E se Eva não tivesse "comido a maçã"?

Adão e Eva não iriam procriar?

A Humanidade não existiria?

Seria um mundo grande e maravilhoso, criado em 6 dias, com animais, plantas, luz... Para apenas duas pessoas? Como seria?

E porque Deus criaria dois seres com órgãos sexuais se não poderiam "cometer o pecado"?

Ele já tinha planejado tudo, por isso criou a árvore?

Se o mundo seria habitado por apenas duas pessoas precisava mesmo ser desse tamanho? Ou ele, depois do "pecado" fez algumas alterações?

Essa pergunta não é uma brincadeira, eu sempre quis saber, mas nunca encontrei alguém que conseguisse me responder...

Update:

Se ele já sabia que Eva ia pecar, porque "armou" toda aquela cena e porque culpou a cobra por isso?

Update 3:

Bruno R, até achei interessante sua explicação, porém, sobre a analogia do pote de biscoitos, se eu conheço muito bem meus filhos, sei se eles vão ou não pegar o pote de biscoitos. Se imagino que possa haver a possibilidade deles mexerem no pote, eu o colocaria em um local incessível a eles. E, se mesmo assim eles me desobedecessem e comessem o biscoito, eu jamais os expulsaria da minha casa e muito menos os puniria para sempre! Quem ama age dessa forma! Punir os filhos e todos os descendentes deles não é uma atitude de quem ama... Portanto, não merece meu respeito!

Comments

• Um ser divino. onipotente, onisciente e onipresente.

Logo no primeiro casal de seres humanos, ele já erra, porquê se eles os desobedeceram e pecaram, é porquê faltou ajustes.

Daí ele os punes......e assim vai a biblía toda. erros humanos, punições divinas. E destroi cidades inteiras, e inunda o mundo todo, e o homem continua com defeito de fabricação, só fazendo m@erda.

No entanto, ele não errou. A culpa é da cobra falante!! Aí eu me pergunto, se ele é onipotente, onipresente e onisciente, porquê criou satanas para afronta-lo? ou porquê não se livra deste mala de uma vez e reestabelece a ordem?

depois neguinho me pergunta porquê sou ateu.

• OI ALINE!

veja,em primeiro lugar não foi maca, a bíblia diz "fruto" o que acontece e que o pecado não foi por comer esse fruto mas por não obedecer a ordem de DEUS que disse "não coma",tudo aquilo era uma prova de DEUS para o casal sobre obediência, se não houvesse a transgressão daquela ordem de DEUS,o casal teria filhos normalmente(o sexo não era o pecado,más a desobedecia)a humanidade se desenvolveria sem a natureza pecamininosa herdada de adão e eva,o que acarretaria em o paraíso ser aqui,pois DEUS estaria com com o ser humano em um relacionamento perfeito.

• Não acredito que aconteceu dessa forma, para mim a verdadeira história de Adão e Eva e o paraíso é uma analogia, de outra forma seria apenas uma bela história. Como nunca ouvi uma explicação que eu concordasse, perguntei para mim mesmo. Eu compreendo dessa forma - Adão e Eva representa o nascimento de todo ser humano, as pessoas interpretaram isso como se fosse o surgimento do primeiro homem, para mim um Adão e uma Eva está sendo criado sempre que uma nova criança começa a nascer. O paraíso representa o útero, nove meses no útero e a criança experimenta o maior estado de deleite... Adão e Eva provam do fruto sagrado e eles são expulsos do paraíso... esse é o momento quando a criança vem ao mundo, o nascimento é um choque para todo ser humano, nenhum outro animal passa por um nascimento tão angustiante.

Eu não sei porque o livro não foi escrito de uma maneira mais clara, mas é uma analogia muito boa, talvez tenha sido escrito assim justamente para que possa simbolizar vários aspectos da vida em formas diferentes.

