A letra "x" veio do latim e tinha naquela lÃngua sempre som duplo "ks". Por exemplo, o termo "lex" (lei) era pronunciado pelos romanos "leks". Algumas palavras portuguesas preservaram o som duplo do "x" latino, como a palavra "tóxico", pronuciada, então, "tóksico".
Olha cara, na lingua portuguesa num existe um "certo ou errado"
se voce falar 'tóchico' e a pessoa que escuta entender a mensagem, ta tudo bem, e se voce disser 'tócsico' e a pessoa tambem entender, ta certo do mesmo jeito.
Comments
Escreve TÓXICO
Lê TÓCSICO
Eu acho que o certo é Tóxi(c-ssi)co!!!
Neste caso, a letra "x" é um dÃfono, ou seja: ela representará o som de duas letras ( no caso,, o "x" teria som de ks); foneticamente, lê-se tóksico, e se escreve tóxico; caso parecido acontece com táxi, léxico, ônix, fênix.
certo, seria "quissi". Igual Taxi, viu?
A letra "x" veio do latim e tinha naquela lÃngua sempre som duplo "ks". Por exemplo, o termo "lex" (lei) era pronunciado pelos romanos "leks". Algumas palavras portuguesas preservaram o som duplo do "x" latino, como a palavra "tóxico", pronuciada, então, "tóksico".
Toxico = TO CSI Co
TOCSICO
TOXICO
o correto da pronuncia é "tocsico"
mas se escreve:tóxico"
Olha cara, na lingua portuguesa num existe um "certo ou errado"
se voce falar 'tóchico' e a pessoa que escuta entender a mensagem, ta tudo bem, e se voce disser 'tócsico' e a pessoa tambem entender, ta certo do mesmo jeito.
Uma prova disso é o xD
num tem porr nenhuma escrita, mas voce consegue captar a mensagem, entende o que quero dizer?