Por que os protestantes acreditam mais que os Católicos que as imagens são ídolos ?

Aprendam, em primeiro lugar, que nenhum dicionário é tratado de epistemologia, de hermenêutica ou de exegese.

E saibam que qualquer estudo mais sério de sinonímia lhe dirá que não há sinônimo que seja absolutamente equivalente.

Aprendam, que se existem duas palavras distintas para designar algo ou uma ação, é porque cada uma delas dá um matiz diverso da coisa ou da ação designada.

Se duas palavras são absolutamente idênticas, a língua tende a eliminar uma delas.

Assim, adorar não é venerar, nem, muito menos, idolatrar.

Cada uma dessas palavras tem sentidos diferentes.

E apesar de o mais famoso "pai de burros", no Brasil, se chamar Aurélio, se compará-lo com qualquer "Pai de Burros " estrangeiros, verá logo uma diferença... uma diferença... digamos... gigantesca (hesitei na escolha do adjetivo, e coloquei um muito vulgar, só para manter o respeito).

Adorar significa reconhecer como Deus, criador de todas as coisas.

Idolatrar, significa em certo sentido o oposto, pois designa a ação de adorar uma critura em vez de adorar o Criador.

Materialmente, a ação de adorar e a ação de idolatrar são idênticas. Formalmente são opostas.

Comments

• Prezado amigo, a confusão é proposital, intencional.

Antes de tudo confundem o que está escrito em Êxodo 20:4 como se referisse às imagens católicas de 3 mil anos mais tarde, enquanto o mandamento está contextualizado diante do momento histórico vivido pelo povo escolhido , pós cativeiro no Egito e um povo pequeno e vulnerável às civilizações poderosas que os rodeavam, todas elas adoradoras de estátuas de deuses antropoformizados ou de figuras simbolicas.

O texto do Êxodo 20:2 transpira a realidade histórica, nasce dela, é feito para ela, para aquele momento do povo judeu em formação enquanto nação.

É uma medida pedagógica, assim como as medidas profiláticas do discurso de Moisés diziam respeito até mesmo a preservar as condições sanitárias de um povo peregrinando num deserto , por 40 anos.

A história das imagens na Igreja vem de uma longa tradição em que um povo iletrado, em um tempo em que as Escrituras eram de dificil acesso, estavam em rolos de pergaminhos de alto custo, somente acessíveis a uns poucos , tanto para adquirí-los como para serem capazes de serem lidos.

Surge então o simbólico como uma forma de catequese e o elemento simbólico é , na pedagogia até hoje, o recurso mais eficaz de ensinar é ainda o audio visual, foi assim que nós aprendemos a ler e a escrever.

E o uso das imagens e dos símbolos no cristianismo decorre desse momento histórico, talvez onde tenha surgido aquela famosa frase:

"Uma imagem diz mais do que mil palavras".

Foi assim que os primeiros catequistas passaram à frente as verdades reveladas.

Ainda nas catacumbas romanas , quando desenhavam a figura do Bom Pastor podemos ate visualizar a cena, alguém ensinando aos catecúmenos de então a parábola do bom pastor, que é Jesus.

Como recurso o nosso catequista de 2000 anos atrás usou a pintura de um homem com a ovelha perdida os ombros.

E para ensinar aquilo que é o centro do misterio da nossa fé, a Eucaristia, desenharam a ultima ceia nas paredes das catacumbas de Santa Domitila.

Eram as escolas da Fé, onde ninguem tinha novos testamentos editados pelos "gideões", apenas o amor pela Palava de Deus que se fazia imagem nas paredes dos lugares onde se escondiam, para serem evangelizados.

Assim sendo meu caro, o simbólico se torna sagrado quando não encontra palavras para se expressar.

E novamente recorro à sabedoria popular:

Felizmente nas Catacumbas, nas Igrejas, nas Catedrais, dava para desenhar...

No Y!R não dá...

Paz e Bem

• Porque idolatria é uma atividade que está enraizada nas seitas evangelicas, por isso eles confundem qualquer ato de carinho e respeito com idolatria. É melhor idolatrar a Virgem Maria do que idolatrar:

Edir Macedo

Casal da renascer

Dinheiro

Pastor evangelico vagabundo com cara de cachaceiro

Hipocrisia

O proprio umbigo

Lavagem de dinheiro

Enriquecimento ilicito

SATANÁS

Eu prefiro a Virgem MARIA

• DIAS ATRAS IA EU FAZER ESTA MESMA PERGUNTA, MAS TIVE UNS CONTR-TEMPOS E NÃO HA FIZ, PARABENS ELA PERGUNTA.

DEIXO UMA OUTRA PRA VC PENSAR.

QUAIS SÃO AS MAIORES IDOLATRIAS NO MUNDO, HOJE?

