Ainda tenho chances de crescer ?

Bom dia! completei 19 anos dia 20/06/12 , e tenho apenas 1,77cm de altura. Quero saber se ainda tenho chances de crescer.. meu pai, na resevista dele, ele tinha 1,81cm.. qdo saiu do quartel tava com 1,85cm.. e ele é o mais baixo dos meus tios.. Será q ainda posso crescer alguns centímetros ?

Comments

• Se a pessoa ficar totalmente ereta já aumenta em 4 cm e os militares treinam essa postura perfeita.

se vc pendurar um peso no seu osso por 10 anos é lógico que o osso vai se adaptar.

• Rapha, em geral o homem cresce até a puberdade. Quanto mais cedo ela chega, mas cedo o homem para de crescer. Em geral, quando os rapazes demonstram não estar crescendo em época em que deveria haver ainda algum crescimento, os pais levam o adolescente ao endocrinologista para ver o que está acontecendo.

A primeira ação é verificar em que ponto se encontra a puberdade. Verificam-se a existência de pelos no corpo, desde as pernas e braços, costas até os pelos na região pubiana. O desenvolvimento completo ou não dos orgão genitais, o tamanho dos testículos e da bolsa escrotal. Prepare-se para o exame...

São feitos exames de sangue para se apurar os níveis de glicemia no sangue. O excesso de açucar pode afetar a eficiência do hormônio de crescimento. Alguns médico recomendam o controle dos excessos do açucar.

Depois tiram-se radiografias dos pulsos para medir a distância entre alguns ossos do punho e da mão. Essa medida é fundamental para se dizer se já se está irremediavelmente na puberdade ou não. Se você entrar em tratamento, provavelmente serão tiradas radiografias a cada três meses para apontar o momento em que não adianta mais fazer nada pois os ossos já se juntaram.

Havendo tempo anda para crescimento o médico pode adotar medidas não radicais como alimentação adequada e muito exercício físico (não musculação) como futebol, natação e outros. Verduras e legumes, o horror dos adolescentes) são recomendações pois tem vitaminas importantes. Alguns médicos recomendam complemetos vitamínicos nessa fase.

Os tratamentos mais radicais, não utilizados por muitos médicos, são os que fazem uso da aplicação de hormônios para crescimento. Como existem consequências indesejáveis desse crescimento, não se recomenda a nã ser em casos mais graves (que não é o seu).

Eu diria que aos 19 anos, você já deve estar pós puberdade, portanto as chances de você crescer mais ainda serão muito pequenas. Além de você não precisar de mais nenhum centímetro. Mas tendo dúvida, procure umendocrinologista e diga que tem problema de crescimento. Depois de parar de rir ele conversa com você.

Sign In or Register to comment.