Computador x Tempestade = Risco?
Quando estou no computador em casa e começa a dar relâmpagos que precede uma chuvinha, minha esposa começa a ficar preocupada achando que a tempestade pode influenciar no PC. Penso às vezes que isso é coisa de gente antiga que ela herdou onde se desligava até as luzes de casa para não sofrer ameços. Será que ela tem razão ou é pura paranóia dela?!?!
Comments
Ela está certa.
Existem 2 situações.
1-) Cair um raio nas imediações que cause perturbações na rede elétrica, pode queimar componentes do micro, neste caso desligar o micro evita o problema.
2-) Cair um raio bem perto da sua casa, e energia do raio percorre os condutores, quer estejam ou não alimentados, esta corrente é muito maior que um pico de sobretensão de rede e pode derreter partes do micro e até matar pessoas, aqui não basta desligar o micro, tem que tirar da tomada da rede e do telefone. se você mora em prédio ou região densamente habitada, este segundo caso é mais raro porque deve estar cheio de para-raios nas proximidades que conduzem a corrente para o solo, mas se morar em áreas isoladas, além de desligar o micro deve também retirar da tomada elétrica e telefônica, além de providenciar seu próprio para-raios.
Mastodonte
Se você quiser perder teu pc é só não acreditar , descarga
pode queimar ,o certo é você desligar tudo ,até a conexão do telefone ,modem ou rede conforme seja o seu caso .
Olha ela tem razão meu amigo...qdo tem tempestades pode haver um pico de energia. Tá certo q o estabilizador serve pra manter a tensão num nÃvel seguro, mas certas peças do PC como placas e fonte não suportam bem indas e vindas na rede elétrica.
Um abraço!
(:: T.M.B.T ::)
Como vê, há uma unanimidade com relação a sua questão em que a sentença é verdadeira.
Vale considerar que as descargas elétricas transmitidas pelos relâmpagos são fortes o suficiente para causar reflexos em sua rede elétrica, mesmo em área urbana densamente povoada. à fácil observar isso, mediante as ocilações que você verifica nas lâmpadas incandescentes e nos estalidos em seu establilizador.
Já soube de um técnico em informática que placas de rede em empresas e modems de internet das casas são potencialmente afetados pelas descargas.
Já estudei Eletrônica e sei também que as oscilações de energia causam ruÃdos (irregularidades) na qualidade de energia, que são afetados especialmente nos componentes semicondutores e circuitos amplificadores, ou seja, imagino que a sua fonte pode estar ameaçada, colocando em risco até a placa mãe.
Faz isso não, ok? E fique com a gente. Flw
Sua esposa está correta em ficar preocupada.
A questão é a seguinte: as tempestades em si não causam estragos em equipamentos elétricos. Os estragos são causados quase sempre por falha da fornecedora de energia em proteger a rede dela de sobrecarga. Ou seja: se um raio atinge a rede elétrica e os sistemas da fornecedora não agem rápido o suficiente, os clientes terão seus equipamentos danificados.
Em minha cidade quando as chuvas aumentam a fornecedora desliga o fornecimento de energia, supostamente para evitar que os equipamentos dos clientes sejam danificados.
Apesar das proteções implementadas pela fornecedora, e pelo fato de não sabermos quais providências eles tomaram em relação a isso, a melhor alternativa é desligar o computador caso você não esteja utilizando para evitar problemas. Em algumas localidades do Brasil a rede de energia é muito ruim e as chances de danos são bem maiores.
Dica: Se um equipamento elétrico é danificado devido a chuvas ou raios a fornecedora é responsável pelo conserto. Você deve procurá-la e se informar mais sobre o procedimento.
ela tem razão.se uma descarga cair na rede elétrica da rua,seu estabilizador não suporta e vai afetar seu pc .cuidado boa sorte. a tem um ditado q diz não dé sorte pro azar..........................
essa eu não sabia rsrsrrs valeu a pergunta.
Ela tem muita razao sim, porque por exemplo, se um raio cair, e atingir algum poste de energia, essa energia vai ser multiplicada varias vezes, causando um empulso de energia tão forte, que se propaga por sua linha, que faz com que o queime alguns circuitos do computador .
tem alguns protetores eletricos baratinhos nas lojas, nao mais que 10 reais, para linha telefonica, e para tomada eletrica, sao uteis para esse tipo de situaçao e impede que o computador queime
se vc num desligar o pc da tomada eh perigoso ele queimar.
Já vi até casos de pessoas que estavam no telefone enquanto dava relâmpagos e morreram pregadas no telefone.