FAÇA ESSA PERGUNTA, VAMOS VER QUANTOS RESPONDERÃO O DINHEIRO, O PODER, O SEXO E AS DROGAS?

• O deus dos protestantes anda meio ESCLEROSADO, manda proibir imagens em um lugar e fazer noutros.

Os Judeus se prostravam diante da arca que tinha a imagem de 02 querubins, cometiam IDOLATRIA /

Um abraço !!!

• Boa colocação Ex-protestante.

E venerar é igual a Adorar é Waldir??? Está precisando estudar um pouquinho!

• Curioso, que quem tem tempo pra DECORAR a palavra de Deus, não

consiga captar nem por um minuto a idéia de que o culto que prestamos, não se dirige às imagens, mas sim aos que elas representam.

Outro fato que me chama a atenção, é que (sem querer fugir do tema, mas pra complementar o raciocínio) é que os adeptos das seitas pentecostais ou neo pentecostais, costumam com freqüência citar outras mulheres da Bíblia (Rute por exemplo) como modelo de dedicação e amor a Deus, mas Maria, aquela que foi saudada pelo anjo Gabriel como "cheia de graça", a quem Isabel "estando cheia do Espírito Santo" afirmou ser uma honra receber, e ainda, aquela de quem o Evangelho afirma que seria "proclamada bem-aventurada por todas as gerações" seja completamente ignorada e diminuída por eles. Lamentavelmente, ignoram o capítulo 1 do Evangelho de Lucas.

Os ícones são quase tão antigos quanto o próprio cristianismo! As catacumbas de Roma, onde estão sepultados os primeiros cristãos, dão testemunho disso, e lá se encontram, não pra que se preste culto a eles, mas como forma de homenagear aqueles cujos restos mortais lá estão, muitos dos quais, deram a própria vida por amor a Jesus Cristo.

Aqueles que muito se preocupam com o que as outras pessoas fazem ou acreditam via de regra, esquece de olhar o que ele mesmo faz, esquecendo de que não devemos julgar para não sermos julgados, pois a crítica também é uma forma de julgamento que aliás, foi desaconselhado por Jesus.

• Eles - os protestantes- pensam assim por pura ignorância e falta de conhecimento do q está escrito na biblia e saem por ai gritando q nós católicos adoramos imagens, onde isso não éverdade.

• Cara "NADA DE R&E". Quando vc afirma que "quando for preciso mais do que o sacrificio de Jesus para ser salvo, eu desisto...", não deve ter pensado direito antes de escrever...

Não é necessário nada mais que o sacrificio de Jesus para ser salvo??? Vc realmente acha que não é mais preciso nada para ser salvo?

Então quer dizer que eu poso seguir TODOS os meus instintos, pintar e bordar... porque o sacrificio de Jesus já garante minha salvação?

Preste atenção antes de falar seja o que for... Eu entendi, mas vc pode ser mal interpretada.

Quanto à pergunta do caro colega, irmão em Cristo, católico como eu, posso afirmar que durante toda minha vida religiosa, todo o meu envolvimento com a Igreja Católica Apostólica Romana, nunca adorei imagens de escultura.

Venerar e adorar são coisas distintas.

E volto a afirmar que o fato de manter imagens nos altares das igrejas, não faz de nenhum católico, idólatra. Os nossos irmãos evangélicos deveriam se preocupar em santificar suas vidas... em confessarem seus pecados, se arrependerem e não voltarem a cuidar tanto em criticar o próximo, em bisbilhotar a vida alheia...

Parem de pecar. Parem de colher tantas ofertas durante seus cultos de adoração ao seu deus... parem de achar que são santos, de se julgarem santos e condenarem o resto da humanidade...

Por favor. Vão orar. Pq eu, e todos os outros católicos, pessoas de fé, de jejum e oração, estamos pedindo a Deus e à Virgem Santíssima por todos vcs, nossos irmãos, filhos do mesmo Deus e Pai.

• A bíblia antes dela falar pra não adorar a imagem, ela fala não FARÁS PARA TI...

na integra "Não farás para ti imagem de escultura nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem debaixo na terra, nem nas aguas debaixo da terra...."

A bíblia também fala..."Nada sabem e nada entendem os que carregam em procissão uma imagem de escultura.."

QQ acontece no Brasil todo dia 12 de Outubro??????

Sábio são os que questionam... tudo que for falado na igreja ou por qualquer pessoas... questione para ver se é bíblico.....ENFIM A BÍBLIA FALA QUE O POVO PERECE PQ NÃO CONHECE...

• caro colega

Deus nao divide a gloria dele com ninguem

os catolicos adoram as imagens sim

eles pedem pra elas fazerem milagres para eles e Jesus disse:

_ ninguem vai ao pai se nao por mim. ele tentam ir por essas estatuas

colega leia o salmo119

Sign In or Register to comment.