Ganhei um jabuti de uns 12cm a aproximadamente 1 mês.

Ele anda pela casa toda e se enfia pelos cantos. Troco a àgua todos os dias e tenho colocado banana e tomate, mas ele tem comido muito pouco e não todos os dias. Ainda não vi nenhuma sujeira (fezes/urina) e o dia que lavei ele, parece que gostou. Também gosta de tomar sol. As vezes pego ele e passo os dedos ne leve no casco, como se estivesse fazendo carinho mas, tenho dúvidas se estou cuidando bem dele.Gostaria de ter autorização do IBAMA para continuar com ele em casa por muitos e muitos anos. Se alguém tiver informações de como eu devo tratá-lo e sobre o IBAMA eu agradeço.

Comments

• Vamos lá. Tenho um jabuti (legalizado) há mais ou menos cinco anos e acho que posso te dar algumas dicas. Primeiro, você não deve manter seu jabuti apenas dentro de casa. Jabutis precisam de luz solar ou luz artificial própria para répteis. O ideal é que eles fiquem ou num terrário especialmente preparado, com terra, plantas baixas (como grama), um recipiente com água, mas um recipiente baixo, pois, jabutis são animais terrestres e não aquáticos (tanto que não possuem nadadeiras). Quando ele crescer (ele ainda vai crescer bastante) você poderá até mantê-lo fora de casa, num cercadinho no quintal. Não esqueça ainda que os jabutis são animais de sangue frio e por isso, caso more numa região fria, terá que oferecer alguma fonte de calor externa para o bichinho. Há lâmpadas especiais que fazem isso e que você encontra em pets shops.

Em relação à alimentação, você pode dar tomate e banana, mas ofereça também muita verdura para seu jabuti, como folhas de couve e repolho. Eles adoram. Frutas em geral também são apreciadas. Além da banana, que você já está oferendo, tente dar ao jabuti mamão, melão, maça, pera, pessego... Varie bastante, pois na natureza eles comem vários tipod de alimento. Evite apenas frutas muito ácidas. Carne também pode ser oferecida, mas em porções pequenas e apenas umas duas ou três vezes por semana. Não é preciso dar todos os dias.

Além desses alimentos você pode oferecer também ração própria para jabuti, que contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dele.

Não esqueça de manter um pratinho com água fresca para ele beber.

Sobre as fezes, os jabutis não defecam diariamente como os cães e gatos. Seu organismo é lento e também por isso eles nem sempre comem todos os dias, principalmente no inverno, época em que os jabutis realmente ficam mais parados. É melhor deixar o alimento disponível e esperar que ele se alimente quando quiser.

Quanto ao IBAMA, eu comprei o meu num criador autorizado e por isso ele é legalizado. Não sei se existe possibilidade de legalizar um animal que não tenha sido comprado de um criador registrado.

Boa sorte.

• Olha,

A alimentação não está adequada a ele e pode não está gostando, e ele pode ficar doente se não se alimentar bem. Apesar deles não comerem muito, ofereça uma alimetação balanceada, ou seja, vários tipos de frutas e verduras, procure uma ração pra eles em algum petshop, dê também uns pedaços(pequenos) de carne e peixe(sem espinho) crus, ele vai adorar. Apesar dele poder ficar uns 10 dias sem beber água, nunca deixe faltar água e dê a ele todo dia.

Não faça isso que o Roberto falou de colocar a bacia com água, pois ele pode se afogar, afinal ele é um animal terrestre e não aquático, ele não sabe nadar. Mas você pode molhalho com um pouco de água principalmente em dias quentes. O sol é de extrema importancia, pois ajuda na dureza e formação do casco, por isso coloque ele pelo menos por uns 30 minutos no sol, de manhã.

Quanto ao IBAMA, se você for mexer com isso, de querer registrá-lo, é bem provavel que eles vão tomar ele de você, pois hoje em dia só pode ter registro, animais nascidos de cativeiro e que já tem o registro do IBAMA, desde filhotinhos, e vendidos em lojas legalizadas. Se não for assim, não tem jeito. O melhor é você criá-lo com carinho e oferecer todo amor e cuidado que ele precisa, pra viver feliz.

Espero ter ajudado e boa sorte com seu novo animalzinho!!!

• Arrume um bacia com água e coloque um tijolo no meio para que ele possa sair prá tomar sol. Quanto a alimentaçao v. deve dar peixinhos, minhocas,tenébrios, e carne moída de porco, frango ou vaca além de alface e almeirão. Quanto ao IBAMA não te dará autorização e se descobrirem v. ainda será multada.

• olha naum sei como funciona com o IBAMA

mas fikei feliz em ver q vc c preocupa com o bichinho ^^

tem vezes q eles naum qrem comer msm ¬¬ normal

e qto ao IBAMA, entra no site, pega o tel e obtem informações pra mante-lo regularizado^^

boa sorte com o jabuti =]

Sign In or Register to comment.