Agora porque as coisas tiveram de acontecer dessa maneira?, por que Adão e Eva tinham de comer a maçã, e por que Deus criou uma árvore de maçãs tão tentadora?... só tem uma coisa sobre isso: as pessoas que escreveram a história não eram cientistas, elas não estavam preocupadas em propor teorias ou fazer argumentações convicentes, elas nem imaginavam que iriam surgir tantas dúvidas, a visão delas era parecida com a de um poeta,... e pergunte a um grande poeta, eles sempre dizem: "Eu sou apenas um instrumento de Deus", devido a isso, a história foi dita como se houvesse sido escrito por Deus... não é possível compreende-las através do ponto de vista lógico, mas sim pela contemplação. E nesse ponto é porque eu considero que o ateu está meio errado, porque não está ouvindo corretamente, ele está ouvindo a sua própria mentalidade baseada em algum aspecto mas não noque está sendo dito. O religioso tambem está meio errado, porque tomou a visão do ateu, a diferença entre os dois é que um decidiu-se pelo sim e o outro pelo não, mas a maneira de ouvir, a maneira de compreender a história é exatamente a mesma para ambos. A questão não é acreditar ou não, a questão é a maneira como você está olhando para a coisa.

Outra coisa sobre isso é que eu não acredito na idéia de um Deus que esteja acima da própria existência, acima das próprias leis, o único deus é essa existência. Uma abordagem de um Deus que está separado de tudo é muito feia, se for esse o caso então oque aconteceu foi um grande esquema, Deus estava jogando.

• E se Eva não tivesse "comido a maçã"?

R: Estaríamos todos no Paraíso (Édem).

Adão e Eva não iriam procriar?

R: Sim. A ordem de procriar precede o pecado. Pode verificar na Bíblia, em Gênesis.

A Humanidade não existiria?

R: Supostamente sim.

Seria um mundo grande e maravilhoso, criado em 6 dias, com animais, plantas, luz... Para apenas duas pessoas? Como seria?

R: Os seis dias são motivo de controvérsia até mesmo para doutores em teologia super comprometidos com a Bíblia e com vida d piedade acima de qualquer suspeita. Mas não, não seria para apenas duas pessoas. Eles dois iriam procriar normalmente, como se faz hoje.

E porque Deus criaria dois seres com órgãos sexuais se não poderiam "cometer o pecado"?

R: Sexo não é pecado. Se você acha que “comer a maça” é uma metáfora para “fazer sexo” está enganada. Leia a Bíblia e confira. O pecado foi desobedecer a Deus, querer ser igual a Ele (orgulho, vaidade e desconfiar de Deus estão incluídos aí).

Ele já tinha planejado tudo, por isso criou a árvore?

R: Sim.

Se o mundo seria habitado por apenas duas pessoas precisava mesmo ser desse tamanho? Ou ele, depois do "pecado" fez algumas alterações?

R: O mundo não seria habitado por apenas duas pessoas. Não há qualquer indicação bíblica disso, pelo contrario. Deus mandou que os dois se multiplicassem.

Mais uma: Se Eva não tivesse convencido Adão a "comer a maçã" também, como seria? Só ela teria sido expulsa? Ele ficaria sozinho, ou deus criaria outra mulher para ele?

R: Seria da mesma forma. Adão foi altamente negligente como marido, o que já consiste em uma violação do mandamento de Deus. Onde ele estava que não instruiu Eva a respeito de não comer do fruto? Aquela ordem foi dada para Adão (pode verificar). Será que ele não passou direito para a esposa? Aparentemente não, porque ele mesmo a desobedeceu também.

Se ele já sabia que Eva ia pecar, porque "armou" toda aquela cena e porque culpou a cobra por isso?

R: Acho que por “ele” você se refere a Deus. Dizer que Deus “armou” uma cena é um grande desrespeito. Ele é juiz de todo o Universo e criador de todas as coisas, não deve satisfação a ninguém. E não pode ser culpado pelos erros dos homens. Vamos pensar em uma analogia: você coloca um pote de biscoitos na cozinha e diz para os seus filhos não comerem. Eles comem. A culpa é sua? É apenas uma analogia, mas acho que passa a idéia: Deus não é culpado pelos nossos erros.

