar o paciente do que para satisfazer uma necessidade orgânica claramente diagnosticada.
Quando o resultado final é positivo, isto é, o paciente tem uma melhora significativa ou até é curado, ocorreu o efeito placebo.
Nos últimos tempos, os médicos começaram a prestar atenção no irmão maligno do efeito placebo, o efeito nocebo. O nome pode ser novo, mas é provável que você saiba como funciona. O efeito nocebo acontece quando expectativas negativas geram resultados negativos.
Estudos bem recentes determinaram que o efeito placebo ou nocebo são mais poderosos do que se imaginava anteriormente. Portanto, cuidado com o que você acredita – pode acabar acontecendo.
“Eu nunca poderia...
Eu não mereço...
Eu não devo...
Eu não tenho capacidade para isso.”
Você alguma vez já pronunciou uma destas frases? Pode ser que sim, quer você tenha a lembrança consciente ou não. Muitos de nós somos programados com crenças que representam limitações – o que podemos fazer, o que podemos ser, o que merecemos – de maneira que romper e superar essas crenças é realmente importante.
O que determina o seu comportamento é aquilo que você acredita. Isso acontece no amor, assim como nos negócios e na vida em geral. O que você acredita que é verdade sobre si mesmo se transforma em realidade graças ao elo inquebrável que existe entre as crenças e os atos. Se você acreditar que vai fracassar, fracassará. Por outro lado, se acreditar que vai ter sucesso, terá sucesso. Se acreditar que não merece o que deseja, seja lá o que for, não vai conseguir. Em contrapartida, se acreditar que merece tudo de bom que a vida tem, estará receptivo a isso. (...)
Como disse Henry Ford, “se você acha que pode, ou que não pode fazer uma coisa, você tem razão”.
(...)
O antídoto para o efeito nocebo é a sua imaginação. A sua imaginação pode ser usada para identificar e exorcizar as crenças limitadoras. (...)
O que você quer ser? O que quer fazer? Para onde quer ir? O que deseja ter? Assuma o poder para ser maior do que jamais imaginou, o poder de executar façanhas que o impressionam e ter tudo que a sua imaginação inventar.
Imagine que o mundo é a sua tela e que você tem todas as ferramentas, tempo e capacidade para criar a realidade que o seu coração desejar, qualquer que seja. Que aparência teria a obra-prima da sua existência?
(...) Se você deseja alegria, prosperidade e relacionamentos significativos, pense nestas mesmas coisas e jogue fora o frasco de nocebos!
Comments
A fé é o firme fundamento das coisas que não se vê, sem fé é impossível agradar à Deus. As forças negativas existem, más o poder de Deus é maior e superior à essas forças do mal.
O pensamento e/ou as palavras teêm PODER de trazer ao mundo material aquilo que foi criado primeiramente na dimensão espiritual. Temos que pensar e proferir aquilo que trará algo positivo ( crescimento, que soma) em nossa vida e na vida do nosso próximo.
Abraços.
Interessante! Obrigada pela explicação!!
Os pensamentos são poderosos, podem transformar nossas vidas.
Conhecia o conceito, mas não o nome. Somos aquilo que pensamos.