O que Diderot quis dizer com essas frase?

"O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre".

Digam também se vcs concordam ou não com ele.

Comments

  • O pensador Diderot aparece com um pensamento válido, em certo sentido, porém radical. Acredito que um líder religioso pode ser, pelo contrário, bastante bem-vindo com suas contribuições intelectuais, desde que essas estejam a serviço, não da repressão, mas da liberdade e da realização humanas.

  • A frase deve ser entendida dentro do seu contexto.

    Nota-se aí ..um desejo sanguinário de "extirpar"

    as figuras da

    monarquia .

    Junto com Voltaire , Rousseau.. mentores do movimento revolucionário francês.

    Não tenho opinião tão drástica,

    não estou envolvida politicamente ..nesse grau.

  • No contexto histórico do séc. XVIII, a idéia de liberdade estava associada ao fim do absolutismo monárquico e a predominância da Razão sobre a religião.

    Atualmente, a idéia pde ser encarada metaforicamente como sendo o fim das ditaduras e monarquias absolutistas (Arábia Saudita) e do desligamento da religião com o Estado e com a política, do fim do sacerdócio e a ampliação da liberdade religiosa.

  • Ele não devia concordar com a Monarquia e com a Religião como forma política de opressão...acho macabra esta colocação e não concordo com ele tbm por generalizar...pq tem "Padres" e tem "Reis"...Não sou católica, mas gosto de alguns Padres... e Reis ...nunca conheci nenhum, mas na História deve ter tido algum q não merece esta frase agressiva de Diderot...

    Sds...

  • que droga de pergunta e essa ?

  • Não foi o Diderot. É um mote anarquista.

  • Diderot retrata a modernidade. Ele quer dizer que o homem tem que se livrar dos planos politicos(reinado) que herdamos do tempo medieval e é claro a religião. Diderot foi certo em sua época na idadde moderna. eu particularmente não sou simpatizante de sua filosofia, prefiro Rosseau.

  • Literalmente;quando líderes deixarem conceitos soberanos que não permitem " o diretos de escolha".é quando esses - padres-,"viverem" o que "pregam" nos púlpitos.

  • isso quer dizer nada mais nada menos que o nascimento da Anarquia. o povo livre sem reis e sem instituições religiosas.

  • um mundo livre de normas excludentes!!!!

    concordo plenamente.

Sign In or Register to comment.