Em primeiro lugar gostaria de dizer que é só uma analogia, e, portanto contem algumas imperfeições. Ainda assim eu gostaria de fazer alguns comentários: você afirma que conhece seus filhos e que sabe o que eles vão fazer ou não, mas isso não é verdade. As pessoas sempre podem nos surpreender, mesmo nossos filhos. Eu não sou pai, mas sei que eu já fiz coisas que surpreenderam meus pais. Muitas vezes de maneira negativa. Você quer colocar o pote de biscoitos em lugar inacessível. Com isso seus filhos podem até te obedecer de maneira forçada. Mas nada vai impedi-los de revirar a casa em busca dos biscoitos, em franca desobediência a você. Em outras palavras, não vão poder “pecar” com a ação, mas com certeza vão pecar no pensamento, desobedecendo a sua autoridade. E para Deus o que mais importa é justamente o que vai no coração. Compreenda que ao expulsar o homem do paraíso Deus não deixou todos os homens tristes. Basta uma pequena olhada aqui no YR mesmo para ver que muitas pessoas não querem saber de Deus. Há pessoas que até querem saber de Deus, mas querem que Ele seja um “deus” menor, que elas possam controlar, e não o Deus soberano e todo poderoso que se apresenta na Bíblia. O que quero dizer é o seguinte: você pode até não querer expulsar seus filhos de casa. Mas pode ser que eles vão embora ainda assim, desafiando sua autoridade. E o mais importante: Deus providenciou o perdão através de Jesus Cristo. Ninguém precisa ser punido. Basta pedir perdão, em nome de Jesus. Veja o que a Bíblia diz logo em seu início: o salário do pecado é a morte. Adão e Eva morreram por terem pecado? Não. Então Deus estava mentindo quando disse que quem pecar morre? Não. Alguém morreu no lugar de Adão e de seus descendentes, a quem ele representava naquele momento, como um deputado universal. Esse alguém foi Jesus. Portanto, nunca duvide do amor de Deus, pois Ele enviou Seu próprio filho, Seu único filho, para morrer em nosso lugar. Não há no Universo amor maior do que esse. Veja o que a Bíblia diz em João 3:16.

• Deus sabia q eva iria pecar

como disseram

não existe "se"

As coisas ocultas pertencem ao Senhor nosso Deus e as reveladas aos homens e seus filhos Deuteronomio cap 29 ver 29.

td faz parte de um plano de Deus

aceite quem quiser.

• Gosto das suas perguntas! Elas fazem as pessoas pensar... Além do mais nós verificamos o quanto o ser humano é alienado ao dar algumas respostas preconceituosas. O ser humano deveria pensar mais nestes detalhes que vc. colocou aí. Temos que abrir a mente pra coisas novas, pois assim o ser humano cresce. Mas voltando à sua pergunta, tudo isso não passa de uma mito... o livro de Gênesis foi escrito por Moisés que se dizia inspirado pela "voz" de Deus... Eu não acredito nisto. Quem estava lá pra ver??? Não sabemos o por que esta história foi colocada na Bíblia. Qual o verdadeiro significado dela??? Qual a intenção em colocar a história de Adão e Eva desta forma??? São perguntas que eu também não tenho resposta... Mas acredito de qualquer forma que se a história que vc. colocou na sua pergunta tivesse sido diferente, tudo iria continuar como está! Isto não passa de uma metáfora...

• Interessante.....

Também vou ficar observando as respostas...

Como na minha opinião quem escreveu a bíblia foram homens, duvido muito que essa imagem sugestiva de uma Eva Sedutora, fosse pensada de forma diferente...

Mas estou curiosa para saber o que pensam quem acredita na bíblia...

Beijos!

Shaiya!

• Não existe "se".

Antes de Deus criar Adão e Eva, Ele já sabia que eles cairiam em tentação.

Por incrível que pareça, Deus indiretamente colocou o pecado em nós.

• Claro que tudo isto é uma simbologia para justificar a existência do pecado, senão faríamos a seguinte pergunta: Se fomos criados a sua imagem e semelhança e enquanto criador, porque não nos fez perfeitos e sem pecado? O pecado não foi a tentação simbolizada pela cobra e nem o sexo simbolizado pela mordida na maçã, mas sim a desobediência. A simbologia é muito inteligente, mas enquanto seres humanos, nascidos humanos, falhos, fracos e, pecadores sim, senão humanos não seríamos.

• LOGO QUANDO DEUS CRIOU ADÃO E EVA NO JARDIM, DEUS DISSE CRESCEI E MULTIPLICAI e enchei a Terra, isso foi antes que ADÃO E EVA PECARAM, E QUANDO ELES PECARAM DEUS DISSE a EVA; COM DOR DE parto daras a luz e PARA ADÃO DISSE-LHES com o suor de SEU TRABALHO COMERÁS O SEU PÃO todos os dias de sua vida.

Sign In or Register to comment.