ALGUMAS PERGUNTAS QUE PROCUREI E NAO ACHEI NO GOOGLE ALGUEM ME AJUDA ?

1) O QUE EMITE LUZ ?

2) O QUE BLOQUEIA A LUZ ?

3) O QUE PERMITE A PASSAGEM DA LUZ ?

ESSAS TRES PERGUNTAS NAO CONSEGUI ACHAR, TIVE 10 PERGUNTAS FALTOU ESSAS ALGUEM ME AJUDA, E PRA NOTA AGRADEÇO, TA DIFICIL JA PROCUREI NO GOOGLE E NADA !!!!

AGRADEÇO !

Comments

• 1) A luz pode ser emetida por diversas fontes, como o sol, lâmpada, etc. Luz são fotons, emitidos quando um elétron perde energia e muda para uma camada de valência mais "baixa".

2) Pode-se bloquear a luz totalmente ou parcialmente. Em geral, materiais com estrutura cristalina são os melhores bloqueadores de ondas (a luz pode ser considerada uma onda). Quando você enxerga algo é porque a luz foi refletida pelo objeto, logo, a luz não passou para o outro lado do objeto. Em outros casos a luz é absorvida pelo objeto fazendo ele ser escuro (preto), e neste caso ela também não passa para o outro lado.

3) A luz pode se propagar no vácuo, em gases como o ar, em líquidos como a água ou sólidos como o vidro. O vidro, por ser um material amorfo, permite a passagem de luz, ou seja, sua estrutura molecular não é cristalina (não é organizada) permitirndo que parte da luz passe por ele.

• 1) Chama-se objeto luminoso aquele q possui a capacidade de emitir luz proveniente de uma combustão ou qualquer outra reação.

Ex: O Sol

2)Chama-se objeto opaco aquele q impede a propagação da luz no seu interior.

Ex: um pedaço de madeira

3)Chama-se objeto transparente aqule q permite a propagação da luz no seu interior.

Ex: Vidro liso

• Foi o mais próximo que consegui, não sei se é exatamente isso. Espero ter ajudado. Boa Sorte!

TRANSPARENTE: O termo que se aplica a materiais através dos quais a luz pode se propagar em linha reta.

OPACO: O termo que se aplica a materiais que absorvema luz, sem reemití-la, de modo que a luz não consegue atravessá-los.

SOMBRA: Uma região escura que surge qdo são bloqueados os raios de luz que para ali se dirigiam.

UMBRA: A parte mais escura de uma sombra onde, o bloqueio da luz é completo.

PENUMBRA: Uma sombra parcial que aparece onde parte da luz é bloqueada, mas o restante da luz pode atingí-la.

ECLIPSE SOLAR: O evento em que a Lua bloqueia a luz vinda do Sol e a sombra da Lua cai sobre paarte da Terra.

ECLIPSE LUNAR: O evento em que a Lua passa pela sombra da Terra.

obs: pag 452 tem esse resumo do livro do google FÍSICA CONCEITUAL

• 1) Quando um elétron muda de uma camada mais energética para uma menos energética na eletrosfera de um átomo, ele libera um fóton (unidade fundamental da luz). Exemplo: aquecimento de algum material (filamento da lâmpada incandescente, átomos que compôem o sol, metal sendo muito aquecido).

2) A luz é bloqueada pela existência dos efeitos de Reflexão ou Absorção sobre a matéria. Exemplo: tudo que enxergamos é porque a luz foi refletida, já o que vemos em preto é luz que foi absorvida. Porém o vidro nem sempre é visível, pois a luz atravessa ele totalmente, já quando vemos um vidro, é porque parte da luz incidente sobre ele foi refletida para nossos olhos.

3) A luz por ser uma onda de natureza eletromagnética não necessita de meio material para sua propagação. Quando consegue se propagar em um meio material e muda para outro, ela sofre Refração (desvio na direção de propagação dependendo do ângulo de incidência e altaração na velocidade de propagação).

Espero ter ajudado.

• eu tbm nao sei

• 1) Várias coisas emitem luz, gases, estrelas, não sei te responder essa direito.

2) O comprimento de onda da luz (lâmbda), é muito pequeno, ou seja, objetos maiores que ele bloqueiam a luz gerando a sombra.

3) Objetos onde seu tamanho é menor que o comprimento de onda (lâmbda) da luz.

OBS: As questões 2 e 3 podem ser estudadas em DIFRAÇÃO.

• 1) o raio solar

2) a sombra

3) a passarela

Sign In or Register to comment.