Com quantos anos vc acha que deveria ser a maioridade penal? Porquê?

Pessoal vimos em nosso país vários crimes cometidos por menores de idade (adolescentes), queria aqui saber a opinião de vcs em relação a maioridade penal em nosso país...

Bjos...

Update:

Legal...muita gente participando...

Beijos pra todos...

Comments

• no mínimo 14 anos estaria bem melhor. porém, o real problema não é este e sim a falta de estrutura e planejamento nos investimentos em educação e conseqüentemente na falta de oportunidades para os jovens.

beijos flooooooor.

• om problema nao é isso e sim a precariedade da educaçao e tambem a falta de oportunidade e desinteresse por parte do governo com as crianças...

• Com 16 anos pois, com esta idade se muitos já consegue saber o que é roubar tem que saber pagar pelos erros que comete.

• Não deveria existir maioridade penal, pois isso é q/ faz as nossas leis serem mais brandas ainda. Em alguns países, cometeu um crime, não importa a idade, a punição é severa como a punição do adultos.

Bj.

• Acredito que deveria diminuir para 14 anos (ou pelo menos 16), porque nessa idade eles já sabem MUITO BEM o que estão fazendo, e ficam alegando que não sabiam que era errado o que fizeram para se safar, já que a lei os beneficia.

• E difícil, mas a verdade e que devemos pensar que vivemos em um pais com diferenças sociais absurdas e impostos absurdos e a violência só poderia ser absurda. Mas diante da situação acho que crianças que sabem fazer maldade já não é mais criança, virou bicho perdeu a inocência então devemos fazer alguma coisa, cadeia? não sei, curso de ferias na praia? acho que também não, ensinar a pescar? não temos emprego, cpf limpo, conta de luz e gas no seu nome, conta no banco, muito difícil né, melhor roubar.

Não sei qual é a solução mas somos apenas a sociedade e devíamos cobrar isso das autoridades que foram eleitas para fazer alguma coisa, já tentei fazer um protesto aqui, recebi 3 respostas, agora alguém faz uma pergunta sobre Big Brother 659 respostas, nosso pais é uma vergonha.

• Penso que a idade de responsabilidade penal deve ser a mesma que a de responsabilidade sexual ou da responsabilidade politica. Isto é: os direitos devem de estar de harmonia com os deveres.

Na maior parte dos paíese desenvolvidos a idade de responsabilkidade criminal é inferior à da maioridade politica e social, o que é injusto. O jovem pode ir prteso mas não pode votar ou ser eleito. Não tem lógica. É antí democrático e discriminatório.

penso que genéricamente os 14 anos deveriam ser a barreira, salvo provada incapacidade do jovem em assumir as suas responsabilidades. Em Espanha por exemplko a idade de responsabilidade sexual é de 14 anos ( aliás penso que é a mais baixa da Europa. pois em Portugal é aos 16 e noutros aos 17 e 18 em menos).

O importante no meio disto é conseguirmos educação à altura para todos e formação e apoio social e cultural para quem quer constituir familia.

Aqui todas as organizações não governamentais deveriam ter uma palavra e agir em conformidade, pois o estado não pode nem deve fazer tudo.

Abraço

Muita Paz

• Eu acho que com 15 anos.. pq com essa idade.. a pessoa já sabe muito bem o que é certo ou errado.. e que há punição se ele fizer coisas erradas...

Bjs

• Acho que a maior idade civil deve se atingir aos 18 anos, poder tirar carteira de habilitação e tais como ainda é no civil... mais no penal acho que deveria ser a partir dos 12 anos. Mais podendo recuar sendo provado mal feitio do menor. Ou seja, tento conivência que sabe o que estava fazendo.

Mais a culpa também e do Estado que não da a educação cessaria e pouca oportunidade aos mais desfavorecidos.

So que não adianta diminuir a idade penal se não mudar os tempos das leis. deve-se aumentar e fazer somatórios. Um assassino que mata 10 e aplica dada somente uma sanção. tem que se somar todas e apodrecer na cadeia

• Acredito que não pode ser uma lei automática, padrão, e sim ponderada e analítica....uma criança de 5 anos pode matado irmão acidentalmente, mas não quer dizer que é um criminoso ou psicopata...já como um menino que roubou 14 carros e tantos outros delitos com 13 anos de idade (acho que todos ja ouviram falar na TV) não pode ser "acobertado" pela lei cega e colocar a culpa totalmente nos pais...

Justiça precisa ser pensante, pois de caso contrário qualquer sistema de inteligência artificial condenaria ou não as pessoas...

Sign In or Register to comment.