O nivel moral da sociedade está melhorando ou piorando?

Me refiro as músicas, filmes, comportamento, violência, honestidade, respeito ao próximo, etc.

Comments

• É complexo, cara.

Quanto a música, se ficarmos só no que é tocado no rádio, ficarmos a mercê do mercado para as massas, realmente piorou.

Porém, para quem quiser conhecer, tem grandes compositores pelo mundo (e no Brasil também), compondo desde músicas populares até mesmo obras para orquestras, com excelentes obras. É só procurar e sair das 5 estações de radinho e da MTV.

Filmes... Algo bem variado. Acho que a qualidade se mantém. Sempre teve produções toscas e produções boas. A crítica que fiz a música também se aplica aqui.

Violência... Crimes aumentaram, até pq acho q tem muito ser humano vivendo no mesmo lugar. Isso não faz bem, grandes concentrações humanas, etc. Em compensação hj se fala e se combate violência doméstica, abuso infantil, etc, crimes que antes eram tabus discutir e fingia-se que não existia.

A grande diferença de "antigamente" e hoje, creio que são as informações que ficam a disposição. Antes não havia um fluxo de informação tão grande sobre o que acontecia no mundo, e pode ter certeza, uma simples pesquisa mostra isso, que houveram barbaridades no passado, mas parece que as pessoas viam com outros olhos, como massacres étnicos e religiosos e motivações para as guerras.

Um exemplo, não muito tempo atrás, na construção civil do "mundo civilizado", ninguém investia em segurança para o peão que ficava lá em ciam do esqueleto do prédio que estava sendo levantado. Se o patrão comprasse cinto de segurança, capacete, luvas, etc, seria motivo de chacota para os outros construtores e para a população em geral. Não valorizavam a vida humana. Pensavam "para que vou gastar dinheiro com o peão? Se ele cair e morrer, amanhã tem uma fila querendo o lugar dele!"

Então. Passamos por um processo, e hoje surgiram grupos dentro da população e dos sindicatos que obrigaram e fizeram mostrar o respeito pela vida humana e é criminoso vc não investir em segurança para o empregado. As pessoas de fato apoiam essas medidas pois vêem a importância do outro.

Outro exemplo: Se bem me lembro, até o começo da era moderna, não existia a noção de "criança" e "adolescencia". O fato (e isso eu sei), é que era normal a criança de 5 anos, de pais pobres trabalharem apertando parafuso na fábrica por até 18 horas seguidas, nas mãos de adultos que faziam sabe-se lá o que. E todo mundo achava isso normal. Vc pode argumentar que hj o pobre e as crianças ainda são exploradas em vários lugares. É verdade! Mas há a consciencia do grupo de que isso é errado, e há atividades de grupos que querem proteger esses indivíduos e muitos conseguem! E como eu disse acima, em outros tempos isso seria motivo de chacota.

Neste sentido melhoramos. Como tem os exemplos acima, existem várias situações do gênero. Hoje há grupos preocupados com defender os mais fracos e menos favorecidos em maior quantidade, isto é um valor que é compartilhado pela população em geral e antigamente isto seria motivo de risos.

Acho que melhorou um pouco. Ou talvez não tenhamos nunca melhorado ou piorado, só estamos diferentes no que tange a pensamentos e comportamentos.

Mas reflita: Vc preferiria morar onde está hoje, ou morar, por exemplo, na Palestina de 2.500 anos atrás, onde levaria pedrada até a morte, com apoio da população, se discordasse da visão religiosa do grupo, para citar uma situação?

• Nos últimos 20 anos decaiu totalmente.

Mas agora, com a influência do evangelho, parece estar melhorando...

A sociedade se levanta da cova para triunfar com Cristo...

Por enqüanto, o número de convertidos ainda não é tão expressivo... Mas,.. logo seremos bilhões de cristãos por todo o mundo... Com certeza, isso trará uma sociedade melhor...

.

.

• Eu não tenho dúvidas de que está piorando. As músicas estão cada vez mais toscas, a cada ano aumentam os índices de assassinatos e roubos, os seres humanos estão com medo do próximo, boa vontade para com o próximo está em extinção. Os filmes que fazem sucesso são os violentos ou de terror. Estamos caindo em um abismo.

• claru que piuorando cada dia piora ex: musica creu aff issu é musica?

• ? A Erem…, Amiga ecu acho que o planeta Terra em si irá piorar muito, as previsões não são nada boas, mas o homem depois que começar a se conscientizar do que ele fez com a natureza, este sim irá melhorar por conta do medo. Tenho a certeza de que o homem com sua inteligência poderá salvar o planeta de uma catástrofe. Sou otimista porque acredito nos novos jovens, estes já têm uma nova consiência sobre o planeta e suas ações serão determinantes para uma melhora do ambiente em que viverão. Um abraço!

• Com certeza, à medida que a sociedade vai se organizando, criando leis para limitar a ação negativa do homem, muita coisa melhora. Entretanto, a força do mal também se organiza e acompanha os avanços da humanidade, quase na mesma proporção. Sou favorável a uma sensura dos meios de comunicação que, efetivamente, proiba conteúdos depreciativos da moral na música, nos filmes e nos programas de TV. Acho que toda essa permissividade contribui para o aumento da violência, da corrupção e do desrespeito.

• Infelizmente, as coisas estão piorando, amigo ! MAS....

cabe é mim, e á você, querer, e ser a diferença ! bjs, e boa semana !

• ta uma pouca vergonha,um lixo o Diabo ta tomando conta de tudo, to cheia dessa gentinha que não segue Deus e a bíblia que faz dessa sociedade um caos. Aceite Jesus ou a coisa vai piorar

• A Tendência é sempre piorar. Pois conforme a Bíblia diz que os tempos em que vivemos seriam marcados por tempos críticos e difíceis de manejar.

• Só ficando cada vez pior, antigamente tinha sensura, hoje eles falam coisas imoral em plena luz do dia, musicas que ensina violência, sexualidade estão na boca de crianças de 4 anos.

Sign In or Register to comment.