ALGUMAS PERGUNTAS QUE PROCUREI E NAO ACHEI NO GOOGLE ALGUEM ME AJUDA ?
1) O QUE EMITE LUZ ?
2) O QUE BLOQUEIA A LUZ ?
3) O QUE PERMITE A PASSAGEM DA LUZ ?
ESSAS TRES PERGUNTAS NAO CONSEGUI ACHAR, TIVE 10 PERGUNTAS FALTOU ESSAS ALGUEM ME AJUDA, E PRA NOTA AGRADEÇO, TA DIFICIL JA PROCUREI NO GOOGLE E NADA !!!!
AGRADEÇO !
Comments
1) A luz pode ser emetida por diversas fontes, como o sol, lâmpada, etc. Luz são fotons, emitidos quando um elétron perde energia e muda para uma camada de valência mais "baixa".
2) Pode-se bloquear a luz totalmente ou parcialmente. Em geral, materiais com estrutura cristalina são os melhores bloqueadores de ondas (a luz pode ser considerada uma onda). Quando você enxerga algo é porque a luz foi refletida pelo objeto, logo, a luz não passou para o outro lado do objeto. Em outros casos a luz é absorvida pelo objeto fazendo ele ser escuro (preto), e neste caso ela também não passa para o outro lado.
3) A luz pode se propagar no vácuo, em gases como o ar, em líquidos como a água ou sólidos como o vidro. O vidro, por ser um material amorfo, permite a passagem de luz, ou seja, sua estrutura molecular não é cristalina (não é organizada) permitirndo que parte da luz passe por ele.
1) Chama-se objeto luminoso aquele q possui a capacidade de emitir luz proveniente de uma combustão ou qualquer outra reação.
Ex: O Sol
2)Chama-se objeto opaco aquele q impede a propagação da luz no seu interior.
Ex: um pedaço de madeira
3)Chama-se objeto transparente aqule q permite a propagação da luz no seu interior.
Ex: Vidro liso
Foi o mais próximo que consegui, não sei se é exatamente isso. Espero ter ajudado. Boa Sorte!
TRANSPARENTE: O termo que se aplica a materiais através dos quais a luz pode se propagar em linha reta.
OPACO: O termo que se aplica a materiais que absorvema luz, sem reemitÃ-la, de modo que a luz não consegue atravessá-los.
SOMBRA: Uma região escura que surge qdo são bloqueados os raios de luz que para ali se dirigiam.
UMBRA: A parte mais escura de uma sombra onde, o bloqueio da luz é completo.
PENUMBRA: Uma sombra parcial que aparece onde parte da luz é bloqueada, mas o restante da luz pode atingÃ-la.
ECLIPSE SOLAR: O evento em que a Lua bloqueia a luz vinda do Sol e a sombra da Lua cai sobre paarte da Terra.
ECLIPSE LUNAR: O evento em que a Lua passa pela sombra da Terra.
obs: pag 452 tem esse resumo do livro do google FÃSICA CONCEITUAL
1) Quando um elétron muda de uma camada mais energética para uma menos energética na eletrosfera de um átomo, ele libera um fóton (unidade fundamental da luz). Exemplo: aquecimento de algum material (filamento da lâmpada incandescente, átomos que compôem o sol, metal sendo muito aquecido).
2) A luz é bloqueada pela existência dos efeitos de Reflexão ou Absorção sobre a matéria. Exemplo: tudo que enxergamos é porque a luz foi refletida, já o que vemos em preto é luz que foi absorvida. Porém o vidro nem sempre é visÃvel, pois a luz atravessa ele totalmente, já quando vemos um vidro, é porque parte da luz incidente sobre ele foi refletida para nossos olhos.
3) A luz por ser uma onda de natureza eletromagnética não necessita de meio material para sua propagação. Quando consegue se propagar em um meio material e muda para outro, ela sofre Refração (desvio na direção de propagação dependendo do ângulo de incidência e altaração na velocidade de propagação).
Espero ter ajudado.
eu tbm nao sei
1) Várias coisas emitem luz, gases, estrelas, não sei te responder essa direito.
2) O comprimento de onda da luz (lâmbda), é muito pequeno, ou seja, objetos maiores que ele bloqueiam a luz gerando a sombra.
3) Objetos onde seu tamanho é menor que o comprimento de onda (lâmbda) da luz.
OBS: As questões 2 e 3 podem ser estudadas em DIFRAÃÃO.
1) o raio solar
2) a sombra
3) a passarela